Mente e cérebro parecem indissociáveis. Mas existe um local específico no cérebro que abriga a consciência? Se sim, como ela é produzida? Será possível que a consciência – ou alma – sobreviva à morte? As experiências de quase morte (EQMs), nas quais determinadas pessoas, em incidentes graves, sentem que deixam o corpo e vivenciam uma série de fenômenos inexplicáveis, têm fascinado a humanidade desde o princípio dos tempos. Além das similaridades presentes nos relatos – túneis de luz, encontro com entes queridos, sensação de paz extrema, comunhão com o universo e desejo de não retornar à vida que conhecia –, tais experiências ocorrem com indivíduos de todas as etnias, religiões e classes sociais. Neste livro, o neurocirurgião Edson Amâncio deixa verdades absolutas de lado e, com sua visão de médico e pesquisador, mergulha no estudo das EQMs. Para isso, parte tanto de uma completa revisão de casos mencionados na literatura quanto dos relatos que ouviu de seus pacientes e de pessoas com quem conversou ao longo de quase duas décadas. O resultado é uma obra leve e humana, que vai surpreender tanto aqueles que acreditam na vida após a morte quanto os convictamente céticos. Prefácio do neurocientista e escritor Sidarta Ribeiro.
Leitura bem tranquila e fluída. A primeira metade do livro é muuuuito interessante, mas depois, são apenas relados de EQMs e EFCs, o que é legal, mas não ajuda muito a entender o tema por si só. Faria mais sentido aprofundar o começo do livro com pesquisas mais atuais e esforços que estejam sendo feitos, follow ups nos conhecimentos anedóticos que foram apresentados inicialmente.
Ótimo livro para quem começou a se interessar pelo assunto. Abrangente e didático. Vários relatos de experiências que devem ser complementadas pelos vídeos do canal "Afinal, o que somos nós?", do YouTube.
o que acontece quando morremos? o que há do lado de lá? existe o lado de lá? eis ai o maior mistério da vida, né? minha avó - maravilhosa e super leitora - comentou comigo sobre esse livro recentemente. é um tema que me intriga desde sempre e, mais recentemente, depois de ter sofrido a maior perda da minha vida e, desde então, ter passado a ter algumas “vivências”. o livro foi escrito por um neurocirurgião renomado e traz técnica, casos práticos de EQMs e, para mim, trouxe também muitas reflexões. não é um livro religioso, muito pelo contrário. é sobre ciência e medicina. mas há também coisas que a medicina não explica - ouvi isso muito frequentemente no último ano de médicos diversos. terminei o livro com uma sensação boa, de paz e tranquilidade. de novo, não é sobre religião ou fé. o livro trata sobre relatos reais, estudos e pesquisas científicas. a leitura é fluida, simples e rápida. adorei ter lido!