Jump to ratings and reviews
Rate this book

Quando Fernando Morreu

Rate this book
Virgínia amou Fernando por quase vinte anos de sua vida. Ele era seu companheiro. Seu marido. Seu amante. O pai de sua filha. Com a morte dele, tudo desmorona. Os alicerces que a mantinham segura caem por terra. Antigos medos retornam para atormentá-la. Enfrentar um dia após o outro parece impossível, quando não se consegue enfrentar nem o que você realmente é. AVISO BIFOBIA

34 pages, Kindle Edition

Published September 20, 2020

1 person is currently reading
12 people want to read

About the author

Beatriz Lucio

11 books2 followers

Ratings & Reviews

What do you think?
Rate this book

Friends & Following

Create a free account to discover what your friends think of this book!

Community Reviews

5 stars
11 (36%)
4 stars
11 (36%)
3 stars
4 (13%)
2 stars
3 (10%)
1 star
1 (3%)
Displaying 1 - 5 of 5 reviews
Profile Image for Perdi  a página.
19 reviews1 follower
November 6, 2020
Vou começar dizendo que eu não esperava que esse conto fosse me pegar de jeito, e talvez a nota seja influenciada (um pouco) por minhas experiências pessoais porém não ligo, em cada linha estarei sendo bem sincera quanto ao que eu li e não daria pra ser diferente, como conversou com meu lado pessoal mentir sobre essa resenha seria o mesmo que mentir para mim.

Quando Fernando morreu" acompanhamos a história de Virgínia, uma mulher passando pelo luto de ter perdido o homem que amou por 20 anos, apesar de ter um ano da morte de seu marido ela ainda não superou tal sofrimento e isso tem mexido com sua vida e influenciado na sua relação com a filha Letícia. Tudo parece desmoronar e não parece ter nada nesse mundo que possa ajudá-la a enfrentar o que está passando ou pelo menos é o que Virgínia acha.

Esse conto entra pra minha caixinha de favoritos de 2020 💚 a história de Beatriz fala muito sobre o luto, essa pressão de precisarmos ser fortes o tempo inteiro e não ter o direito de ser vulnerável principalmente se há um filho no meio. Parece que a sociedade enxerga que a pessoa pra se tornar mãe/pai de alguém é necessário se desinvidualizar e viver única e exclusivamente para aquele novo serzinho até ele ser estável o suficiente para conseguir seguir sozinho, depois desse momento que pode-se voltar a ter uma personalidade, seus pensamentos, vontades... O contrário disso é ser egoísta e uma péssima mãe; também fala muito de como relações familiares podem influenciar positiva como negativamente (e outras também, mas nesse conto é mais abordado nesse lado); e como por vezes, nos sentimos pressionados a querer ajudar ao outro a ponto de acabar nos fazendo mal por não conseguir, precisamos entender que há coisas que fogem ao nosso controle. É óbvio que havendo a possibilidade de ajudar podemos fazê-lo mas é necessário saber separar até onde conseguimos e até onde essa ajuda precisa partir de outro lugar.

Como disse anteriormente o conto conversou comigo em vários momentos por ter semelhanças com a minha vida pessoal. Atualmente estou trabalhando para que eu não tenha mais medo de dizer e fazer as coisas que quero com medo de frustrar as expectativas de alguém. Não é justo comigo mesma fazer esse tipo de coisa, embora seja chato, eu não posso viver às custas de não desapontar alguém, isso está fora do meu controle e está tudo bem causar isso em alguma pessoa que criou expectativas em cima de mim por conta de algo, precisamos fazer aquilo que nos faça bem e se no meio do caminho isso não desapontar alguém melhor ainda. Virgínia, com o tempo espero alcançar a libertação que você experienciou naquele momento. Comprem e não deixem de avaliar ao final da leitura na rede social de sua preferência. ISSO É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA PARA ES AUTORIES!!!
Profile Image for Jesk.
35 reviews
February 5, 2021
Virgínia está de luto, seu grande amor morreu, levando consigo toda sua força de viver. É medo, é tristeza, é luto, é preconceito, Virgínia precisará trabalhar em si para enfrentar tudo isso, para achar seu novo porto seguro, se reerguer e voltar a viver.

Um conto muito triste e pesado, chorei muito, esse conto não é pra mim por causa dos gatilhos, mas ainda assim gostei muito de ler um final feliz e esperançoso.
Profile Image for Lírio Moraes.
7 reviews1 follower
March 28, 2021
Me surpreendi muito positivamente!
Quando vi o tamanho do conto, não imaginei que a autora conseguiria tocar em tantos pontos sensíveis e relevantes em tão poucas páginas.

Aqui conhecemos Virgínia e acompanhamos a superação de seu luto, após perder o marido, a reconstituição de uma nova vida após essa perda e o enfrentamento dos preconceitos familiares para viver um novo amor enquanto bissexual e resistindo para viver essa identidade plenamente, sem se esconder.
Profile Image for Brendon Santos.
Author 5 books3 followers
October 2, 2020
É maravilhoso, amei. E só a minha opinião importa.

Eu estou no meio de um projeto pessoal de Um Conto Monodissidente por Dia durante uma Semana. Felizmente, a maioria das leituras até agora foram agradáveis e muito bem escritas. Incluso esta aqui.
Achei muito tocante a forma com que a autora escreveu sobre o luto, a depressão e a libertação própria, tudo isso permeado por uma narrativa dinâmica e quase poética.
Agora estou ansioso por ler novas obras dela o mais brevemente possível.
Displaying 1 - 5 of 5 reviews

Can't find what you're looking for?

Get help and learn more about the design.