Elena Garbacio não deveria estar à bordo do voo 3393.
A chance de fugir de uma noite infeliz surge com o pedido de uma amiga para trocar de escala. Ao invés de aproveitar sua folga, Elena aceita embarcar. Ela está convicta de que passar o Natal admirando as estrelas enquanto sobrevoa o Polo Norte é a concretização de seus desejos natalinos — até que as luzes de emergência preenchem a cabine de comando.
A noite de Natal se torna uma rota para a morte à medida que o avião despenca dos céus para o frio do ártico. Em meio aos destroços da aeronave e da neve que cobre o Polo Norte, Elena lidera a tripulação para manter os sobreviventes vivos até o resgate. Porém, nenhum treinamento seria capaz de prepará-la para o que veria naquele inferno glacial.
Uma decepção, infelizmente. A história promete muito no início, mas acaba num enredo pouco articulado, sem conclusão eficiente, e guiado por personagens com os quais eu não consegui me importar. No terço final, as pessoas estavam morrendo e eu nem sabia direito quem eram.
Erros gramaticais aqui e ali, também.
Talvez tivesse funcionado melhor como um romance, mas, tendo sido escrito no formato de conto, achei fraco.
Eu comecei a ler esse conto despretensiosa. Queria um livro de Natal pra ler e geralmente os contos nacionais não retratam exatamente o que quero deles (felizes demais) até ler esse conto.
Tudo começou com um tweet bait no Twitter sobre uma comissária de bordo que tava sendo amante da comandante casada. Até aí tudo bem, o que acontece é que depois disso o avião delas cai no Polo Norte na véspera de Natal onde a sobrevivência ao frio é quase zero.
Eu esperava tudo desse conto, MENOS O QUE ACONTECEU DEPOIS DA QUEDA DO AVIÃO! Eu ainda tô de cara, passada, mas completamente satisfeita pq esse conto não prometeu muitola coisa pra mim, mas entregou TUDO que eu queria e nem sabia que queria.
Eu bato palmas pq amo um nacional BOM! Difícil de achar, mas quando acho tenho vontade de abraçar ês autores e nunca mais soltar 🥺
Começo forte, mas um final super fraco. Dando três estrelas porque foi um conto rapidinho de ler, se eu tivesse desperdiçado mais do que uma horinha e pouco lendo isso teria dado uma nota bem mais baixa.
A história tinha muito potencial e infelizmente a autora não soube desenvolver o “mistério”. Se tivesse escrito um livro sobre um grupo de passageiros que se vê obrigado a sobreviver no ártico depois de um desastre aéreo teria sido uma história fenomenal, porque a autora sabe escrever bem (o primeiro capítulo, com as descrições do desespero, da turbulência e da queda quase me fizeram chorar junto de desespero com os passageiros do voo).
Legal, mas eu definitivamente estava esperando um plot twist para que houvesse mais originalidade no desfecho do livro. Esse conceito de melodia que assombra pessoas foi criado por Mark Twain no conto A Literary Nightmare em 1800 e alguma coisa e já foi usado diversas vezes tanto na literatura quando na televisão. Só essa ideia não segura a história inteira. A melhor parte do livro é a atmosfera que a autora cria, não o caminho que o enredo segue.
Para um livro amador é até que muito bom. Principalmente entre o início e a metade, possui uma narrativa que te prende e te faz querer saber o que vai acontecer. É pesado em alguns momentos, mas sinto que não manteve o suspense tão alto em toda a história. Algumas coisas foram bem estereotipadas. O final na real é meio sem graça. Mas no fim, acho uma boa opção de livro curto, e tem um grande potencial de agradar muitos leitores.
a história promete muita coisa e entrega, em boa parte das vezes, mas é tudo meio confuso e quase sem propósito.
a revisão deixou passar diversos erros de digitação, apesar da escrita de julie ser envolvente e muito boa.
infelizmente, não me fez ter vontade de ler mais nada escrito por ela. talvez essa história tivesse funcionado melhor como um livro inteiro ao invés de uma noveleta.
por ser um conto que a autora afirma ter escrito as pressas está muito ok, mas não consegui me importar realmente com ninguém ou supor qualquer coisa que fosse acontecer. a história não instiga muitas suposições nem mesmo dando a ideia de que há um assassino entre eles porque não apresenta personagens o suficiente pra gerar qualquer desconfiança, o que faltou pra mim que gosto de tentar adivinhar tudo!! também achei a ambientação do início muito fraca, apesar de ter compensado no durante e depois da queda; a medida que vai descrevendo sobre a noite na neve vai ficando mais claro como a situação é desesperadora. sobre a relação da comissária com a comandante eu não entendi nada, especialmente no fim!!!!! não achei que foi descrita o suficiente pra levar ao resultado que levou. no geral, o mistério é ruim mas a ambientação que a autora cria é boa. não é um conto ruim, mas também não muito bom. não é tortuoso de ler e deixa curioso pra saber o desenrolar, mas no fim não me fez sentir nada.
Eu disse que ia sair traumatizada desse e sim, aconteceu! Eu não consegui ler esse conto de madrugada e muito menos consegui parar de pensar nele no dia seguinte.
Eu AMEI o enredo de Luzes de Emergência. Sério, me prendeu desde o começo e me fez questionar a sanidade de todos os personagens.
Temos Elena, uma comissária de bordo que está trabalhando na noite de Natal. Adorei a ideia dela ser brasileira e como ela pensa na família e no próprio passado durante o tal acidente.
Sim, acidente. Porque o avião sofre um pouso de emergência em pleno Polo Norte… um acidente horrível que causa muitas perdas e acaba deixando várias pessoas feridas. Enfim, um cenário caótico que só me prendeu ainda mais a essa leitura. Era tudo tão horrível e bem escrito que eu não conseguia largar. A Julie fez um ótimo trabalho com isso: a descrição do voo, dos procedimentos de emergência e de todas as consequências de uma queda como a que aconteceu.
Enfim, entra o suspense e não vou falar muito sobre por conta dos spoilers, mas me deixou boquiaberta! Nunca mais canto jingle bells da mesma maneira (nunca mais canto e ponto final). Pra mim foi um grande plot twist, porque eu não esperava por aquela revelação, muito menos por aquela última cena. Me deixou de queixo caído e tentando assimilar tudo por minutos… eu AMEI! Sério, que conto maravilhoso e bem construído. A meu ver, merece o sucesso que teve.
Vou acrescentar que amei a capa e a jogada de marketing da autora na rede do passarinho! Indico muito!
This entire review has been hidden because of spoilers.
Luzes de Emergência conta a história de Elena, uma comissária de bordo que está em um vôo, sobrevoando o Pólo Norte na véspera de Natal. Logo, a viagem toma um rumo inesperado e o avião despenca para o frio do ártico, deixando a tripulação desamparada. A noveleta é muito bem escrita e grande parte disso se dá pois a própria autora foi comissária de bordo (os detalhes da narrativa que vêm com a experiência dela torna a leitura muito mais imersiva). As personagens são bem trabalhadas, em especial a protagonista, já que temos alguns insights da vida pessoal dela e de como chegou até a profissão. O suspense é de matar (hehe), a atmosfera construída e os detalhes das mortes provocam calafrios e tudo contribui para uma ótima experiência de leitura. O final é aberto e agora vou lá ler outra uma vez pra tentar descobrir mais coisas 👀
Um conto de Natal não tão natalino... Quando em pleno ar o combustível do voo 3393 congela sobrevoando o Polo Norte na noite da vespera de natal, a única certeza que se tem é de que o avião vai cair. A comissária chefe do voo, Elena, nossa protagonista, da início aos preparativos de emergencia. Foi um "pouso" difícil, o avião se dividiu em dois. Os sobreviventes agora não tem agasalhos e nem esperança suficiente para sobreviverem até o resgate chegar, se é que ele vai chegar. 🚨 Minhas considerações: Me surpreendi? Sim? Não? Eu já estava esperando algo assim, mas foi melhor! Comprei o ebook do conto na promoção em dezembro, mas acabei sentando para ler só agora, e apesar de ser curtinho, levei 2 dias para terminar por conta do trabalho e faculdade, mas ele é aquele livro que você não consegue mais parar de ler. 5 estrelas favoritado!
O conto é super curtinho e rápido de ler. A ideia é muito original e criativa, porém faltou um pouco de desenvolvimento. Logo de início embarquei nessa viagem de um thriller / terror no Polo Norte, com elementos bizarros do Natal e do Papai Noel. Tinha tudo pra ser um conto diferenciado e excêntrico, mas não entregou. A escrita é mediana, os personagens não foram tão bem desenvolvidos, alguns elementos ficaram um pouco soltos. Não consegui me apegar a nenhum personagem, e quando eles iam morrendo não me impactava em nada. O final também não foi satisfatório pra mim, quase um jeito sem jeito de não amarrar nada. Há quem goste de finais abertos, e no geral eu gosto também, mas aqui ficou só tudo muito solto e sem nenhum sentido. Faltou um pouco de profundidade e propósito pra deixar o conto mais crível e impactante.
Esse foi um dos livros resgatado do #Exploda de 2024 e a única coisa que eu sabia era que se passava num avião e era um suspense, então todos os acontecimentos me foram surpreendendo, a autora soube pontuar todos os acontecimentos de forma que envolve o leitor e você se desconecta com o mundo a sua volta pra focar no que está lendo, querendo saber o que vai acontecer. Não vou falar muito sobre a história pra não ter nenhum spoiler, mas o que você precisa saber é que é um suspense que se passa em meio a um desastre aéreo, e tudo dá uma sensação de que você está assistindo algum filme de suspense e não sabe o que vai acontecer, você literalmente prende o ar porque você tão ansioso quanto a protagonista. O final foi perfeito!! Eu pelo menos achei kkk leiam esse livro! Valorizem a literatura nacional!
Sou muuuuuuito fã da língua portuguesa (versão br, pq não tô doida ainda), meudeusKKAJAKAKKK eu acho muito incrível o quanto as coisas parecem, pelo menos pra mim, muito mais fortes quando estão em português.
eu tô meio confusa, mas acho que peguei o espírito da coisa então eu gostei bastante do livro e da loucura. Acho que grande parte da coisa desse conto é justamente não ter muita explicação, é loucura e você só aceita pq no final é isso mesmo, a loucura que fez o que fez. Tanto é que, pelo visto, até o querido no final tá mostrando que tá meio dodói da cuca e olha que nem no acidente ele tava.
queria ter lido isso no natal só pra ter mais da vibe, mas paciência, li em abril e foi ótimoKKKKKKKK
This entire review has been hidden because of spoilers.
Encontrei este conto por um acaso na Amazon e resolvi conferir.
Em uma mistura de terror e suspense, temos um grave acidente aéreo bem na noite de Natal.
A queda bem no Polo Norte causa algumas mortes, e os sobreviventes vão ter que encarar uma noite assustadora no meio do frio ártico, onde o canto natalino acaba sendo um estranho caminho para morte.
Mesmo com todo o treinamento recebido pela companhia área, Elena não está preparada para o que veria.
O conto é bem rápido, dá para ler em uma sentada. O enredo desperta uma certa tensão por conta do suspense das mortes. O final ficou meio que aberto, mas foi algo que combinou com o conto, pois ele tem aquele “que” de sobrenatural, por isso que gostei, pois em geral, finais abertos eu não costumo curtir.
Estava planejando ler esse no Natal passado, porém acabei desistindo; e isso, infelizmente, acabou até sendo bom.
Embora o enredo tenha me interessado muito à primeira vista, não consegui me apegar às personagens, principalmente em se tratando da protagonista. Creio que a narrativa poderia ter sido melhor desenvolvida e de forma a introduzir um pouco mais de explicações em vez de apenas deixar lacunas, o que me incomodou muito ao longo da leitura. No mais, alguns erros acabaram passando despercebidos no processo de revisão e também estranhei algumas escolhas feitas pela autora em relação à escrita.
A ilustração de capa, no entanto, merece todas as estrelas possíveis! ⭐
"Emergency Lights", although short, rented an enormous space in my head. Very bizarre what the mind is capable of doing to us when we find ourselves in extreme conditions. It is in these situations that we realize that it is not enough to be the strongest or the most prepared for a certain situation if your psychology is not strengthened in the same way. The ending really got me, mainly because you keep thinking about the "what if". Anyway, amazing story that makes you reflect on many things...
É um conto de suspense com uma escrita tão gostosa que mesmo sendo curto vc vai devorar. Amei que entrou em detalhes apenas no necessário e não ficou enchendo linguiça, foi objetivo e simplesmente incrível. Amei toda a ambientação, amei o horror, amei tudo, o final então do paramédico cantando jingle bells me fez arrepiar. Virou um favorito, mas queria que a Elena ficasse viva e queria saber o desfecho da moça que fugiu dela. Adorei a escrita, adorei os personagens, adorei a ambientação e adorei o suspense, quero ler mais livros e contos da autora.
This entire review has been hidden because of spoilers.
Definitivamente uma montanha russa de emoções, em que a cada volta inimaginável a corrida pelos trilhos parece nunca ter fim, a euforia se tornando medo, o dia se transformando em noite. Esse livro é muito bem escrito, e a forma como o suspense e a narrativa foi se desenvolvendo me fez ficar presa ao livro e pensando nele quando não estava o lendo de fato, poderia tê-lo devorado em horas, talvez bem menos. É impecável como te faz sentir a elevação de sentimentos, angústia e medo conforme o livro vai se desenvolvendo. Fiquei obcecada com isso daqui e o mistério.
peguei esse conto ano passado no exploda seu kindle e senti que era o momento se ler algo rapidinho depois de uma leitura teórica (mesmo tendo demorado 2 dias).
o conto em si me prendeu bastante, a ambientação que a autora faz é incrível e pude sentir calafrios em alguns momentos, mas a história acabou sendo um pouco fraca por ser um conto. do meio pro final muitos personagens aparecem mas não da tempo de leitura pra se importar e o suspense não conseguiu se manter por muito tempo, mas é uma ótima leitura!
Gostei demais desse conto, demorei mais do que o normal pra terminar de ler, mas foi uma experiência muito boa. Tem um final aberto, nao sei se gostei muito dessa ideia, me incomoda um pouco pra ser sincera e queria um pouco mais de explicação sobre a situação, acho que se tivesse mais paginas além daquele final, teria uma conclusao melhor. Mas eu senti todos os sentimentos que a autora quis transmitir, escrita maravilhosa e detalhista de uma forma que nao foi cansativa de jeito algum.
Apesar de não se ter aprofundamento real sobre os personagens, por ser um conto, aquilo que conhecemos delas é muito bem feito e encaixado na história.
Assumo que ao iniciar a leitura, eu realmente não esperava pelo jinggle bell, mas achei muito muito interessante e criativo como as coisas se desenharam até a cena final.