What do you think?
Rate this book


194 pages, Kindle Edition
Published May 26, 2021
… a inflação (…) é uma solução verdadeiramente diabólica, pois substitui com vantagem tanto os impostos quanto o endividamento público: é um imposto sem ritos legislativos e uma dívida sem juros e que não precisa ser paga.
No conto “O Empréstimo”, Machado de Assis retrata os percalços de um personagem que possuía a “vocação da riqueza, mas sem a vocação do trabalho”. A resultante desses dois impulsos discrepantes era uma só: dívidas.
Brasília desenvolveu enorme habilidade para fazer acordos políticos que espetam a conta em quem não faz parte da conversa. Daí os “pactos sociais” de que resultam a tributação do ausente, sendo que o exemplo mais célebre era a própria inflação …
Depois de 1994 ficou claro que estávamos diante de um outro tipo de conflito distributivo, aquele onde a tributação recai sobre outro ausente, ainda mais vulnerável, as crianças. A dinâmica orçamentária é a mesma, só que o déficit, ou o rombo, para usar o termo técnico, é coberto por dívida, não mais com papel pintado.
No nosso pequeno mundo patrimonialista, abrir como fechar uma empresa é sempre uma graça concedida pelo governo. Uma dádiva do Imperador, um alvará para começar e uma anistia para fechar, esse o destino de quase todos os que se aventuram a empreender, desde Mauá.