Jump to ratings and reviews
Rate this book

Systemic Therapy with Individuals

Rate this book
The authors describe the work they are doing with individual clients in Milan. Locating themselves clearly within the tradition of the Milan approach and more recent social constructionist and narrative influences, and articulating continually a broad systemic framework emphasizing meaning problems in context and relationship, they introduce a range of ideas taken from psychoanalysis, strategic therapy, Gestalt therapy and narrative work. They describe the therapy as Brief/Long-term therapy and introduce new interviewing techniques, such as connecting the past, present and future in a way that releases clients and helps them construct new narratives for the future; inviting the patient to speak to the therapist as an absent family member; and working with the client to monitor their own therapy. The book is written with a freshness that suggests the authors are describing "work in progress", and the reader is privy to the authors' own thoughts and reactions as they comment on the process of their therapy cases. This is a demystifying book, for it allows the reader to understand why one particular technique was preferred over another.

320 pages, Paperback

First published May 1, 1996

3 people are currently reading
41 people want to read

About the author

Luigi Boscolo

14 books2 followers

Ratings & Reviews

What do you think?
Rate this book

Friends & Following

Create a free account to discover what your friends think of this book!

Community Reviews

5 stars
8 (36%)
4 stars
11 (50%)
3 stars
2 (9%)
2 stars
1 (4%)
1 star
0 (0%)
Displaying 1 of 1 review
Profile Image for Joana.
23 reviews1 follower
October 1, 2024
Começando por uma abordagem exaustivamente teórica, é-nos apresentada a história da terapia sistémica e como a equipa de terapeutas evoluiu para uma terapia sistémica individual. Pessoalmente, não foi a minha parte favorita. Vários conceitos estavam relacionados com história e filosofia, algo que não esperava, mas que também não conseguiu cativar-me devido à forma como estava escrito.

Após a parte teórica, é um livro sobre, essencialmente, ser terapeuta. Apesar de o foco ser, de facto, a terapia sistémica, o que consegui reter do livro passa muito mais por entender o papel do terapeuta a um nível empático e humano. Com uma influência considerável da psicanálise e teorias psicodinâmicas, os autores exploram o que significa ser terapeuta e como trabalhar na relação terapêutica segundo diferentes objetivos (i.e. terapia orientada para o objetivo/resolução do sintoma ou terapia orientada para a exploração do passado do paciente, conectando-o ao presente e futuro), apresentando não só ideias e conceitos sobre ser terapeuta, mas também o que, muitas vezes, acontece com os pacientes: os seus processos durante a terapia (por exemplo, deutero-learning), como se sentem em dinâmicas familiares mais comuns e como podem surgir perturbações mentais e alimentares a partir de relações familiares mal resolvidas.

Na parte final do livro, são-nos apresentados vários casos clínicos, parte de um projeto em que o objetivo era o de dar, no máximo, 20 sessões. Todos os casos envolvem problemas a nível familiar apesar de a terapia ser feita apenas ao nível individual. O mais interessante para mim foram os excertos retirados diretamente das consultas, que permitiram perceber de que forma abordar assuntos mais delicados ou, sequer, se deveriam ser abordados; a forma como as coisas eram faladas (i.e. a linguagem utilizada, algo também discutido na parte anterior e que é bastante relevante) e a forma como os pacientes respondem àquilo que lhes é questionado ou explicado. No entanto, o que, mais uma vez, se destacou, foi a relação terapêutica e a sua importância para uma terapia bem-sucedida.

Posso considerar que este livro conseguiu dar-me uma visão mais empática e apaixonante do que é ser terapeuta e ajudar outros a ultrapassar os impasses das suas vidas, embora, a nível de terapia sistémica como conceito e abordagem, tenha ficado a um nível demasiado teórico e, por isso, cansativo.
Displaying 1 of 1 review

Can't find what you're looking for?

Get help and learn more about the design.