Como se dar bem em uma entrevista de emprego? Como lidar com uma tensão recorrente com um colega de trabalho? Se você de repente é promovido a chefe de seus antigos pares, como enfrentar a situação da forma mais adequada? Como se recuperar de um grande erro cometido no trabalho? Como encontrar motivação para terminar um projeto difícil? A maioria dos profissionais infelizmente tem dificuldade para responder a essas perguntas, pois as universidades e até mesmo os cursos de pós-graduação quase nunca focam nesses aspectos do dia a dia de qualquer emprego. Mindset da carreira foi escrito justamente para orientar as pessoas em questões como essas, abordando todas as três fases que compõem uma conseguir um emprego, destacar-se nele e seguir em frente em busca de outra posição. Utilizando conceitos da ciência cognitiva, mais especificamente da psicologia, o professor Art Markman fornece inúmeras ferramentas para que você entenda como funciona sua própria mente no ambiente de trabalho e também a de seus colegas e chefes. Essa é a verdadeira chave para ser bem-sucedido profissionalmente.
Art Markman is a professor of Psychology at the University of Texas at Austin and is one of the premier cognitive scientists in the field. He served as director of the program in the Human Dimensions of Organizations. Now, Art is Executive Director of the IC2 Institute. Art's research explores a variety of topics in thinking including how people use analogies, make decisions, communicate, and get motivated. He also consults to companies teaching their employees to think more effectively. That work is central to his books Smart Thinking, Smart Change, Brain Briefs, and Habits of Leadership. His newest book is Bring Your Brain to Work. When Art is not working or spending time with his family, he is playing the saxophone in a band.
É um livro interessante. Mas fui com uma perspectiva e acabei encontrando outra coisa. É um livro que talvez ajude muito que é mais novo, não é o meu caso. Ajudará muito quem está perdido, e eu creio que já possuo um norte.
O ponto positivo é que ele reafirma muita das coisas das quais eu já tinha uma consciência sobre, ou coisas das quais eu precisava de uma formulação mais formal. Não revela nada de surpreendente, mas é bom que é mais um ponto de apoio sobre coisas que já acreditamos.
Senti um pouco de falta de referências mais palpáveis. Até tem uma boa lista de referências, mas é tudo meio "solto" no estilo americano, prefiro as citações e referências mais "à brasileira".
De forma geral, é um bom livro, com bons insights e formulação de pensamento. A parte "chatinha" é dele ser um livro muito "quadradinho" e previsível, vc não tem uma surpresa ou algo "revelador", talvez seja mais um ponto positivo do que negativo, não sei, eu não gostei disso nesse livro. Parece muito "acadêmico" nesse ponto.
Tem alguns trechos que gritaram alguns pontos de vista mais pessoais que não foram tão fundamentados, como por exemplo, um ataque gratuito ao MBTI e Jung, assim como uma "insistência" nas questões de diversidade.
No geral, é isso. É um bom livro, mas falta alguns elementos para ser algo surpreendente ou revelador, mas não chega a ser um livro ruim, pq trará algum tipo de conhecimento para quem está começando a carreira agora.