Conheça o lado surpreendente das princesas mais famosas do mundo em suas versões originais
Eternizadas nos contos de fadas e consagradas nas animações da Disney, as princesas desfrutam de um lugar especial no panteão das heroínas da nossa infância. Recordamos com encanto nostálgico de suas aventuras e suas paixões. Mas o caminho das princesas nem sempre foi embalado por melodias harmoniosas, passarinhos falantes e finais felizes.
A marca Fábulas Dark, da DarkSide® Books, orgulhosamente apresenta o livro Princesas Dark, uma jornada mágica pelas narrativas das princesas que tanto amamos. Reunindo oito histórias — Branca de Neve, A Pequena Sereia, Rapunzel, A Bela e a Fera, A Gata Borralheira, A Balada de Mulan, A Bela Adormecida no Bosque e A Rainha do Gelo —, Princesas Dark é uma verdadeira celebração desses contos que cruzaram territórios e barreiras culturais, de geração a geração. Esta edição apresenta os contos cuidadosamente traduzidos dos idiomas originais: francês, dinamarquês, alemão e chinês.
Muito mais do que fábulas sobre donzelas indefesas à espera do príncipe encantado, temos aqui histórias sobre protagonistas valentes e determinadas, que agem seguindo o coração. Os contos de fadas foram se renovando, amadurecendo e adquirindo os contornos que conhecemos hoje, mas sempre mantiveram sua característica mais marcante: as princesas como arquétipos e fenômenos culturais, nos ajudando a compreender mais profundamente a psique humana e o mundo em que vivemos.
Caros darksiders aventureiros, vistam suas capas, amarrem suas botas e preparem-se para adentrar os bosques da literatura. Mas lembrem-se: até os bosques mais ensolarados têm sombras.
Fábulas Dark A DarkSide® Books vai cair na toca do coelho, atravessar o túnel de árvores e redescobrir jardins secretos que ainda estão florescendo para uma nova geração de leitores. A marca Fábulas Dark vai trazer histórias surpreendentes que atravessaram gerações e se expandiram do mundo das palavras para todos os formatos e manifestações artísticas. Edições únicas e de puro encantamento. Viva a experiência dark no nosso mundo de fábulas.
Charles Perrault was a French author who laid foundations for a new literary genre, the fairy tale, and whose best known tales, offered as if they were pre-existing folk tales, include: Little Red Riding Hood, Sleeping Beauty, Puss in Boots, Cinderella, Bluebeard, Hop o' My Thumb), Diamonds and Toads, Patient Griselda, The Ridiculous Wishes...
Perrault's most famous stories are still in print today and have been made into operas, ballets (e.g., Tchaikovsky's Sleeping Beauty), plays, musicals, and films, both live-action and animation.
The Brothers Grimm retold their own versions of some of Perrault's fairy tales.
E se as histórias de ninar para crianças na verdade fossem pesadelos?
É esse o clima de Princesas Dark, uma coletânea de contos que explora as versões originais de aclamados contos de fada como A Branca de Neve, A pequena sereia, Cinderela, e muitos outros!
Os contos de fadas têm origem na cultura céltico-bretã, onde seres mágicos sempre foram uma parte importante do imaginário popular.
A primeira coletânea de contos foi feita por um poeta chamado Perrault, que apenas escreveu as histórias da forma como eram contadas oralmente, sem se preocupar em adaptar, e dentre as histórias estava a da Cinderela, original que vemos em Princesas Dark!
Outras duas figuras muito importantes para a disseminação dos contos de fada foram os Irmãos Grimm que, ao contrário de Perrault, quando traduziram os contos para o idioma alemão adaptaram alguns detalhes para "suavizar" a violência. E mesmo assim, as versões dos irmãos Grimm continuaram extremamente sombrias. Dentre elas estão Rapunzel, A gata borralheira e A Branca de neve, que também podem ser encontrados nessa coletânea da Caveira.
Uma das coisas mais interessantes em ler as versões originais das histórias, que hoje conhecemos tão bem por causa da Disney, é saber o quanto a forma de falar diretamente com as crianças mudou com o passar do tempo. No início, crianças eram vistas apenas como "pequenos adultos", e a linguagem era quase a mesma para ensinar as coisas, por isso a maior parte dos contos de fada originais carregam lições de moral "8 ou 80" do tipo: ou você se comporta ou morre.
Personagens perdem partes do corpo, ficam cegos, são envenenados, não há paz! Tudo isso para ensinar as crianças que deveriam se comportar, obedecer os pais, não aceitar comida e estranhos, não andar sozinhos na floresta.
Ler Princesas Dark foi uma experiência ao mesmo tempo nostálgica (quem assistiu o filme "Os irmãos Grimm" vai lembrar!) e nova. Definitivamente recomendo, além de uma leitura rápida e interessante, ainda te ensina muito sobre as culturas antigas.
Uma leitura legal pra passar o tempo. Os contos não são aterrorizantes como o título "princesas dark" da a entender. Não sei se foram as ilustrações mas imaginava aquelas histórias em que as princesas morrem ou coisas horriveis acontecem e elas não conseguem seu final feliz..e o único que foi assim ao meu ver foi o da pequena sereia. ( não me entenda a mal, ter os olhos bicados por passarinhos é ruim, mas quem ligaa pras irmãs da Cinderella?) Mas como um todo as historias são interessantes, são um bom passa a tempo pra ler antes de dormir e a experiência foi legal. INCRIVEL? não, mas LEGAL.
This entire review has been hidden because of spoilers.
O tipo de livro que vc quer guardar para ler algum dia para uma criança. Sei lá ler ele, me deparar com as histórias dos irmãos grimm foi tão agradável, despertou lembranças de épocas que eu não tinha livros (não meus) e precisava pegar emprestado. São contos um tanto sombrios mas, não no geral tem traços menos glamurosos, mesmo assim ainda possuem muito dos contos de fadas. O último conto foi o mais interessante é dividido em capítulos e você acompanha a saga de uma menina que vai atrás de seu amigo, bonita a história. Enfim um livro simples para ser lido rapidamente.
Que livro! Mais uma vez a darkside me deixando maluca!! Ela acertou em cheio trazendo essas versões originais e sombrias dos contos mais conhecidos, deixando eles ainda mais suculentos e deliciosos hahaha! O livro físico é uma obra de arte a parte, com ilustrações que te transportam a cada página. As histórias são cruas, intensas e revelam um lado das princesas que nunca imaginamos, mas sempre quisemos hahaha. Eu me apaixonei por essas heroínas complexas e desafiadoras! Uma leitura obrigatória para quem busca uma experiência literária única e delicinha!
Muito bom, os contos são excelentes. O livro trata-se de um compilado de contos dos irmãos Grimm, Charles Perrault, Hans Christian Andersen, Jeanne Marie e um poema antigo que deu origem a história da Mulan, que permanece anônimo. O único conto que não me agradou muito foi o último da Rainha da Neve, mas foi algo muito particular meu.
Eu adorei o livro, meu conto favorito foi o da Pequena Sereia, me prendeu demais, apenas o Rainha da Neve que achei o mais fraco e que torci para acabar logo. Lendo eu percebi o quão rico os contos originais são diante das adaptações mais fofas da Disney, não tenho nada de negativo para dizer, pois todos os autores são super criativos e com uma escrita deliciosa.