Gratidão é remédio com poder para superar sentimentos que obscurecem a vida, fecundando a capacidade moral de ser melhor a cada
A ingratidão não apenas torna alguém repudiável: ela o isola.
Para Tomás de Aquino, há três graus na gratidão: “O primeiro é que o homem reconheça o benefício recebido; o segundo consiste no louvor e na ação de graças; o terceiro consiste em prestar a retribuição no lugar apropriado e no momento oportuno, de acordo com as posses de cada um”.
Gratidão envolve alguém que presenteia algo voluntariamente a outra pessoa que não pode prover-se desse bem ou dom, indicando, portanto, uma carência de quem recebe algo, carência não só porque não possui a coisa, mas, sobretudo, porque não tem condições de conquistar ou adquirir aquilo.
Ser grato é reconhecer que aquilo que é importante para nós não depende apenas de nossas forças, ou melhor, depende principalmente, ou exclusivamente, de outra pessoa.
a única coisa que dependeria exclusivamente de nós seria o nosso caráter. Não podemos escolher se seremos ricos ou pobres, mas podemos escolher se seremos honestos ou desonestos. Não podemos escolher se seremos saudáveis ou doentes, mas podemos escolher se teremos ou não coragem para enfrentar a doença.
A fonte da ingratidão é a soberba, a arrogância de quem se vê superior aos demais e por isso afirma não depender de ninguém, concebendo-se a si próprio como autossuficiente.
“agradecer é dar; ser grato é dividir”.
a gratidão estabelece vínculos de solidariedade entre aquele que recebeu um favor e aquele que o praticou.
A neurociência e a psicologia comprovam que a gratidão reprograma nosso cérebro de tal forma que nos tornamos aos poucos mais
Reconhecer-se carente, vulnerável e dependente é abrir mão de toda soberba, é sobretudo reconhecer-se humano, permitindo que se estabeleçam vínculos de solidariedade entre nós.
Sempre aceitamos a felicidade como um dom de Deus. E a desgraça? Por que não aceitaríamos?”.
Diante dos desafios tristes da vida, não podemos nos refugiar no passado ou no futuro.
Muito de nossa incapacidade de apreciar a beleza do mundo que nos cerca e de sermos gratos está no fato de que perdemos a capacidade de viver no presente.
Se aprendermos a ser gratos pelo que está em processo, ficaremos menos ansiosos acerca de todas as coisas, acerca de nossas próprias vidas.
passe um dia (24 horas) sem reclamar. A principal função desse exercício é tornar-nos conscientes de que a ingratidão é o padrão natural do ser humano.
E o tempo requerido para que a resposta a uma carta chegasse até você ajudava a aclarar a sua mente e a responder de forma menos impulsiva.
Agradecer mais às pessoas com quem interagimos no percurso da vida amplia nosso discernimento social.
A ingratidão é mais comum que a gratidão, e é prudente contar com ela.
É o apego às consequências da ação que produz a confusão em nossa mente e nos impede de agir corretamente.
fazer a coisa certa é fazer o que é necessário para alguém, não necessariamente o que essa pessoa deseja,
Se somos odiados por aqueles a quem amamos, devemos amá-los, e não os odiar; servi-los em suas necessidades, e não os abandonar à própria sorte, pois se perto deles é difícil corrigi-los, que dirá longe! O nome disso é amor. O nome disso é graça. O nome disso é gratidão.
Jesus Cristo disse sobre os fariseus: não façam o que eles fazem, mas façam o que eles dizem para vocês fazerem.