Conversando com um jovem colega sobre transferência, escuta analítica, pensamento clínico, trauma e simbolização, sofrimento neurótico e sofrimento narcísico, Marion Minerbo oferece uma visão ao mesmo tempo acessível e profunda sobre noções que, desde Freud, vêm ocupando analistas e pacientes em busca de transformações de sua miséria neurótica, como diria nosso fundador.
Psicanalista com grande experiência clínica e didática, Marion Minerbo consegue falar sobre psicanálise com graça e leveza, tornando este livro uma leitura recomendável tanto para os aprendizes de feiticeiros como para os já iniciados.
Marion Minerbo é uma psicanalista brasileira, reconhecida por sua atuação na transmissão da psicanálise e por suas contribuições para a compreensão das formas de sofrimento psíquico na clínica psicanalítica. É autora de diversos livros voltados tanto para a formação de psicanalistas quanto para o público geral interessado em psicanálise. Escritos em linguagem clara e acessível, são conhecidos por transmitirem conceitos complexos de maneira didática e sem jargões.
Marion Minerbo nasceu em São Paulo em 1957. Formou-se em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, especializando-se em psiquiatria. Posteriormente, obteve o título de doutora pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e se tornou psicanalista pela Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP).
Ao longo de sua trajetória, Minerbo desenvolveu múltiplos interesses dentro da psicanálise, consolidando um estilo próprio de abordar e de transmitir o fazer clínico.
apesar do conteúdo ser maravilhoso o esquema de diálogo estragou muito a leitura pra mim.
os dialogos são forçados e não ajudam no entendimento da teoria. poderia muoto bem ter sido escrito sem eles e acredito que os leitores tirariam maior proveito