Jump to ratings and reviews
Rate this book

Antologia temática de poesia africana 2 – O canto armado

Rate this book
Antologia temática de poesia africana 2 – O canto armado
org. Mário (Pinto) de Andrade.

Antologia temática de poesia africana: Cabo Verde, São Tomé e Principe, Guiné, Angola, Moçambique

«Os autores aqui reunidos sob o signo da inspiração suscitada pela luta armada de libertação nacional já são contemporâneos das mutações revolucionárias em curso. Anónimas ou individualizadas estas produções trazem o testemunho vivo do carácter permanente da poesia, forma de expressão em sintonia com os mais belos projectos de esperança dos homens.» Mário de Andrade

«O estudioso angolano Mário Pinto de Andrade constrói, por sua vez, uma investigação acurada sobre poesia africana com uma nova proposta crítica para o que chama de “poesia de combate africana”, no prefácio de sua Antologia temática de poesia africana 2: o canto armado (1980). Ao acaso, a divisão entre dois momentos distintos, um, em que prevaleceria um colonialismo na imagem de “noite grávida de punhais” (subtítulo da primeira antologia da série) e outro, em que prevalece um canto armado, não significará certa periodicidade com alguma semelhança com o esquema de Fanon? É preciso notar, entretanto, que Mário Pinto de Andrade introduz um diferencial relevante em sua análise, que é precisamente considerar como “poesia de combate” africana toda a produção cultural que surge nas sociedades africanas em oposição às forças coloniais, desde El Hadj Umar Tall (no atual Senegal) até Shaka Zulu (na atual África do Sul).» Ubiratã Souza e Rejane Vecchia da Rocha e Silva.

192 pages, Paperback

First published January 1, 1975

9 people want to read

About the author

Ratings & Reviews

What do you think?
Rate this book

Friends & Following

Create a free account to discover what your friends think of this book!

Community Reviews

5 stars
3 (75%)
4 stars
0 (0%)
3 stars
0 (0%)
2 stars
0 (0%)
1 star
1 (25%)
Displaying 1 - 2 of 2 reviews
Profile Image for Thomaz Amancio.
154 reviews20 followers
March 11, 2019
Excelente antologia organizada por Mário de Andrade, não "aquele", senão Mário Pinto de Andrade, importante intelectual e ativista político angolano. Publicada em 1958, a antologia é aberta por um ensaio de Mário sobre descolonização; tem poetas de Cabo Verde, Guiné, S. Tomé, Angola, Moçambique e Brasil; e abunda em referências a pensadores do Atlântico negro e da negritude: Aimé Césaire, Langston Hughes, Nicolás Guillén, Léopold Senghor... Os grandes nomes do pan-africanismo pós-colonial.

Os poemas reunidos aqui variam bastante em estilo e tema, e vão desde cenas pitorescas e formas simples até longos e eloquentes cantos revolucionários. Em geral, a qualidade dos poemas é bem alta. Para alguém acostumado a ler o português do Brasil, com alguma familiaridade com o de Portugal, é delicioso ler os portugueses de Cabo Verde, Guiné, etc., com pequenos detalhes de entonação, sintaxe, vocabulário que fazem esses dialetos.
Profile Image for André.
310 reviews10 followers
May 12, 2022
Neste segundo volume da Antologia Temática de Poesia Africana, é-nos apresentada a escrita comprometida dos tempos em que as ex-colónias portuguesas em África lutavam pela sua independência, transmitindo o desejo de liberdade e do fim da opressão latente no povo.
Displaying 1 - 2 of 2 reviews

Can't find what you're looking for?

Get help and learn more about the design.