Ela perdeu o emprego e anda cansada de enviar currículos sem ser chamada para nenhuma entrevista. Em casa, os problemas também a encontram: até hoje ela não perdoou o pai por ter traído sua mãe. Procurar o amor verdadeiro não faz parte da rotina dela.
'Amor verdadeiro' não existe.
Com o dinheiro do fundo de garantia, ela embarca em uma viagem para Nova York, com a esperança de que isso a faça esquecer os boletos que não param de chegar. Na cidade que nunca dorme, palco de filmes que nunca esquecemos, Charlotte vai conhecer Ethan, um barista do Starbucks que estuda música e que vai mudar a visão que ela tem de amor à primeira vista para sempre. Juntos, eles descobrirão como qualquer cidade, quando estamos com quem gostamos, fica muito mais especial.
Raffa Fustagno é carioca, jornalista com pós em Marketing e com cursos na área de mercado editorial. Criou o blog A Menina que Comprava Livros em 2010, hoje conta com milhares de seguidores nas redes sociais onde fala de sua paixão por livros e filmes. Em 2016 publicou seu primeiro livro " O Livro da Menina" à convite da Babilonia Cultura Editorial, em 2017 teve o conto "E a vida me trouxe" publicado na antologia do blog Nem Te Conto intitulada "Blogueiras.com". Em 2019 publicou os livros Meu Crush de Nova York ( Editora The Gift Box), Esse Turu Turu e 24 Horas com meu ídolo ( ambos pela Editora Fora da Caixa) e o conto de Natal na antologia Estarei em Casa para o Natal. Em 2020 lançou de forma independente Palácio de Areia na Amazon. Apresenta mensalmente o evento da Menina na Livraria da Travessa do Shopping Leblon e já conta no currículo com mais de 200 eventos literários organizados e/ou apresentados nesses 10 anos onde já entrevistou autores nacionais e internacionais. O entusiasmo em divulgar livros lhe rendeu uma ida ao programa Conversa com Bial acompanhando a best seller Jojo Moyes como uma das maiores divulgadoras de seus livros. A autora vive no Rio de Janeiro com seu marido, rodeada de livros, dvds e Funkos.
Já faz um bom tempo que acompanho o canal da Raffa no Youtube, então, acho que venho escutando ela comentar sobre esta história desde antes de ser lançada. Não é surpresa para ninguém que, sim, gosto de romance, e sim, cada dia mais eu leio mais literatura nacional contemporânea... Então, quando a minha amiga comprou o livro na Bienal, era lógico que eu teria que pedir emprestado - pois queria conhecer a escrita dela, e matar a minha curiosidade, obviamente.
Aliás, para começar, acho que preciso dizer que o grande destaque deste livro para mim, com toda a certeza, é a narrativa da Raffa Fustagno. Era completamente possível ouvir a voz da autora através das palavras, e isto, para quem assiste aos vídeos dela no canal, traz um ritmo bastante gostoso de se acompanhar através do texto. Por se passar em Nova York, é nítido que a Raffa fez toda uma pesquisa para deixar as descrições dos passeios de Charlotte, a protagonista, os mais críveis possíveis - e, sinceramente, quando a jovem ia passear com a tia para conhecer os pontos turísticos era justamente quando o livro prendia mais a minha atenção.
Entretanto, como o esperado, o foco do romance é o envolvimento de Charlotte com Ethan - este americano que estuda em Juilliard e trabalha como barista em uma Starbucks. E este foi o meu ponto fora da curva com relação à "Crush". Não, o cara não é um protagonista problemático ou algo do tipo. Na verdade, ele é um cara até bem crível, sabe? A minha questão principal com o Ethan é que achei ele... Desinteressante. Ok, eu entendo que a proposta é justamente esta: garota comum brasileira encontra garoto comum americano. Mas a questão é que, por dois terços da história, não aconteceu nada que me fizesse ficar interessado pelo casal. E quando eu finalmente comecei a torcer pelos dois e a me conectar com ambos na forma de casa, era o fim da história.
Enfim, isto não tirou a minha vontade de ler outras coisas da Raffa. Como disse, eu gostei sim da narrativa dela e gosto muito da sinopse de "Turu Turu" - o livro que ela escreveu inspirado em Sandy & Junior. Porém, mesmo achando a viagem de Charlotte divertida, o seu amor de outono por Ethan não me cativou. Acontece.
Uma das minhas coisas favoritas nos livros da Raffa é que os personagens dela são pessoas normais, comuns, com problemas reais, não são pessoas especiais ou extraordinárias, o que torna muito fácil a identificação por parte dos leitores. O livro é cheio de detalhes de Nova York e pontos turísticos, sem falar nas referências cinematográficas (agora preciso assistir todos os filmes citados kkk). A leitura foi rápida, a Charlotte e o Ethan são uns fofos (Queria poder ter um pouco mais deles, quem sabe um conto?), o final deixa uma sensação de quentinho no coração.
Eu achei o livro bem leve. Não tem nada de muito pesado, além de ser curtinho. É ideal se você procura um romancezinho para distrair a mente e tudo mais. O único problema é que ele pode ser bem meloso e forçado em algumas partes, sabe.
Eu achei bem estranho o fato de a Charlotte estar no país de visita pela primeira vez por, o que, 15 dias, e já sair sozinha para festas, ir na casa de pessoas que ela conhece há menos de uma semana e dormir com o boy com menos de três dias de convivência. Que espécie de tia liberal era aquela que ela tinha que a incentivava a fazer essas coisas? E aquele moço, Igor, que ela encontra no avião indo para NY e desde então fica se esbarrando com ele e a esposa, ao acaso, em cada canto de uma cidade com mais de 8 milhões de pessoas? Enfim, né. A mais coisas entre o céu e a terra do que sonha nossa vã filosofia.
Eu gostei bastante das referências, principalmente as de Sex and the city porque eu amo a série. Eu não consegui me identificar muito com a Charlotte, eu achei ela bem forçadinha, sabe. O Ethan também era meio chatinho, não gostei muito do casal. Não é nada pessoal, eu só achei essa relação deles meio utópica, além de que eu não gosto dessa coisa de amor à primeira vista. Mas tiveram até uns momentos fofinhos aqui e ali.
Enfim, eu gostei muito da escrita, achei bem levinha, e eu pude sentir que, realmente, estava passeando por NY através dela. Gostei das referências e posso dizer que esse livro aumentou mais o meu sonho de conhecer a cidade. O livro é nacional, e está disponível na Amazon pelo Kindle Unlimited e para compra dos formatos físico e ebook, se você quiser dar uma chance...
This entire review has been hidden because of spoilers.