Parece ficção, mas é tudo a trajetória das mulheres da família Pascolato, uma das maiores referências no mundo da moda brasileira, é apresentada aqui como um romance cheio de suspense e emoção. Na primeira parte do volume, "Alta Costura", o volume se concentra nos diários escritos pela matriarca italiana, Gabriella Pascolato, ao longo de 30 anos, descrevendo suas angústias de juventude, o casamento e as adversidades enfrentadas na Segunda Guerra, até a vinda da família para o Brasil. Na segunda parte, "Prêt-a-porter", o leitor desvenda os diários de Costanza Pascolato, filha de Gabriella, acompanhando os depoimentos emocionantes de Alessandra e Consuelo Blocker. Uma narrativa surpreendente, em que mulheres fortes confessam suas fragilidades, revelando como reconstruíram laços de família e superaram desafios de toda ordem.
Não sou uma pessoa tão aficcionada em moda, mas qual mulher não gosta de, pelo menos de vez em quando, saber sobre algumas tendências e em como melhorar o guarda-roupa, ou dar um up no visual com aquilo que já tem no armário?
Costanza Pascolato é sinônimo de elegância. Conhecer a história das mulheres dessa família é uma oportunidade à parte. Tudo começa com Gabriella, uma jovem que queria ir além do que era normal às jovens de sua época. Ela queria estudar e trabalhar. Ainda que tenha realizado o que lhe era esperado (a saber, o casamento e filhos), seus sonhos nunca foram esquecidos. Passar por uma guerra com filhos pequenos; ter que fugir do país; ficar separada do marido por tanto tempo; aprender a usar a beleza em vantagem própria, tudo isso moldou ainda mais o seu caráter, sua personalidade, e transferiu em ações e letras (através de seus muitos diários) às futuras gerações a garra das mulheres.
Passando por uma breve história de Costanza, e das duas filhas, Alessandra e Consuelo, há muito o que se aprender, rir e se emocionar. Não se assuste com a grossura do livro; a leitura é leve e surpreendente. Uma otima maneira de começar o ano. 5 estrelas
Livro maravilhoso, contando a história de três gerações da família, suas lutas e conquistas. Leitura emocionante, engraçada, elas escrevem com humor, e adorei ler o livro e saber um pouco mais sobre elas. Um ótimo livro para presentear. Comprei para minha irmã e ela adorou!
A vida emocionante de Gabriella Pascolato, a matriarca da família Pascolato no Brasil, que lutou pelo futuro de sua família, os tendo levado para outro país, atravessado o Oceano, fugido de uma guerra sanguinária e sem sentido, a fim de lhes dar melhores condições de vida, uma vez que a que teve não voltaria mais. Agora fonte de inspiração para várias mulheres, Gabriella nunca deixou os percalços da vida lhe definirem e os transformava em desafios a serem ultrapassados. A força desta mulher é incrível, assim como a de muitas outras que não tiveram a sorte e o privilégio de terem suas histórias publicadas e representadas.
This entire review has been hidden because of spoilers.
Agradeço imensamente as autoras por terem exposto a histórias da família Pascolato. Algumas passagem são tão surreais que até parecem ficção, principalmente a perseguição que a família sofreu na Segunda Guerra pela ligação do marido da Gabriela com o Partido Facista. Isso me trouxe uma nova perspectiva quanto as confusões ideológicas que alguns desavisados estão fazendo no Brasil hoje.
Gente, que livro incrível! Tão legal conhecer mais sobre a história através de uma visão diferente. Não conhecia a família Pascolatto, o livro foi uma recomendação da Lu Ferreira e eu simplesmente amei!
Que livro, que história, que mulheres! Muito bem escrito, um romance, uma história de empoderamento feminino e uma parte da história italiana. Leria de novo, quero continuação!!!