Por meio de um estudo integrado entre narrativas pessoais e análises teóricas, este livro revela a importância do pertencimento social na hermenêutica jurídica.
Nele se aborda um tema ausente nas reflexões sobre hermenêutica no nosso país: o papel da raça no processo de interpretação jurídica. A relevância desse tópico decorre do seu lugar central na discussão sobre a legalidade de medidas de inclusão racial e também dos debates sobre as disparidades de tratamento entre grupos raciais no sistema penal.
Afirma-se, com grande eloquência, a necessidade de considerarmos a experiência de minorias raciais como parâmetro normativo para a análise do princípio da igualdade, um requisito para o alcance da justiça racial na nossa sociedade.
Pós-Doutor pela Faculdade de Direito da Universidade de Berkeley (2022). Doutor em Direito Constitucional Comparado pela Faculdade de Direito da Universidade de Harvard (2013). Doutor em Direito Constitucional pela Faculdade de Direito da UFMG com estágio doutoral sanduíche na Faculdade de Direito da Universidade de Yale (2007) (Bolsista CAPES/CNPq). Master of Laws pela Faculdade de Direito da Universidade de Harvard (2005). Mestre em Direito Constitucional pela UFMG (2001) (Bolsista CAPES). Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da UFMG (1999) (Bolsista CNPq). Bacharel em Psicologia pela UFMG (1992). Pesquisador Visitante na Faculdade de Direito da Universidade de Yale (2002- 2003). Professor Visitante na Faculdade de Educação da Universidade de Stanford (2023). Desenvolve pesquisas no campo do Direito Constitucional, Direito Antidiscriminatório, Sociologia Jurídica, História do Direito, Direitos Humanos e Psicologia Jurídica. Leciona as disciplinas de Direito Constitucional, Teoria da Constituição, Direito Antidiscriminatório, Sociologia do Direito, Direitos Humanos e Psicologia Jurídica. Autor de várias obras, entre elas "Racismo Recreativo", "Tratado de Direito Antidiscriminatório" e "Pensando Como Um Negro: Ensaio de Hermenêutica Jurídica (finalista do Prêmio Jabuti, 2020)
Uma excelente obra para entender a atividade interpretativa do constitucionalismo moderno, assim como o Direito como um instrumento de transformação social. Além disso, traz relatos reais do que é ser negro.