Esta é a primeira obra que leio para o meu projeto “Páginas Portuguesas” que consiste em ler e promover livros de autores portugueses! Adorei a escrita simples da autora, assim como a forma real como os adolescentes são descritos: com problemas, imensas emoções, intensos e imprudentes. Gostei imenso da Mariana, da sua forte personalidade, por saber o que sente e por correr atrás do que quer e dos seus objetivos. Gostava de saber um pouco mais sobre a sua família tal como pudemos saber da família do Gustavo. Já o Gustavo provocou em mim um misto de emoções. No início gostei bastante dele por ser real e honesto em relação a quem era e sobre o que queria. Mas acho que a partir de uma certa altura se tornou imaturo e até egoísta. Não gostei nada do facto de ser ele a decidir quando a relação devia começar, terminar, quando se deveria oficializar. Acho que se tornou demasiado controlador nesse sentido. Adorei a forma como a Mariana, no final do livro, decide seguir em frente e pede ajuda profissional para o conseguir. O Gustavo desiludiu-me pela forma como mais uma vez, decidiu que a relação dele com a Mariana merecia mais uma oportunidade. Acho que é muito importante sabermos quando fazemos mais mal a uma pessoa do que bem e temos de saber quando deixar ir. Infelizmente, o Gustavo não sabe isso. Recomendo muito este livro se quiserem uma leitura rápida, clichê e real. Vão adorar a escrita da Carolina, o enredo e todas as personagens que aqui conhecemos!
"De mãos dadas com a saudade" é um romance curtinho, mas repleto de sentimentos.
Senti reviver a minha adolescência neste livro, a intensidade do primeiro amor, a mágoa, as desilusões, as aventuras, o tempo em que acreditávamos tudo ser possível a qualquer custo.
O livro está em formato de cartas, intercalando os capítulos entre a Mariana e o Gustavo, e narrando as suas versões dos mesmos acontecimentos, que foram acontecendo ao longo dos anos. Isso permite que possamos ler os dois lados e compreender as escolhas e sentimentos tanto de um como de outro.
Achei a escrita da Carolina muito bonita, doce e com muito sentimento lá colocado, tal como ela é.
Desde o inicio nos questionamos o que terá acontecido entre Mariana e Gustavo e isso faz com que queiramos ler mais e mais, tornando a leitura ainda mais rápida e viciante.
Um Young Adult que nos deixa nostálgicos e nos toca no fundo do coração.
Minha querida Carolina! Este livro é sem dúvida a descrição perfeita da intensidade e emaranhado de sentimentos que é ser-se adolescente. Intensa e comovente, em poucas páginas a Carolina traz-nos a história de amor de Gustavo e Mariana. Mostra-nos como o amor é tão bonito e simultaneamente pode ser tão doloroso. Mostra que nem sempre o amor termina mesmo quando termina uma relação. E que por mais que o tempo passe e os caminhos se afastem, duas pessoas unidas pelo destino estarão sempre ligadas uma à outra. Uma história de amor adolescente muito especial, que retrata os danos que uma infância dolorosa podem provocar no futuro de uma criança. Um livro excelente para quem apreciar YA, mesmo não sendo o meu género de eleição a Carolina tem o dom de tocar no nosso coração, e conseguiu fazê-lo comigo, uma vez mais.
Um livro fofinho que em alternadamente por capítulos o Gustavo e a Mariana nos contam a história de amor deles. Um amor adolescente com todos os sentimentos à flor da pele, com todas as suas primeiras vezes, com todo o drama da adolescência, com todo o impulso da idade, com toda a sua inocência e tantas outras aventuras . Este livro faz-nos reviver a adolescência e vem-nos a nostalgia desse tempo. Por momentos da vontade de ter novamente 15 anos e viver tudo tão intensamente.
Este é um livro que se nota que é escrito com o coração. É de uma sensibilidade tão grande que é impossível ficar indiferente.
A escrita da autora é apaixonante, tem muita profundidade e sentimento nas suas palavras. Outra coisa que adorei foi a capa, eu já gostava dela, mas depois de ler e perceber o seu significado, pensei :"Faz tanto sentido, está perfeita."
De mãos dadas com a saudade, é uma bonita história de amor entre dois jovens. Gustavo parece ter um íman que atrai o sexo feminino. Ele é bonito, divertido, adora festas e sexo fácil. Mariana sabe o que quer para a sua vida e certamente não é um " playboy" como Gustavo. Só que a vida é uma caixinha de surpresas e o nosso coração nem sempre segue o que a cabeça nos diz. Eles viveram um lindo romance de verão, contudo, há erros que levaram à separação. Cada um seguiu o seu caminho, refizeram as suas vidas, com segredos ainda por revelar, mas uma coisa é certa... Nenhum deles conseguiu superar... Será que vai haver uma nova oportunidade para eles?
Adorei o livro e fez-me viajar no tempo... As primeiras paixões de verão, as férias com as amigas, a pureza do primeiro amor. Faz refletir sobre as dúvidas e inseguranças de uma relação, as escolhas que por vezes fazemos em nome dos que amamos quando pensamos que será o melhor para eles. Mas será que eles não deveriam ter o direito de poder escolher?
Sabemos aqueles livros que vos fazem reviver um momento da vossa vida? Este livro da minha querida amiga @carolinacruz_blog fez isso mesmo ❤️ Figueira da Foz 2005 ❤️
Adorei a escrita, super fluída com diálogos naturais. Ao início estranhei um pouco o drama, mas depois facilmente entramos na história e só queremos continuar a ler.
É um romance romântico, bem português, com referência a músicas. Tal como lhe disse este livro não merece ter só 140 páginas. Ganhava muito mais em ter o dobro, o dobro de Gustavo e o dobro de Mariana.
Agora vou ler o outro que também estou com grandes expectativas agora que sei que sou compatível com a escrita da Carolina.
Ansiosa também pelo seguinte 😊
Super fã amiga! E juro que não é por almoçares comigo no Vitaminas 🤣
Já tinha lido um outro livro desta autora, e desta vez encontrei este livro através da Boutique da Cultura. É um livro bem pequenino e a história destes dois acaba nos envolver. Mariana escreve cartas para o Gustavo, porque precisa de deitar tudo cá para fora, encerrar um capítulo. E Gustavo faz o mesmo, e no meio destas cartas eles vão-nos contando a sua história de amor. É uma bonita história de amor que a autora nos conta, e que acabamos por ficar deliciados com esta história.
Talvez não seja segredo nenhum, mas até a pessoa menos romântica se rende à sensibilidade com que a Carolina escreve sobre as peripécias e agruras de um primeiro amor. Um romance pequeno que prende o leitor do princípio ao fim num enredo epistolar que falar de crescimentos, erros, amor, memórias, saudade e perdão. Confesso que soube a pouco e estou desejosa de saber o que acontece a seguir! Será que os protagonistas se conseguem perdoar... a eles próprios?
De mãos dadas com a saudade não é de todo um romance lamechas. Mas através da escrita leve, simples e emocionante da Carolina, faz-nos "voar" e sermos meros espetadores nesta história que, na minha perspetiva, não tem de todo um final feliz.
👇 O melhor é conheceres a minha opinião completa em vídeo no canal 🎬
" Depois de "O Coração Vive de Sorrisos", as expectativas estavam altas para o próximo romance da Carolina. "De Mãos Dadas com a Saudade" foi tudo o que esperava e mais. Neste livro que tem como pano de fundo a Figueira da Foz e Coimbra, seguimos a história de Mariana e de Gustavo, dois jovens que se conhecem no Verão mas cujo amor resiste ao teste do tempo e se prolonga nas estações do ano. Feito de amores, desilusões e traumas antigos, este é um romance que retrata as relações de uma forma honesta, com tudo o que o passado de cada um de nós acarreta e o impacto que tem no nosso futuro. Adorei as várias camadas do Gustavo, a profundidade da sua personalidade, as mágoas da sua vida familiar e a capacidade que teve para abraçar um grande amor de braços abertos, sem medos. Também senti um carinho enorme pela Mariana, que teve a coragem de amar um rapaz que se mostrava ao mundo com uma faceta de pinga amor, mas que na realidade era muito mais do que aquilo que queria que os outros vissem. É uma leitura fenomenal que não nos deixa parar e nos prende do início ao fim. Mais um romance maravilhoso da Carolina que é um dos mais promissores talentos na escrita portuguesa.
Sou super suspeita para este tipo de crítica, porque gosto imenso da Carolina. Uma mulher doce, amorosa e simpática. O seu livro é igualmente amoroso! Uma história de amor daquelas que nos enche o coração e nos faz sonhar... uma história sobre o verdadeiro amor. A Carolina tem uma escrita como ela, doce!
Este livro, tal como o anterior que linda Carolina, fala novamente de uma forma tão bonita, pura e especial deste sentimento que move o mundo, o Amor. ⠀ ⠀ Este é um livro sobre o primeiro amor.⠀ ⠀ Aquele amor arrebatador que nos muda a vida. ⠀ ⠀ Aquele amor puro, excitante, honesto, único, especial, que não se esquece e nos molda a vida. ⠀ ⠀ Aquele amor incondicional. ⠀ ⠀ Aquele amor que nos faz pensar que tudo é possível. ⠀ ⠀ Aquele amor que quando acaba nos magoa, nos marca e nos faz pensar que nunca mais vamos ter nenhum igual. ⠀ ⠀ A história gira em torno de duas personagens que se amaram (e amam) e que por várias circunstâncias da vida, se separaram. ⠀ ⠀ A Carolina tem uma forma tão peculiar de escrever, que este livro nos agarra do início ao fim e nós só queremos saber como é que esta história vai acabar. ⠀ ⠀ Eu, como romântica incurável que sou, amei este livro e tenho a certeza que as personagens encontram o caminho de volta uma para a outra.⠀ ⠀ Este livro é mais uma prova de que aquilo que se faz em português é bom, muito bom mesmo e de que temos de apostar no que é nacional!
Obrigada Carolina por nos dares o privilégio de te ler! ⠀ ⠀ Como já te disse, quero mais! ⠀ VIVA O AMOR!
eu gostei do livro, no início custou me um pouco entrar na história porque não me identifiquei nada com a Mariana e não gostei muito do Gustavo. Depois de conhecer mais sobre os personagens (no caso o Gustavo, fala se pouco da Mariana) tornou-se uma leitura mais leve e fluida. Houve algumas ações que não gostei, principalmente do Gustavo quando a mandou embora e quando lhe mentiu. Gostava mais que a Estrela do Mar fosse mais sincera em relação aos seus pensamentos e que se libertasse mais. O final foi aberto o que é bom para nos deixar refletir.
A Carolina traz-nos neste segundo livro uma história contada a duas vozes, pela Mariana e o Gustavo, as personagens principais da narrativa. Conheceram-se na Figueira da Foz, na praia, onde passavam férias. Gustavo estava com o amigo Zé e a Mariana estava com a Leonor e a Sofia. Quando Mariana vai ao mar e não consegue regressar, é Gustavo que a ajuda, mas este primeiro contacto entre ambos não vai encantar a Mariana, que não gostou muito do ar engatatão de Gustavo.
Gustavo vem de uma família complicada e algo desestruturada. Nos primeiros tempos, Mariana evita Gustavo, pois não gosta que ele anda com várias raparigas, mas à medida que o tempo passa vai nascer um grande amor e uma grande cumplicidade entre os dois, que de certa forma vai mudar o Gustavo para sempre. Entretanto, aquelas férias terminam e eles são obrigados a separarem-se, é a partir daqui que a história sofre várias reviravoltas que o leitor não está à espera e nos mantêm presos à leitura.
Amei este livro. Acabei-o em dois dias e verdade seja dita não o conseguia largar. A Carolina escreve com o coração, com sentimento e emoção e isso sente-se nesta narrativa, no que une Mariana e Gustavo. Gostei de ver a evolução do seu trabalho relativamente ao livro anterior.
A narrativa está muito bem conseguida, muito coesa e fluída, recheada de emoções e sentimentos, como é característica da escrita da Carolina.
Têm que ler este livro, é delicioso. Vale mesmo a pena.