Jump to ratings and reviews
Rate this book

O Último Amante

Rate this book
"Este livrinho onde se reúnem duas novelas de uma autora que parece ter-se revelado assim, de repente, sem avisar ninguém (nem especialistas, que ficaram perplexos perante o livro) coloca de modo muito curioso duas problemáticas de leitura [...]. Um livro a merecer bastante atenção e um estudo dessas problemáticas da «leitura»."

D. S. Bruno, Diário de Notícias

107 pages, Paperback

First published January 1, 1990

2 people are currently reading
100 people want to read

About the author

Teresa Veiga

14 books61 followers
Nasceu em 1945 e é licenciada em Direito e também em Românicas, tendo exercido a actividade de conservadora do Registo Civil. O seu nome literário é um pseudónimo, desconhecendo-se o ser verdadeiro nome.

A sua estreia literária ocorreu em 1981, com «Jacobo e Outras Histórias, tendo então recebido o Prémio Literário Círculo de Leitores. Apenas em 1990 publicou novo livro, «O Último Amante», a que se seguiu «História da Bela Fria» (1992), com o qual venceu o Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco e o Prémio P.E.N. Clube Português de Ficção.

Ainda na década de 90 do século XX, escreveu «A Paz Doméstica (1999), o seu único romance. Nos últimos anos publicou «As Enganadas» (2003) e «Uma Aventura Secreta do Marquês de Bradomín (2008), vencendo, novamente, o Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco.

Ratings & Reviews

What do you think?
Rate this book

Friends & Following

Create a free account to discover what your friends think of this book!

Community Reviews

5 stars
15 (15%)
4 stars
60 (61%)
3 stars
19 (19%)
2 stars
3 (3%)
1 star
1 (1%)
Displaying 1 - 7 of 7 reviews
Profile Image for João Mendes.
293 reviews17 followers
March 30, 2023
Tranquilamente um dos livros do ano.
Há uma melodia na escrita dela que não encontro em mais lado nenhum. Não sei explicar porque é que há pedaços de texto que me atraem tanto:

"Atribuímos grande importância a estes passeios noturnos que nunca deixarão de deslumbrar-nos, sobretudo quando o céu se apresenta limpo e coalhado de estrelas e os pirilampos escondidos na erva emitem sinais de luzes, fazendo-nos sentir duas crianças perdidas que avançam, dominando o medo, no interior de um enigma deslumbrante"
143 reviews3 followers
November 10, 2021
Já li há algum tempo O Último Amante, que me foi oferecido por um amigo. O Último Amante reúne quatro contos - ou serão novelas? confesso a minha dificuldade em lidar com estas classificações - e tendo gostado de todos, gostei particularmente do primeiro, A minha vida com Bela. Bela é a Florbela Espanca por quem a narradora nutre uma profunda admiração e a quem decide escrever uma carta. Combinam encontrar-se e decide convidar Bela a passar uns dias no Algarve numa casa que tinha acabado de comprar. Ali passam uns tempos, entre setembro e novembro, passeando, escrevendo e lendo, numa relação quase servil da narradora relativamente a Florbela. Apesar de sabermos que se trata de uma história ficcionada, não consegui deixar de me interrogar se haveria alguma verdade naqueles dias passados pelas duas.
O segundo conto, que dá o nome ao livro, O Último Amante, passa-se em Lisboa. Escrito, como o anterior, na primeira pessoa do singular, é narrado por uma jovem que vive com a família numa casa que fica defronte de uma casa apalaçada onde mora um jovem marquês, que se encontra muito doente e que se sente atraído por ela. Mas sem que se aperceba, o padrasto do jovem também se sente atraído por ela, o que espoleta uma grave crise familiar.
O terceiro conto, Antes da revolução, conta a história da chegada a Portugal, para uma curta estadia, de Antoine, sobrinho cineasta da mãe da narradora. O sobrinho trabalhou como assistente de realização e tinha realizado apenas uma curtíssima metragem, mas aceita as deferências com que é recebido e apresentado.
No último conto, Canção do lagarto negro, o narrador é um homem que vive com Felícia que à noite espreita os movimentos de uma casa que fica em frente. Naqueloutra casa vive Raquel, com quem ele mantém uma relação clandestina que é interrompida quando ela recebe em casa um familiar gravemente doente.
Mas resumir estes contos é dizer muito pouco sobre eles. Se por um lado não quero estragar o prazer de quem ler estes contos descobrir as histórias que Teresa Veiga nos conta e os respetivos desfechos, em todos há pequenas histórias que correm paralelas, conflitos internos, descobertas pessoais e até personagens que passam de um para outro conto.
A edição é muito bonita. Fiquei curiosa quanto à pequena fotografia a preto e branco, com três mulheres, que aparece na página 5 e que não é referida em lado nenhum, nem tem legenda.
Profile Image for Cátia Madeira.
89 reviews18 followers
March 2, 2021
Descobri tarde a obra de Teresa Veiga. Comecei pelo fim e este é o segundo livro que leio.
É um prazer imenso ler Teresa Veiga.

Neste livro apresenta-nos pequenas histórias que, compiladas, compõem um quadro maior. Espaçado no tempo.
Profile Image for Ana Sofia Filipe.
274 reviews2 followers
March 15, 2023
Especial atenção, cuidado e domínio da língua portuguesa.
Mas continua a ser-me difícil apaixonar por livros de contos.
Profile Image for Rosarinho .
227 reviews1 follower
March 9, 2025
Uma preciosidade. Que maravilha.

« No fundo das suas raízes, todas as flores retêm a luz, eu ainda não o sabia mas estava prestes a sabê-lo »
Displaying 1 - 7 of 7 reviews

Can't find what you're looking for?

Get help and learn more about the design.