Marcos DeBrito, Rodrigo de Oliveira, Marcus Barcelos e Victor Bonini são autores reconhecidos pela crueldade de seus personagens e grandes reviravoltas nas narrativas. As mentes doentias por trás dos livros A Casa dos Pesadelos, O Escravo de Capela, Dança da Escuridão, Horror na Colina de Darrington, Quando ela desaparecer, O Casamento, Colega de Quarto, e da série As Crônicas dos Mortos, se uniram para criar versões perturbadoras sobre as tragédias que ocorreram em um terreno amaldiçoado, e convidaram o igualmente perverso Tiago Toy para se juntar na tarefa de despir os homicídios, acidentes e assombrações que permeiam um dos principais desastres brasileiros: o incêndio do edifício Joelma. O trágico acontecimento deixou quase 200 mortos e mais de 300 feridos, além de ganhar as manchetes da época e selar o local com uma aura de maldição. Esse fato até hoje ecoa em boatos fantasmagóricos que envolvem a presença de espíritos inquietos nos corredores do prédio e lendas sobre lamúrias vindas dos túmulos onde corpos carbonizados foram enterrados sem identificação. Algo que nem todos sabem, é que muito antes do Joelma arder em chamas no centro de São Paulo, o terreno já havia sido palco de um crime hediondo, no qual um homem matou a mãe e as irmãs e as enterrou no próprio jardim. Devido às recorrentes tragédias que marcaram o local, há quem diga que ele é assombrado por ter servido como pelourinho, onde escravos eram torturados e executados. E sua maldição já fora identificada pelos índios, que deram-lhe o nome de Anhangabaú: águas do mal. Se as histórias são verdadeiras não se sabe... A única certeza é que a região onde ocorreu o incêndio tornou-se uma mina inesgotável de mistérios. E, neste livro, alguns deles estão expostos à loucura de autores que buscaram uma explicação.
Conheci esse livro num passeio despretensioso pela Saraiva, peguei da estante de lançamentos e fui sentar na poltrona sem intenção de comprá-lo. Tenho curiosidade em saber mais da história de grandes tragédias como essa do Joelma, então pensei que ler um pouco na própria livraria já satisfaria minha curiosidade. Ledo engano, eram quase 21 e eu me perdendo nas suas páginas, criançada em casa só com o pai provavelmente sem tomar banho e nem jantar. Então o dever falou mais alto e lá fui eu para o caixa. Li o livro em praticamente 2 dias (quem tem criança pequena em casa num final de semana sabe bem que isso é um recorde!). Porém... não dei 5 estrelas porque achei a última história too much até para mim, que adora um terrorzinho básico à la O Exorcista. A história do meio já achei mais bonitinha, consegui lidar com aquilo, mas a que fechou o livro, peloamordedeus, não precisava tanto.
Eu estava super curioso para ler este livro, pois amo o trabalho do Debrito, Bonini e Barcelos e sempre tive curiosidade de conhecer a escrita do Rodrigo, mas zumbis me impediam, não aguento mais histórias de zumbis!
Eu amei os contos e a forma com a qual os autores conseguiram mesclar fatos com ficção. As tramas são envoltas em um misto de terror, horror (principalmente devido ao Devorador de Almas criado pelo autor Tiago Toy), drama e suspense, com personagens interessantes e bem construídos sendo confrontados com situações terríveis.
É super válido realizar pesquisas sobre cada um dos acontecimentos dos contos após a leitura de cada um, recomendo!
O único grande defeito, na minha opinião, é a quantidade de erros no texto, a revisão pecou muito, não são um ou dois erros, tem mais de um erro por página e em algumas páginas mais de um erro em uma mesma frase, isso me fez tirar uma estrela na minha avaliação, tomara que melhorem na próxima edição.
Eu simplesmente AMO um terrorzão, ainda mais no mês do Halloween. Agora, quando é em conto... eu simplesmente tenho uma queda para ler tudo. Creio que pelos contos serem menores, o terror se torna mais imediato, deixando tudo ainda mais chocante e apavorante. O gancho para unir todos esses contos, o Edifício Joelma, em São Paulo, foi perfeito. Só que, quando li o primeiro conto do Marcos Debrito, o que eu mais gostei, fiquei esperando mais contos de antes do incêndio no prédio, mas os demais contos se passavam do incidente para frente. Algumas escolhas foram estranhas, mas no geral são contos incríveis. Com certeza lerei mais coisas dos autores, incluindo do Tiago Too, que fez mini contos entre os contos principais para intercalá-los, sendo que uns me deram mais medo do que alguns das estrelas. Recomendo a todos os amantes de contos e de narrativas aterrorizantes.
Livro sobre o incêndio do prédio Joelma em SP que deixou mais de 180 mortos e 300 feridos. Uma narrativa que conta história de famílias por trás do acidente. Um livro difícil de “engolir”, pois tudo é muito trágico.
O livro é muito bem escrito e intrigante, provavelmente ficará vidrado e curioso para saber o que vem/o que acontece. Como sou medroso, teve uns momentos da leitura que fiquei eita p***.