A trajetória recente da China não cessa de causar admiração. O mundo acompanha atônito seu impressionante desenvolvimento econômico, a transformação de sua manufatura em oficina do mundo, o surgimento de cidades monumentais que brotam do nada, conectadas entre si por trens de alta velocidade.
Essa nova potência comercial, industrial e financeira desperta sentimentos contraditórios, mas também muitas indagações: como ela consegue combinar uma economia de mercado com um sistema político fechado, o planejamento estatal com a livre-iniciativa de gigantescas empresas privadas? O que pretende com a “Iniciativa Cinturão e Rota”? Quais são os efeitos dessa modernização acelerada e tecnológica sobre a vida cotidiana?
Este livro se propõe a fornecer respostas para essas e outras questões. O leitor encontrará aqui explicações sobre a gênese, o desenvolvimento e o futuro da China; interpretações sobre as características principais da economia, da sociedade, da vida política e da cultura do país-continente.
Os ensaios foram redigidos por destacados analistas brasileiros, um grupo selecionado por suas contribuições relevantes e originais, resultantes de estágios de pesquisas no território chinês.
O livro oferece uma coleção enriquecedora de artigos que exploram a China sob várias lentes. Abordando desde o seu modelo econômico de ‘socialismo de mercado’ até o impacto geopolítico global, os textos provocam reflexões profundas. A influência crescente da China e as possíveis repercussões no domínio do dólar como moeda de referência são discutidas, a partir de um artigo com uma boa documentação de fontes e argumentos assim como as expressões literárias e artísticas dentro do país e as implicações ecológicas de suas políticas. Os artigos funcionam mais como catalisadores para a curiosidade, incentivando o leitor a buscar mais informações, o que parece ser o propósito central do livro. Assim, a obra atinge seu objetivo de destacar importantes pontos de reflexão para o leitor interessado.
O primeiro texto, que é do Jabour, achei um pouco pesado no linguajar técnico/academico. Pra leitores que não são do meio pode ser mais difícil compreender. De resto achei tudo excelente. Os textos tem o tamanho certo, não são enfadonhos, trazem aspectos bem interessantes e para além do óbvio.