Jump to ratings and reviews
Rate this book

Lições amargas: Uma história provisória da atualidade

Rate this book
Após um ano perdido, de uma década perdida, Gustavo Franco traz um balanço lúcido e provocador da situação do país

Gustavo Franco, economista renomado e um dos formuladores do Plano Real, mobiliza sua conhecida independência intelectual, domínio dos dados e capacidade analítica para refletir não apenas sobre os problemas do país, mas sobre como a nossa forma de pensar a respeito deles vem se transformando, com profundas e imprevistas consequências.

Sob o espectro da pandemia de covid-19, o autor toma as controvérsias que se impuseram ao longo de 2020 e 2021 como ponto de partida para uma análise eclética e inovadora, que abrange desde as razões da estagnação econômica durante o Império até as consequências da adoção do bitcoin e outras moedas digitais. Gustavo disseca também a questão das reformas, sempre presentes na discussão nacional, reconhecidas como necessárias pela maioria dos protagonistas da vida pública, mas que ficam velhas antes mesmo de serem aprovadas. Com lógica implacável, ele demonstra como o próprio conceito de reforma foi cooptado pelo estamento político para a construção de um discurso pretensamente modernizador, mas, na prática, voltado para o adiamento de qualquer mudança que contrarie poderosos interesses. “Tudo parece ter ficado mais agudo e urgente, assim como parece ter reduzido a nossa tolerância com a procrastinação. Ou não?”, ele provoca.

Lições amargas transborda de ideias originais, mercadoria escassa no cenário atual dominado pelo debate raso, dissociado dos fatos, prisioneiro dos dogmas. É menos um livro sobre as nossas dificuldades, e mais sobre a nossa incapacidade secular de enfrentá-las. Com fina ironia e genuína erudição, Gustavo Franco tira lições amargas dos anos de estagnação e da nossa inelutável tendência aos remédios milagrosos, para traçar os caminhos acidentados, porém ainda possíveis, de um reencontro com a nação que desejamos ser.

194 pages, Kindle Edition

Published May 26, 2021

22 people are currently reading
94 people want to read

About the author

Gustavo Franco

27 books15 followers

Ratings & Reviews

What do you think?
Rate this book

Friends & Following

Create a free account to discover what your friends think of this book!

Community Reviews

5 stars
34 (24%)
4 stars
64 (45%)
3 stars
32 (22%)
2 stars
10 (7%)
1 star
1 (<1%)
Displaying 1 - 14 of 14 reviews
Profile Image for Dario Andrade.
745 reviews24 followers
March 16, 2022
Gustavo Franco está na arena pública há bastante tempo. Participou do Plano Real e é atuante politicamente (mesmo sem ocupar cargos públicos) há pelo um par de décadas. Além disso, possui uma enorme erudição – coisa cada vez mais rara por essas plagas. Seu prefácio ao livro “Dinheiro e magia” (o livro trata do Fausto, de Goethe) é muito provavelmente melhor que o próprio texto principal.
Esses “Lições amargas” tem um pouco de tudo. Com o subtítulo “Uma história provisória da atualidade” é um pot-pourri de artigos, de algumas ideias esparsas com pontos em comum, em particular a insistência brasileira em ficar no mesmo lugar.
A teimosia brasileira em não se mover me parece bem expressa naquilo que ele chama de aperfeiçoamento macunaímico sobre o teorema de (d’O Leopardo de) Lampedusa : “para que tudo fique muito parecido com o que sempre foi, não mudamos mesmo nada de muito fundamental, mas permanecemos cultivando o mito das reformas, gastando energias políticas e sociais, correndo na esteira, trabalhando apenas com os consensos fáceis”.
Os 2 pontos que mais me interessaram (ou me esclareceram coisas quem me eram pouco evidentes) foram os que tratam da falência do investimento público e do isolacionismo da economia brasileira.
Enfim, uma leitura razoavelmente rápida e que traz vários para se refletir sobre a natureza do Brasil.


Profile Image for Alexandre.
65 reviews4 followers
June 10, 2021
Não acho que “Lições Amargas: Uma História Provisória da Atualidade” (2021) esteja entre os melhores livros de Gustavo Franco. Ainda assim, contém algumas máximas insuperáveis. Cinco exemplos:

… a inflação (…) é uma solução verdadeiramente diabólica, pois substitui com vantagem tanto os impostos quanto o endividamento público: é um imposto sem ritos legislativos e uma dívida sem juros e que não precisa ser paga.

No conto “O Empréstimo”, Machado de Assis retrata os percalços de um personagem que possuía a “vocação da riqueza, mas sem a vocação do trabalho”. A resultante desses dois impulsos discrepantes era uma só: dívidas.

Brasília desenvolveu enorme habilidade para fazer acordos políticos que espetam a conta em quem não faz parte da conversa. Daí os “pactos sociais” de que resultam a tributação do ausente, sendo que o exemplo mais célebre era a própria inflação …

Depois de 1994 ficou claro que estávamos diante de um outro tipo de conflito distributivo, aquele onde a tributação recai sobre outro ausente, ainda mais vulnerável, as crianças. A dinâmica orçamentária é a mesma, só que o déficit, ou o rombo, para usar o termo técnico, é coberto por dívida, não mais com papel pintado.

No nosso pequeno mundo patrimonialista, abrir como fechar uma empresa é sempre uma graça concedida pelo governo. Uma dádiva do Imperador, um alvará para começar e uma anistia para fechar, esse o destino de quase todos os que se aventuram a empreender, desde Mauá.

Pelo lado negativo, dois erros merecem registro, um maior e um menor. O primeiro (p. 59) corresponde à descrição das áreas Bi e Be no diagrama sobre as Leis da Estupidez. A relação entre os ganhos privados e as perdas coletivas está invertida. O segundo (p. 158) está na alusão à República "Atlântica" no lugar de "Pacífica".
7 reviews2 followers
September 26, 2021
Importante e atual. Pode ser um pouco complexo/denso no final, mas necessário.
Profile Image for Marcelo Bahia.
86 reviews66 followers
October 3, 2021
Ocasionalmente alguém me pede indicações de livros sobre Economia que sejam agradáveis e acessíveis – em geral o pedido vem de algum jovem com curiosidade pelo tema, ou de um dos pais desse jovem. Quando esses pedidos são para livros sobre investimentos, já sei exatamente quais de uma lista de meia dúzia para indicar. Mas quando se trata de Economia, sempre tive enorme dificuldade em enumerar recomendações. Os títulos mais óbvios ou são didáticos demais (e portanto desagradáveis) ou poluídos por algum viés ideológico patente. Bem, agora ao menos tenho este livro para recomendar.

Não que o livro não tenha algum viés ideológico também – Gustavo Franco é notadamente um economista liberal, e isso transparece ao longo do livro. Mas a clareza com que ele explica conceitos básicos de Economia que são imunes a qualquer malabarismo ideológico é louvável e desejável nos tempos atuais. Alguns exemplos:

- a dívida pública de hoje é o o imposto de amanhã. Ou seja, é uma espécie de imposto sobre a herança, um tributo que impomos sobre nossos filhos e netos.

- a inflação é um imposto que não passa por aprovação do Congresso e uma dívida pública sem juros e sem data de vencimento.

- há uma dupla personalidade nas taxa de juros: aquela necessária para atingir a meta de inflação e aquela necessária para garantir a demanda pela dívida pública (cuja oferta, por sua vez, depende da disciplina fiscal).

- o populismo é mais pragmático e menos ideológico do que se imagina. Nosso próprio país já observou populistas de esquerda praticando austeridade e políticas de livre-mercado e populistas de direita se colocando contra privatizações, abertura comercial e disciplina fiscal.

Esses e outros conceitos importantes são explicados dentro de contextos muito presentes no dia-a-dia (e em mídias sociais) de todos nós: COVID, processos eleitorais no Brasil, nossa burocracia, nossa insensatez política e legislativa, entre outros.

Em geral o livro é razoavelmente acessível e bastante objetivo. Faça-se um favor e invista 2 a 3 horas nesta breve leitura em vez de perder esse tempo e sua estabilidade emocional em mais uma discussão acalorada e sem propósito com o seu tio Nélio no grupo de Whatsapp da família.
Profile Image for Vinicius Silva.
11 reviews
February 1, 2024
Na mesma linha de escritores como Marcos Lisboa, Samuel Pessoa e Marcos Mendes, este livro é ótimo para uma introdução de alguns dos problemas perenes do Brasil: Protecionismo, Situação Fiscal, Baixa Produtividade e assim por diante. Com bastante sátira, GHB faz interessantes apontamentos e reflexões sobre os problemas do Brasil, mesmo que acabe sendo um pouco viajado como no capítulo 3. Mas no geral é um bom livro para começar a mergulhar nos problemas que transformam o Brasil na eterna promessa ou o país que não tem presente, mas somente futuro.
Profile Image for Thiago Coelho.
41 reviews2 followers
May 13, 2022
Gosto muito do Franco, mas nunca consegui achar nenhum dos livros por ele escritos nada demais. Esse livro é uma reflexão quanto ao momento que o Brasil passou na pandemia, com alguns comentários pontuais quanto ao futuro da economia em geral. Não vai mudar a vida de ninguém, mas é uma janela interessante pra se observar como uma das mentes mais importantes da economia brasileira está lidando com os eventos recentes.
Profile Image for Matheus Gomes.
23 reviews3 followers
April 10, 2022
Sou muito fã do Gustavo Franco mas esse livro parece ter sido escrito simplesmente porque a editora sabe que qualquer coisa com o seu nome, vende igual água. O livro parece uma coletânea de artigos de jornal, só vale a pena ler realmente na época da Pandemia, hoje em dia já virou pauta fria. Dispensável e nada marcante
Profile Image for Renata Perina.
236 reviews2 followers
June 30, 2024
Comecei a ler por ser um livro curto e mesmo assim demorei a concluir a leitura, não me entrosei tanto nos temas porque alguns ficaram meio batidos com o tempo - pelas referências a Covid e governo Bolsonaro. Ainda assim há frases e análises que valem a leitura, principalmente o capítulo sobre o pix.
Profile Image for Junior RC.
23 reviews
January 6, 2025
Eu daria um 3,5/5. Infelizmente, não há essa opção.

Tem alguns capítulos bacana onde ele traz alguns conceitos legais, mas no geral, parece um livro bem panfletário. É notório os ataques aos governos mais recentes e ao governo Dilma, mas parece que o governo Lula sequer existiu na análise dele. Acaba se tornando "previsível" a análise.
Profile Image for Isabel.
7 reviews
February 25, 2022
É um bom livro, alterando partes mais e menos interessantes. No entanto, a leitura não é muito fluida, não chega a ser um texto acadêmico mas há partes bem densas. Certamente não é um livro que visa atingir qualquer público.
Profile Image for Wilson.
100 reviews1 follower
October 29, 2022
Livro de fácil leitura, mas que demanda um conhecimento prévio de economia e finanças públicas para uma melhor absorção do conhecimento transmitido pelo autor. Me senti em uma sala de aula da faculdade ao passar pelas páginas do livro.
28 reviews
February 16, 2022
Sensacional a análise da situacao do Brasil. Gustavo Franco como sempre bem pontual e com uma leitura fácil.
2 reviews
June 27, 2021
Com seu humor fino e conhecimento ímpar, Gustavo Franco nos traz uma ótima visão mais imparcial para entender onde o Brasil chegou depois de décadas de trapalhadas. Tudo isso ajuda num Brasil em que o jornalismo está cada vez numa situação mais degradante por seu parcialismo que beira a falta de caráter (ou pelo menos chama o interlocutor de idiota).
Displaying 1 - 14 of 14 reviews

Can't find what you're looking for?

Get help and learn more about the design.