O Evangelho fala-nos de homens fracos, que veem desabar a sua vida porque a edificaram sobre areia, e de outros, fortes, que a tudo resistem porque a construíram sobre rocha. Nas tempestades pequenas e grandes da nossa vida, sentimos constantemente a necessidade de edificar sobre a rocha que é a virtude da fortaleza, modeladora do caráter e garantia de equilíbrio e estabilidade. Nestas páginas incisivas e práticas, Rafael Llano Cifuentes mostra-nos como traduzir em vida este ideal do homem forte, do homem com cabeça de gelo, coração de fogo e braços de ferro.
Rafael Llano Cifuentes (18 February 1933 – 28 November 2017) was a Mexican-born Brazilian Roman Catholic prelate.
Born in Mexico City and raised in Brazil, Llano Cifuentes was ordained to the priesthood in 1959, and as a bishop in 1990. He served as the Bishop of Nova Friburgo from 2004 until his retirement in 2010. He died on 28 November 2017 in Tijuca, Rio de Janeiro, at the age of 84.
"A Fortaleza" de Rafael Llanes Cifuentes é um livro que vai além da temática religiosa chegando a abordar conceitos filosóficos importantes para a formação de uma pessoa.
O autor cita Ortega y Gasset para falar sobre o "homem forte", que seria o oposto do "homem massa". Ilustrando a pessoa de valores sólidos erguidos sobre a rocha, sem se deixar influenciar por modismos e o hype das notícias muitas vezes efêmeras e sensacionalistas. Eu já conhecia a ideia de Ortega y Gasset e o livro confirma essa visão.
Pessoas com valores sólidos vivem melhor e reagem de forma mais responsável aos eventos inesperados e infortúnios da vida. Criar essa "fortaleza" interna com princípios é difícil. Principalmente hoje, com tanta informação e influências que nos invadem através de redes sociais e notícias em todos os formatos.
"A Fortaleza" é um convite para ter uma base forte. Recomendo para quem busca construir uma vida com mais propósito.