Quem Pensa Enriquece é baseado no resultado de mais de 20 anos de estudo e análise de indivíduos que acumularam fortunas pessoais. Napoleon Hill estudou os hábitos de 16.000 pessoas, entre elas 500 milionários e os homens mais ricos de sua época, e chegou às "leis" que devem ser aplicadas para a conquista do sucesso. Este livro condensa essas leis dando a você os 13 princípios na forma da "Filosofia da Conquista". Mark Hansen, disse que o tempo mostrou que duas das leis/princípios possuem especial importâ 1) O princípio da Mastermind (Mente Mestra) e 2) A necessidade de um Objetivo Definido. O livro afirma que desejo, unido à fé e à persistência, pode levar o indivíduo a realizar qualquer feito, desde que este possa se livrar de pensamentos negativos e manter o foco em seu objetivo.
Oliver Napoleon Hill was an American self-help author and conman. He is best known for his book Think and Grow Rich (1937), which is among the best-selling self-help books of all time. Hill's works insisted that fervid expectations are essential to improving one's life. Most of his books were promoted as expounding principles to achieve "success". Hill is a controversial figure. Accused of fraud, modern historians also doubt many of his claims, such as that he met Andrew Carnegie and that he was an attorney.
Esse foi meu primeiro contato com Napoleon Hill e fiquei positivamente surpresa com o conteúdo principal de sua filosofia do sucesso. As idéias que compõem a base do pensamento de Hill se mantêm atemporais e acredito serem fontes inesgotáveis de inspiração para todos aqueles que têm um desejo verdadeiro de mudar de vida. Cabe lembrar aqui que o método proposto pelo autor envolve muito trabalho e auto avaliações constantes por parte do leitor e que não, mudanças drásticas não acontecem como num passe de mágica - algo que eu meio que inferi ao ler críticas preconceituosas e sem sentido aqui dentro dessa comunidade. Só não dei uma avaliação maior para a obra pois li a versão original de 1937 e, não sei se há alguma diferença substancial em relação a edições mais modernas, mas o fato é que alguns dos exemplos usados nessa primeira versão envelheceram mal com o tempo e eu precisava me lembrar constantemente de que o livro foi escrito para um público recém saído da depressão de 1929. De qualquer maneira, o principal da filosofia de Hill passou por décadas e se tornou um clássico graças à sua base sólida. Vale a pena a leitura.