Jump to ratings and reviews
Rate this book

Não Sei Nada Sobre o Amor

Rate this book
"Quando desceu o riacho, mantilha na cabeça e coração aos pulos, Maria da Glória não sonhava que quele encontro fortuito com o macho da aldeia iria marcar para sempre a sua vida. Esperava sair dali com namoro anuciado e quem sabe até casamento marcado. Saiu à pressa, com a roupa ensanguentada, as entranhas viradas e a semente de Maria da Purificação na barriga.
Estava lançado o destino de das mulheres desta familia na qual as palavras prazer, carinho, paixão e amor permanecerão para sempre num mistério."

345 pages, Paperback

First published January 1, 2009

1 person is currently reading
27 people want to read

About the author

Júlia Pinheiro

4 books4 followers
Julia Pinheiro é uma apresentadora portuguesa, licenciada em Línguas e Literaturas Modernas.
Estreou-se na televisão aos dezanove anos, como uma das apresentadoras de Estamos Nessa, na RTP. Em 1984 estava na Rádio Renascença, onde se populariza, permanecendo até 1992.
Vai para a SIC e apresenta programas como Praça Pública, SIC 10 Horas , Noite da Má Lingua, Filhos da Nação , Mr World e Ás Duas por Três.
Daí passa para a RTP para apresentar O Elo Mais Fraco. Vai para a TVI exercer as funções de Subdirectora de Programação e, paralelamente, apresenta um sem número de talk-shows e reality-shows, nomedamente As Tardes da Júlia, Quinta das Celebridades, Primeira Companhia, O Circo das Celebridades, O Meu Odioso e Inacreditável Noivo, Pedro, o milionário ou, recentemente, Uma Canção Para Ti, ao lado de Manuel Luís Goucha.
Júlia Pinheiro agora apresenta o seu próprio programa entitulado "As Tardes da Júlia" este programa aborda todos os temas.
É uma das apresentadoras que mais trabalha em Portugal sendo Rainha das tardes e das noites.
Em Abril de 2009, Júlia lançou o seu primeiro romance Não sei nada sobre o amor.

Ratings & Reviews

What do you think?
Rate this book

Friends & Following

Create a free account to discover what your friends think of this book!

Community Reviews

5 stars
14 (15%)
4 stars
47 (51%)
3 stars
23 (25%)
2 stars
6 (6%)
1 star
1 (1%)
Displaying 1 - 16 of 16 reviews
Profile Image for Filomena Vitorino.
73 reviews
March 14, 2021
Confesso que tive alguns preconceitos em começar a ler este livro, já que não reconhecia a Júlia Pinheiro como uma possível autora de boa literatura.
Enganei-me.
Esta é uma história que atravessa três gerações, três mulheres com as suas singularidades, que tentam gerir as suas relações e emoções, muito influenciadas pela época em que vivem (inícios dos anos 30 até finais do século XXI).
Uma livro que li em pouco mais de 24h e que sem dúvida foi uma boa surpresa
Profile Image for Silvéria.
499 reviews243 followers
September 22, 2015
Vençam o preconceito em relação a figuras públicas que escrevem livros. Este foi uma agradável surpresa!
Profile Image for Adelaide Silva.
1,246 reviews68 followers
January 21, 2022
Que surpresa. Tinha há tempo de mais este livro na estante numa edição especial limitada, comprei e foi ficando. Numa escrita simples, objetiva e sentimental, Julia Pinheiro descreve-nos a história de 3 gerações de mulheres retratando a condição feminina à época ( anos 30 a final dos anos 90), como procuravam gerir relações e emoções
Profile Image for Iceman.
357 reviews26 followers
December 30, 2012
Júlia Pinheiro estreou-se na televisão aos 19 anos (1981) tendo, a partir daí, feito uma carreira de sucesso sendo, hoje em dia, uma das figuras televisivas mais conhecidas da praça portuguesa.

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, publica em Abril de 2009 o seu primeiro e único livro “Não Sei Nada Sobre o Amor”, que depressa se instala nos top´s das principais cadeias distribuidoras. Esse facto é surpreendente para alguém que escreve o seu primeiro título, contudo, podemos encontrar uma explicação se atentarmos à figura pública. Porém constatei que o livro tem imensa qualidade assim como prevejo, se mantiver o estilo, sucessos futuros.

São Pedro da Ribeira, 1930, Maria da Glória, jovem inocente de 16 anos, trabalha com o pai na taverna deste. Passa o dia a servir copos e a sentir os olhares gulosos daqueles homens acabados que por ali passam.

Uma aldeia perdida de um Portugal em sobressalto, onde intensas tradições seculares exigiam a submissão das mulheres e onde o destino era, obrigatoriamente, feito de casamento e de filhos. “Na geração de Maria da Glória, o amor era um infortúnio. Não servia para nada e só trazia aborrecimentos. Com o amor não se comprava terra nem se aumentava o rebanho.”

Maria da Glória é a rapariga mais bonita da aldeia, facto que desperta o interesse de António Mendonça, primogénito da família Mendonça, a mais rica e influente da aldeia. Este, ciente da sua importância como “bom partido”, consegue com que Maria da Glória se encontre com ele junto ao ribeiro. Inocente e um pouco ingénua, Maria da Glória, obviamente ás escondidas do pai, vai ter com ele e, no meio das silvas, é violada.

Dessa violação nasce um argumento que nos leva ao ano 2000, visitando 70 anos da sociedade portuguesa e do papel das mulheres nessa sociedade.

A escrita de Júlia Pinheiro é simples, objectiva e excepcionalmente visual e sentimental. Sentimental no aspecto em que consegue transmitir os vários estados de alma das várias personagens que pululam na história, sobretudo das quatro mulheres que formas as principais personagens.

Nestas quatro mulheres, Júlia Pinheiro, de uma forma magistral, tocante e simultaneamente objectiva, traça-nos um quadro Histórico do país, conseguindo, e isso na minha opinião é uma das grandes mais valias do livro, contrapor e demonstrar as várias mentalidades que cada geração possui, traçando também, com isso, uma linha evolutiva das mesmas. Coexistente e servindo também para explicar essa evolução, flui diante dos nossos olhos a mentalidade de Portugal dos anos 30, o surgimento do Estado Novo, o pós 25 Abril a um Portugal vivendo os excessos de uma democracia mal implantada até um Portugal totalmente democratizado.

Todos esses cenários, embora sejam relevantes, são colocados em pano de fundo, porque aqui o principal tema é o papel das mulheres numa sociedade altamente patriarcal que vai evoluindo para os dias de hoje.

Na minha perspectiva esse é o principal tema do livro. Sob a vida de quatro mulheres que abrangem quatro gerações, é aqui abordada a sociedade portuguesa e a forma como ela foi evoluindo.

Longe de ser um romance “cor-de-rosa” ou de “cordel” como muitos quiseram fazer crer, considero que Júlia Pinheiro teria construído um livro portentoso se tivesse sabido ou querido aprofundar os Acontecimentos Históricos que se dão nesses 70 anos interligando-os com a história dessas quatro mulheres. Esses acontecimentos são apenas aflorados no sentido de percebermos o impacto que os mesmos tiveram na vida dessas mulheres. A meu ver e embora entenda o objectivo da obra, penso que teria tudo a ganhar se tivesse investido mais na vertente Histórica.

Talvez pela formação académica, não só a estrutura do livro, como também a própria linguagem, achei o estilo de Júlia Pinheiro algo semelhante ao de José Rodrigues dos Santos. Pelo menos revivi nesta obra sentimentos que apenas consigo viver nas obras de Rodrigues dos Santos, a alegria de reencontrar todos os dias aqueles amigos íntimos, a ânsia de ler sobre o destino dos mesmos e a tristeza de os ver partir quando a obra acaba.

Uma grata surpresa e um especial agradecimento a quem mo levou a ler.
Profile Image for Elisabete.
4 reviews1 follower
October 26, 2012
Comecei a ler por curiosidade mas confesso que acabou por ser uma boa surpresa! A história é interessante e cativante e ilustra na perfeição a realidade da condição feminina daquela época.
Profile Image for Paula Mendes.
59 reviews4 followers
June 18, 2018
Primeiro é preciso vencer o preconceito de ler um livro da Julia Pinheiro.
Depois deixar-me levar pela historia das mulheres em Portugal no último século e o seu tão diminuto estatuto, e sentir-me afortunada.
Por último reconhecer que era mesmo um livro destes (levezinho e rápido de ler) que estava a precisar.
Gostei muito. Aconselho a leitura.
Profile Image for Adelaide Silva.
1,302 reviews15 followers
January 27, 2025

Que surpresa. Tinha há tempo de mais este livro na estante numa edição especial limitada, comprei e foi ficando. Numa escrita simples, objetiva e sentimental, Julia Pinheiro descreve-nos a história de 3 gerações de mulheres retratando a condição feminina à época ( anos 30 a final dos anos 90), como procuravam gerir relações e emoções
Profile Image for Marina Ferreira.
27 reviews4 followers
October 19, 2018
Um livro muito bonito , sem nada "piroso" , como assim pensamos pelo titulo . Um livro que nos mostram a evolução , o direito da Mulher ao prazer , uma história bem cativante de 4 mulheres fascinantes .
Profile Image for Elisabete.
69 reviews
January 11, 2022
Este livro foi, no mínimo, uma agradável surpresa. Li-o num só fôlego, tamanha a fluidez na exposição da história. Recomendo. É bastante interessante.
Profile Image for Betita.
134 reviews10 followers
April 25, 2009
Confesso que o que mais me levou a ler este livro não foi a Sinopse mas sim a Autora.
Antes de ler pesquisei um pouco sobre a saída deste livro para o mercado e qual não é o meu espanto a maioria dos comentários que encontrei eram bastante negativos e feitos por pessoas que já estavam a "matar" o livro mesmo sem o lerem só por ser da Júlia Pinheiro.
Pois bem, fazem muito mal. É óbvio que não é uma grande obra literária, mas é um excelente livro sendo o primeiro dela.
Não é um romacezito todo "cor de rosa" cheio de histórias dos seus programas (como já li nas tais criticas).
É a história inicia-se nos anos 30, uma época em que as mulheres eram apenas objectos e serviçais. Maria da Glória tem de se desenvicilhar dos problemas que arranjou e consegue fazê-lo, mas vai vivendo sempre num suplicio de culpa e ódio o que a torna uma pessoa amarga e sem qualquer tipo de amor para dar, mesmo à sua filha Maria da Puficação, mas esta cresce e os tempos são outros, já há mais um pouco de amor, mas mesmo assim é um amor que é "provocado" Sociedade de um Estado Novo, num país em que tudo é proíbido. Depois vem Maria Clara, filha de Maria da Purificação, uma criança que vê a sua familia desintegrar-se de dia para dia, sem perceber muito bem porquê numa altura em que tudo passa a ser permitido com o 25 de Abril, as mulheres passam a vestir calças e a poder fazer tudo aquilo que lhes apetece. Maria Clara com a ajuda da Avó e da Mãe consegue seguir com a sua vida apesar de todos os fantasmas que a assombram. Então nasce Benedita, filha de Maria Clara...


"Iniciou a vida sexual aos 14 anos com um colega de colégio, um "beto" como ela. Foi o primeiro de vários relacionamentos sem paixão ou sentimento. Na esfera social de Benedita, estes relacionamentos cirúrgicos não podiam chamar-se "curtes" ou "amizades coloridas". Eram amigos que exploravam a sensualidade sem deixarem que os corpos encontrassem o caminho para a transcendencia. E antes de serem adultos já eram indiciduos marcados pelo desencanto. Não era um bom augúrio." (pag. 335)


Durante o relato das vida destas mães e filhas a autora vai-nos relatando como era o nosso País nessas épocas e quais a repercussões que isso tinha na vida das sua personagens. A autora retrata muitissimo bem a nossa sociedade e faz referências a pequenas coisas que já nem nos lembramos delas por termos hoje em dia tanta escolha, como as Pastilhas Gorila e os Livros da Anita que eram as delicias das crianças (as minhas eram mesmo!!!!). Para além disto tudo mais uma coisa muito importante, a história desenrola-se practicamente toda em Castelo Branco, a minha cidade ;)
Bom, nem me vou alongar mais, gostei bastante e se sair mais algum livro da Julia Pinheiro irei lê-lo de certeza!
Profile Image for DonQuijote.
326 reviews12 followers
January 10, 2021
Me gustó mucho cómo empezó, tanto la narrativa como la historia fueron adictivas. No puedo decir lo mismo de la segunda mitad, pues la historia se repetía incesantemente sin romper el círculo vicioso: mujeres que no saben lo que es el amor que caen en brazos de hombres desalmados. Si no fuera por este cansino hilo conductor, le hubiese dado cinco estrellas. El discurrir de la Historia de Portugal a través de los personajes es correcto, sin entrar en análisis, para no pecar de erudicción como muchos escritores de novela histórica. Entretenido y fluído, recomendable.
Profile Image for Mira15.
73 reviews10 followers
February 11, 2012
Adorei a história desde o primeiro momento! Andei pelas aldeias e cidades de Portugal do séc. XX, onde a pobreza, preconceitos e tabus são muitos e regem a vida de todos. E pude ver o que acontece quando não á amor numa família, e o que isso pode fazer a alguém. Este livro envolvente está recheado de reviravoltas, "esqueletos no armário" e destinos trágicos. Lido em tempo recorde!
Profile Image for Sofia Loureiro.
Author 9 books10 followers
January 23, 2017
gostei muito deste livro do qual não tinha grandes expectativas. supreendeu-me. está escrito com fluidez, numa história bem portuguesa que, de algum modo, me recorda as tramas familiares dos escritores do início do sec. XX.
Profile Image for Paula Ascenção .
17 reviews
May 28, 2018
Gostei pelas personagens, pela forma como é contada e pela mensagem que pretende transmitir. Falhou por não me surpreender por a história não me prender a si.
Displaying 1 - 16 of 16 reviews

Can't find what you're looking for?

Get help and learn more about the design.