«A filosofia é como uma grande farmácia que apresenta remédios específicos para dores e males.» São inúmeras as aplicações práticas que a filosofia nos oferece para enfrentarmos os desafios da vida e apaziguarmos o sofrimento. Porque a filosofia não é apenas pensamento abstrato. É também cura e consolo. Afinal, os dramas humanos estão na origem desta ciência nascida na Antiguidade que, depois de séculos hibernada entre estudiosos, voltou nos últimos anos a despertar o interesse das pessoas comuns, tal como acontecia na Grécia há mais de dois milénios. O que é que a filosofia pode fazer por nós? Eis a pergunta a que este livro responde. Dividido em pequenos textos, numa linguagem simples e elucidativa, mostra-nos claramente como esta fascinante área do conhecimento nos pode ajudar a encarar, travar e resolver a esmagadora maioria dos problemas que nos afligem no quotidiano, estimulando-nos a abraçar virtudes como a coragem, a empatia, a resiliência e a esperança. A resposta vem de longe e está nos ensinamentos de Platão e Séneca, Nietzsche e Schopenhauer, entre tantos outros sábios aqui interpretados que nos apontam o caminho do equilíbrio e da paz interior.
Que coisa boa! Não sou um intendido em filosofia, ela desperta-me a curiosidade por me deixar saber que os meus “problemas”, diários ou não, que tanto me atormentam e parecem não ter solução, foram os problemas de alguém há mais de 2000 mil anos atrás!
Há tanta coisa atual que parece nova e criada, quando na verdade já o foi. Tem-me salvo, a filosofia. Sinto que quanto mais aprofundo esta curiosidade, mais rico fico. Continuo a pensar, muito, mas melhor e com rumo.
Este livro tem um defeito: acaba!
Achei-o muito bem organizado, de fácil leitura e com atenção a todo o tipo de leitores que possa atrair. Senti-me numa sala com a autora e todos os filósofos mencionados, a conversar. A parir e moldar pensamentos.
Gostei muito, sei que vou voltar a este livro. Estou muito feliz por o ter lido nesta altura da minha vida ❤️
Uma releitura moderna de alguns Filósofos, colocando-os a conversar com os temas que mais afligem o homem atual: velocidade, produtividade, ter, prazer, economia da atenção, aparências, esforço vs. realização, entre outros. Uma boa leitura para quem quer começar os primeiros passos na Filosofia.
Pertinente e atual. É um livro multidisciplinar que inclui variadas áreas como: a psicologia, neurociência, filosofia.... ~ Não é maçador e encaixa bem na rotina. ~ Aconselho a quem se interesse por várias áreas e viva de acordo com vários caminhos, não indicaria a quem se senta em dogmas.