Jump to ratings and reviews
Rate this book

Vence-demanda: educação e descolonização

Rate this book
A educação como ferramenta de insubordinação contra o assombro colonial, como instrumento de transgressão das hierarquias do poder. Este pode ser um breve resumo do que Luiz Rufino apresenta nesta coletânea de artigos sobre educação e descolonização. Pensada não para gerar conformidade, mas divergência, a educação é a força que possibilita o processo de descolonização. A partir dessas premissas Rufino levanta discussões relevantes e atuais sobre o processo educacional, além de apontar caminhos.

Nos sete artigos que compõe a obra, o autor traz para o centro do debate a descolonização como tarefa da educação, fala da importância da “desaprendizagem”, da educação como prática da liberdade, realiza o encontro entre Exu e Paulo Freire, fala da gira descolonial como uma contínua batalha do colonizado na tentativa de deslocar a ordem vigente, da escola do sonho, aquela que deve ser habitada pelo conflito, pelo questionamento e finaliza lembrando que brincadeira é coisa séria.

Se a escola tem sido ao longo do tempo um espaço estratégico para a propagação da agenda curricular colonial, ela é também um lugar necessário para a emergência da descolonização, principalmente por ser potente ao ‘cruzo’ de inúmeras práticas de saber, ser arrebatada pela imprevisibilidade e inventividade dos cotidianos e concentrar parte dos corpos políticos que, ao longo do tempo, são alvos dessa engenharia de destroçar vida e esperança.

84 pages, Paperback

Published October 1, 2021

2 people are currently reading
40 people want to read

About the author

Luiz Rufino

11 books4 followers
Pedagogo, escritor, Doutor em Educação pela UERJ, pós-doutorado em Relações étnico-raciais (Cefet/PPRER) é professor da UERJ-FEBF no Departamento de Ciências e Fundamentos da Educação. Desenvolve pesquisas sobre Crítica ao Colonialismo, Linguagens, Conhecimentos e Educações Populares. É autor de “Histórias e Saberes de Jongueiros” (Multifoco, 2014), “Pedagogia das Encruzilhadas” (Mórula, 2019) e em parceria com Luiz Antonio Simas “Fogo no mato: a ciência encantada das macumbas” (Mórula, 2018) e “Flecha no Tempo” (Mórula, 2019).

Ratings & Reviews

What do you think?
Rate this book

Friends & Following

Create a free account to discover what your friends think of this book!

Community Reviews

5 stars
12 (44%)
4 stars
12 (44%)
3 stars
3 (11%)
2 stars
0 (0%)
1 star
0 (0%)
Displaying 1 - 4 of 4 reviews
Profile Image for Maria Palloma.
22 reviews
December 25, 2025
Por uma educação sem apagamentos
Por meio desse livro, Luiz Rufino nos faz pensar nas possibilidades que há na educação para a construção de uma sociedade melhor. Mas para isso precisamos deixar para trás todas as ideologias coloniais enraizadas no sistema. Descolonizando. A educação precisa passar por um processo de descolonização. Assim haverá possibilidades de uma construção plural e múltipla, de identidades diversas e reais. Sem anular a natureza, a espiritualidade e a cultura. Sem descredibilizar o outro. Sem apagar o outro. Sem hierarquias e dominações.
Profile Image for skirrlw.
4 reviews
March 29, 2025
uma didática incrível. me senti um pouco perdida com as palavras, mas reconheço que isso é por uma falta de costume meu de ler esse tipo de livro. o livro é curto, mas fala por mais de 200 páginas. foi a primeira vez que vi muitas das minhas ideias cravadas em uma escrita tão admirável. luiz rufino fez um trabalho impecável em transmitir a mensagem proposta.
2 reviews
March 25, 2025
Uma delícia de leitura que faz refletir sobre educação, ancestralidade e a vida.

Daqueles livros que a gente precisa reler em vários momentos da vida pra lembrar de girar e brincar...
Displaying 1 - 4 of 4 reviews

Can't find what you're looking for?

Get help and learn more about the design.