Jump to ratings and reviews
Rate this book

As Religiões no Rio

Rate this book
'As religiões no Rio' é uma compilação de reportagens publicadas na Gazeta de Notícias, do Rio de Janeiro, entre janeiro e março de 1904. João do Rio investiga e cataloga maronitas, presbiterianos, metodistas, batistas, adventistas, israelitas, espíritas, cartomantes e até um frei exorcista do morro do Castelo (que, curiosamente, é a única presença católica em toda a obra). Os capítulos considerados como mais importantes, no entanto, são os cinco em que o autor estuda os cultos afro-brasileiros - enquadrados até os anos 1930 como infração da lei, sendo inclusive perseguidos pela polícia.

306 pages

First published January 1, 1904

5 people are currently reading
198 people want to read

About the author

João do Rio

129 books23 followers
João do Rio was the pseudonym of the Brazilian journalist, short-story writer and playwright João Paulo Emílio Cristóvão dos Santos Coelho Barreto.

Ratings & Reviews

What do you think?
Rate this book

Friends & Following

Create a free account to discover what your friends think of this book!

Community Reviews

5 stars
6 (17%)
4 stars
14 (41%)
3 stars
9 (26%)
2 stars
5 (14%)
1 star
0 (0%)
Displaying 1 - 4 of 4 reviews
Profile Image for Thiago.
9 reviews2 followers
January 29, 2012
Partes muito boas, carregadas de ironia e de descrições que te fazem "ver" os rituais e locais detalhadamente, mas em algumas religiões ele acaba sendo preconceituoso. E esse é um tema em que isso não pode transparecer; ironi e ceticismo, sim, mas não preconceito porque ele é a fé cega da razão.
Profile Image for Ligia Leite.
86 reviews4 followers
March 14, 2023
Esse não é um livro fácil ao olhar contemporâneo. Como um homem de seu tempo, João do Rio carrega a mão em alguns preconceitos que, hoje, já não têm mais vez. Mas localizando-se o olhar para lembrar do lugar do autor como jovem negro de pele clara, de origem pobre, no Rio de Janeiro do século XX, e entendendo as complexidades e contradições inerentes a esse lugar social por ele ocupado, o livro impressiona. Impressiona pela disponibilidade de visitar templos e locais de culto de religiões que eram não só desprezadas pela camada mais rica da população, mas frequentemente perseguidas pelo Estado. Impressiona por quebrar tabus de classe destacando a presença de pessoas das classes mais abastadas em lugares de culto das religiões mais estigmatizadas. Impressiona pela qualidade das descrições dos ritos e centros. Impressiona pela linguagem que, embora pareça hoje um tanto rebuscada aos leitores de 2023, faz uma verdadeira revolução na literatura da época. Um livro incrível para quem quer conhecer mais sobre a história do Rio.
Profile Image for Ana Luisa.
11 reviews
June 29, 2025
gosto muito do João do Rio e sua escrita, mas o tema não me cativou e demorei bastante para terminar o livro. ainda assim, há capítulos muito interessantes e que nos prendem com facilidade. logo no primeiro capítulo, quando o tema são as religiões de matriz africana, nos deparamos com um olhar enviesado marcado por preconceitos raciais. embora seja um escritor do povo e seus costumes, em muitos momentos batendo de frente com às ideologias conservadores da elite política, João do Rio é fruto do seu tempo e não se exime de muitos dos preconceitos de sua época. a nos, leitores deste tempo, reserva-nos o choque diante da maneira em que pretos eram diametralmente tratados em relação aos brancos - e um esforço para que não deixemos que os preconceitos se perpetuem. um livro que não deixa de ser atual e muito importante para quem se interessa por sociedade e religião, temas estes que vivem interligados.
Profile Image for Tarcísio Rocha.
11 reviews3 followers
September 21, 2021
Conheci o livro através uma disciplina obrigatória da faculdade. A leitura foi surpreendente. O João do Rio escreve muito bem, além de fazer umas piadas bem interessantes dentro das suas reportagens-crônicas. A leitura vale a pena também porque te faz conhecer o Rio de Janeiro de mais de cem anos atrás e a condição das pessoas que lá viviam, muitas escravos recém libertos.
Displaying 1 - 4 of 4 reviews

Can't find what you're looking for?

Get help and learn more about the design.