Até 2007, José Neves manteve em paralelo dois negó uma marca de calçado e uma empresa de software. Percebia dos dois ramos, mas não tinha vantagem competitiva em como designer de calçado ou programador nunca seria o melhor do mundo. No entanto, e como viria a confessar, “se juntasse as duas coisas, talvez…” Acabou por fundir os dois conceitos na Farfetch.E ao lançar uma plataforma para a moda de luxo, criou o primeiro unicórnio portuguê um negócio que em 2015 foi avaliado em mais de mil milhões de dólares. Passados poucos dias, recebia a visita da então jornalista do Observador, Ana Pimentel.Nos anos seguintes, a multipremiada repórter desdobrou-se em entrevistas e assistiu na primeira fila ao nascimento de outros unicórnios (como a OutSystems ou a Talkdesk), viu como sobreviveram à crise de 2008 ou à pandemia de 2020. Tudo isso faz parte deste livro.Aqui vemos como se faz um unicórnio com ADN nacional – desde o primeiro dia. Percebemos que não há uma receita única para o sucesso. Muitas vezes a paixão de inovar existe ainda antes de haver a ideia. Certo é que é preciso muita tenacidade e engenho para se chegar ao pódio. Unicórnios Portugueses não é um conto de fadas, embora às vezes pareça. Aqui descobrimos a magia, mas também o lado prático do negócio, do investimento aos IPO.É um relato real de uma história sem fim à porque o fenómeno começou antes do que muita gente pensa… E está aí para durar.
Cumpre o seu propósito: contar a história dos primeiros Unicórnios portugueses, mostrar como evolui a sua ideia de negócio ao longo dos tempos. Ao contrário do que pensei inicialmente, não foge a questões incomodas como uma possível bolha neste tipo de negócios. Não é um manual de como empreender mas sim uma história de como as pessoas por de trás destas empresas o fizeram
Escrever sobre rondas de investimento e volume de negócios não é tarefa fácil, mas a escrita leve e clara da Ana Pimentel combina esse lado da gestão de empresas com as histórias das startups portuguesas que alcançaram o estatuto de unicórnio, ao mesmo tempo que acrescenta contexto de outras empresas internacionais. É uma leitura simples e rápida que recomendo para quem quer ter uma ideia condensada das tecnológicas nacionais que estão a mudar o mundo.
Nice read to understand the story of some of the Portuguese Startup Unicorns, mainly Farfetch, OutSystems and Talkdesk (and a bit of remote). Ana’s writing style makes it engaging and full of small details of context. Recommended
Vai de encontro ao expectável. Mostra algumas das histórias dos mais recentes unicórnios portugueses, traz algum entusiasmo para quem quiser avançar com uma ideia de negócio.