Jump to ratings and reviews
Rate this book

Novelas do Minho #8

A Viúva do Enforcado

Rate this book
Teresa de Jesus é a filha única de um comerciante de Guimarães, uma menina inocente e muito religiosa, até ao momento em que conhece e se apaixona por um jovem ourives, Guilherme. Os dois casam-se e fogem para Espanha para evitar a ira do pai de Teresa, que se opunha fortemente à união, por não considerar que o casamento trouxesse à sua filha as melhores condições sociais ou financeiras. Em Espanha, Teresa cultiva uma amizade com Inês, filha do alcaide, apaixonada por António, um jovem português que se encontra em fuga por homicídio. A morte súbita do marido de Teresa vem frustrar o noivado de Inês e António, quando este acaba por expressar o seu amor por Teresa. Uma educação religiosa constrange um zelo dramático entre relações, perseguições e crimes, no cenário sociopolítico do início do século XIX, marcado pela oposição entre democracia e autoritarismo.

120 pages, Paperback

First published January 1, 1877

3 people are currently reading
61 people want to read

About the author

Camilo Castelo Branco

626 books300 followers
«Camilo Ferreira Botelho Castelo Branco (1825-1890) foi um dos escritores mais prolíferos e marcantes da literatura portuguesa contemporânea tendo sido romancista, cronista, crítico, dramaturgo, historiador, poeta e tradutor. Teve uma vida atribulada, que lhe serviu muitas vezes de inspiração para as suas novelas. Foi o primeiro escritor de língua portuguesa a viver exclusivamente do que escrevia. Durante quase 40 anos, entre 1851 e 1890, escreveu à pena, logo sem qualquer ajuda mecânica, mais de duzentas e sessenta obras, com a média superior a 6 por ano. Prolífico e fecundo escritor, deixou obras de referência na literatura lusitana. Apesar de toda essa fecundidade, Camilo Ferreira Botelho Castelo Branco não permitiu que a intensa produção prejudicasse a sua beleza idiomática ou mesmo a dimensão do seu vernáculo, transformando-o numa das maiores expressões artísticas e a sua figura num mestre da língua portuguesa.»
Fonte; http://www.luso-livros.net/biografia/...


Camilo Ferreira Botelho Castelo-Branco (1st Viscount de Correia Botelho), was born out of wedlock and orphaned in infancy. He spent his early years in a village in Trás-os-Montes. He fell in love with the poetry of Luís de Camões and Manuel Maria Barbosa de Bocage, while Fernão Mendes Pinto gave him a lust for adventure, but Camilo was a distracted student and grew up to be undisciplined and proud.

He intermittently studied medicine and theology in Oporto and Coimbra and eventually chose to become a writer. After a spell of journalistic work in Oporto and Lisbon he proceeded to the episcopal seminary in Oporto in order to study for the priesthood. During this period Camilo wrote a number of religious works and translated the work of François-René de Chateaubriand. Camilo actually took minor holy orders, but his restless nature drew him away from the priesthood and he devoted himself to literature for the rest of his life. He was arrested twice, the second time due to his adulterous affair with Ana Plácido, who was married at the time. During his incarceration he wrote his most famous work "Amor de Perdição" and later it inspired his "Memórias do Cárcere" (literally "Memories of Prison"). Camilo was made a viscount (Visconde de Correia Botelho) in 1885 in recognition of his contributions to literature, and when his health deteriorated and he could no longer write, Parliament gave him a pension for life. Going blind (because of syphilis) and suffering from chronic nervous disease, Castelo Branco committed suicide in 1890.

Ratings & Reviews

What do you think?
Rate this book

Friends & Following

Create a free account to discover what your friends think of this book!

Community Reviews

5 stars
11 (14%)
4 stars
33 (43%)
3 stars
29 (38%)
2 stars
3 (3%)
1 star
0 (0%)
Displaying 1 - 6 of 6 reviews
Profile Image for Rosa Ramôa.
1,570 reviews86 followers
March 27, 2015
Sinopse wikipedia:
"Teresa, a única filha de um comerciante de Guimarães, é uma moça devota até ao dia em que se encontra e apaixona por um jovem ourives. Perante a oposição do pai, e com a ajuda de um abade, eles casam e fogem para Espanha para fugir à ira do pai dela. Aí ela conhece Inês, a filha do alcaide da cidade onde se refugiam, que está apaixonada por António, um outro português, que foge da forca por homicídio. Este e Inês estão noivos, mas quando Teresa enviúva de repente, a situação altera-se e António, declara-se a Teresa e eles decidem casar. Inês refugia-se em Madrid e mais tarde morre, deixando o alcaide desesperado. Este vinga-se fazendo António cair nas mãos da justiça portuguesa, que o virá a enforcar".
***
Amores fatais...
Profile Image for Tiago.
240 reviews18 followers
March 9, 2023
A história de um amor proibido contada de forma magistral por Camilo Castelo Branco. O livro, que faz parte da série de Novelas do Minho do autor, tem muita ação e "plot twists". O narrador do livro, um senhor que vive em 1877, conta a história de Teresa de Jesus, descrita como "filha única, bonita, muito recolhida, e confessada de um franciscano tão bem intencionado que prometia fazer dela uma santa com a ajuda de Deus." filha única de Joaquim Pereira um surrador de couro da cidade de Guimarães e de Dona Feliciana. Teresa é ultra devota e estava praticamente encaminhada para a vida religiosa até que surge o amor proibido. A história ocorre na década de 20 do século XIX e a disputa entre liberais e absolutistas serve como pano de fundo para esta história. Apesar de ser uma novela bem curta, há personagens marcantes, como o Joaquim Pereira, que é um verdadeiro bruto no convívio social.
Profile Image for Teresa Gonçalves.
128 reviews6 followers
August 10, 2021
#1PortuguêsPorMês

Mais um clássico bem português que conquistou o meu coração. Uma história de amor e ódio, que cruza o valor da honestidade, trabalho e honra, com os furtivos acontecimentos que a vida proporciona e assim traça o destino de cada um de nós.
Profile Image for Ricardo.
112 reviews9 followers
November 10, 2023
This charming little tale, masterfully written, illustrates some of the traditions of Portugal in the nineteenth century. The plot is, well, colorful, the characters are vivid, and the story is skillfully woven into the historical politics of the period. Have fun reading it.
Profile Image for Gabriela.
10 reviews
August 5, 2023
“A magnitude do crime dá-nos a medida daquele amor! E eu, à luz de 1877, não conheço nada mais infantil, mais mavioso, mais fidalgo, e mais idílico. É agradecer um retrato e uma paixão levando uma florzinha em troca de um coração que deixa. Lindo, lindo! Quem não tiver alma para compreender isto, não leia novelas da natureza destas.”

“No meu tempo amava-se muito.(…) As almas então eram leves, voláteis, e vestiam-se com os raios prateados da lua; hoje, ouço dizer que os corações estão pesados e retraídos dentro dos seus espinhos de ambição, cobertos de pomos de ouro como os ouriços-cacheiros no estrado das macieiras.”

“Conversavam em coisas da vida comum, se falavam; e se trocavam entrem si ditos extraordinários é quando iam silenciosos. O amor é isto.”

“A mulher, quando ama, tem heroísmos e abnegações de que o homem – o ser mais egoísta do reino animal – é incapaz.”
4 reviews
April 3, 2017
Um livro que conta a história de um amor proibido entre Teresa, uma rapariga devota, e um jovem ourives. A partir daqui existirão uma série de acontecimentos que transformam este romance. O livro é mais do que uma simples história de amor e demonstra a criatividade de Camilo Castelo Branco. Não foi um livro que tivesse gostado muito de ler.
Displaying 1 - 6 of 6 reviews

Can't find what you're looking for?

Get help and learn more about the design.