Jump to ratings and reviews
Rate this book

Coquettes, doutoras e outras : história das mulheres em Portugal

Rate this book
Este livro colige artigos, comunicações, entradas de dicionários e alguns textos inéditos sobre a história das mulheres e do género no decurso dos séculos XIX e XX, sobretudo em Portugal. Abordam-se questões relativas ao trabalho, à beleza, às representações políticas e ideológicas, bem como sobre a evolução historiográfica sobre a matéria. Os textos foram organizados em quatro módulos, tendo em comum aproximações temáticas e de conteúdos. A ordenação obedece aos seguintes títulos: Seduções; Tecendo laços e construindo a cidadania; Mulheres ativas, trabalho e transgressões e História das mulheres e do género em Portugal: dos anos zero à atualidade.

***

Como se constrói a sedução feminina? O vocábulo seduzir, em termos etimológicos, significa, segundo o “Dicionário da Língua Portugueza” do Padre Rafael Bluteau, de 1789, “enganar com arte e manha”. Se avançarmos no tempo e fizermos uma breve incursão lexical por dicionários dos séculos XIX e XX, estes reiteram o mesmo sentido etimológico – enganar ardilosamente – a que associam outros sinónimos – encantar e fascinar – não contemplados na mencionada edição setecentista. De certa forma, deduz-se que o sedutor ou a sedutora carreiam a marca do ardil e da mistificação nas mais diversas formas de intervenção e de práticas discursivas em torno do corpo ou da relação amorosa, independentemente de eventuais juízos no plano moral.

224 pages, Paperback

Published January 1, 2021

1 person is currently reading
12 people want to read

About the author

Irene Vaquinhas

32 books3 followers
IRENE VAQUINHAS é professora catedrática da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde se licenciou em História (1977) e se doutorou em História Moderna e Contemporânea (1991).
Além da actividade docente na instituição a que está ligada, e que se tem repartido pelos cursos de licenciatura em História, cursos para estrangeiros e Mestrados ministrou seminários em universidades estrangeiras. Em simultâneo tem-se dedicado à investigação, privilegiando temas de história contemporânea de Portugal, sendo membro do Centro de História da Sociedade e da Cultura da Universidade de Coimbra. Foi Vice-Presidente da Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres (1993-1998) e Representante da Universidade de Coimbra no projecto europeu – rede temática ATHENA (Advanced Thematic Network in Activities in women´s studies in Europe).
É autora de várias dezenas de trabalhos, entre os quais, Violência, justiça e sociedade rural. Os campos de Coimbra, Montemor-o-Velho e Penacova de 1858 a 1918 (Porto, Afrontamento, 1996), "Senhoras e mulheres" na sociedade portuguesa do século XIX (Lisboa, Edições Colibri, 2000), Nem Gatas Borralheiras, Nem Bonecas de Luxo. As Mulheres Portuguesas Sob o Olhar da História (Séculos XIX-XX) (Lisboa, Livros Horizonte, 2005); As mulheres no mundo contemporâneo. História comparada, (Coimbra, FLUC, 2005); Nome de código “33856”. Os “jogos de fortuna ou azar” em Portugal entre a repressão e a tolerância (De finais do século XIX a 1927) (Lisboa, Livros Horizonte, 2006).
Colaborou no quinto volume – O Liberalismo (1807-1890) - da História de Portugal, dirigida por José Mattoso(Lisboa, Círculo de Leitores, 1993) e no Dicionário de História da I República e do Republicanismo, sob a coordenação de Maria Fernanda Rollo (Lisboa, Assembleia da República, 2013-14) e ainda na revisão científica da edição portuguesa da obra História das Mulheres, sob a direcção de Georges Duby e Michelle Perrot (5 vols., Porto, Edições Afrontamento). Coordenou o vol. III da obra História da Vida Privada em Portugal (A Época Contemporânea), sob a direcção de José Mattoso (Lisboa, Círculo de Leitores, 2013).

Ratings & Reviews

What do you think?
Rate this book

Friends & Following

Create a free account to discover what your friends think of this book!

Community Reviews

5 stars
4 (66%)
4 stars
2 (33%)
3 stars
0 (0%)
2 stars
0 (0%)
1 star
0 (0%)
Displaying 1 of 1 review
Profile Image for Alda  Delicado.
739 reviews8 followers
November 1, 2022
A maioria dos artigos é interessante mas gostei particularmente do das enfermeiras e do das leituras permitidas e proibidas às mulheres.
Displaying 1 of 1 review

Can't find what you're looking for?

Get help and learn more about the design.