Haroldo Dutra Dias, neste livro fantástico e inovador, traz o resultado de vinte anos de estudos e pesquisas demonstrando que somos portadores de um inato senso de direção e sentido e aponta caminhos para ativarmos esses potenciais em momento oportuno. Ele nos auxilia a tomarmos decisões e mudar o rumo quando os desafios aparecem, mas acima de tudo para agirmos com antecedência e nos prepararmos para as turbulências de nossa vida pessoal, social e corporativa. Qual a direção e qual o sentido da sua existência? Como você está se sentindo durante sua viagem? Você tem seguido a melhor rota? A Bússola e o Leme nos convida a refletir sobre natureza, tempo, jornada, trajeto e sobre o próprio viajante. Ao reconhecer, compreender e utilizar os padrões que regem essa verdadeira “odisseia”, você poderá fazer escolhas mais adequadas, tornar-se alguém melhor e, finalmente, aproveitar a viagem.
A obra é dividido em duas grandes partes, sendo a primeira com 6 capítulos e a segunda com 12. E a parte três são dois exercícios pessoais.
Ao longo de toda a narrativa, o autor vai discorrendo sobre a vida humana através de metáforas e nos comparando com aves migratórias e os aviões como um todo e seu planejamento aéreo.
No primeiro capítulo é sobre o começo da nossa jornada na Terra. Aqui Haroldo fala o planejamento da jornada, os quatro ciclos de vida, os medos e bloqueios existenciais, as respectivas famílias e suas heranças, os corpos e mentes.
Ainda no primeiro capítulo, o autor mostra em formato de gráfico as várias etapas da vida e seus significados, além de um checklist dos setores humanos, suas construções internas e externas. Sabe toda a preparação para um avião alçar voo? Exatamente isso que devemos fazer conosco.
Exemplo: O setor é a academia do ser. Suas construções internas são o conhecimento, reavaliação e reorientação, aprimoramento da intuição, busca de significado da existência. Suas construções externas são o ambiente onde desenvolvemos e aprimoramos a intuição, sistemas educacionais, filosóficos e religiosos onde buscamos o significado da existência e da verdade. E por aí vai.
Por fim nessa parte o livro traz a informação de que pessoas extrovertidas, são o oposto em algumas áreas internas da vida. E vice-versa.
Depois vem o segundo capítulo onde o ser humano já está navegando na vida. Aqui somos o comandante da aeronave e o avião é a vida. O autor mostra que nós somos responsáveis pela operação e segurança do voo.
Traz o paralelo que no céu existem aerovias e os aviões devem circular por elas. Se fugirem disso podem causar sérios problemas como acidentes. Ou seja: Caso mudemos a rota, podemos nos perder e causar graves problemas tanto conosco quanto com o próximo.
Haroldo também comenta sobre a importância da comunicação, da linguagem e mostra que o uso impecável da palavra envolve três elementos: expressão, modo e voz.
A leitura leve e fluída e o texto é de fácil entendimento a todos.
Sabe aquele livro necessário de se ter nas mãos e ir sublinhando e escrevendo em todas as partes? Pois é esse. Mesmo tendo esses recursos no Kindle, me dava uma vontade de imprimir e poder colorir o papel. :P Tanto que os exercícios estimulam a isso.
Confesso que Haroldo me surpreendeu horrores. Fugiu total do seu tradicional e eu adooooreeei. Agora além de ótimo juiz e palestrante, se tornou um excelente escritor.
Daí vem a pergunta: "Ju! o livro é espírita?" Metaforicamente falando é, porém, sem linguagem espírita. Deu pra entender? :P É tipo auto-ajuda com elementos do espiritismo bem sutis para entrar na cabeça daquela pessoa leiga.
Um excelente livro que ajuda o leitor na busca de auto conhecimento, planejamento e uma melhor comunicação com outros serem humanos. O livro tem uma leitura leve fazendo uma excelente comparação com um plano de voo que deixa muito claro a mensagem e faz o leito repensar em muitas coisas. Eu adorei o livro e foi de grande ajuda!!
Excelente livro para nos auxiliar nas reflexões sobre propósito de vida, autoconhecimento, reconhecimento do próprio sentir, identificação das emoções e outras tantas coisa. Saber dar nomes às emoções e sentimentos facilita a compreensão de si e dos efeitos do externos sobre as próprias (re)ações.
Absolutamente encantador. Riquíssimo de dados científicos, mas escrito de forma leve, o livro faz refletir sobre o que há de mais profundo em nós - nossa maneira de lidar com a existência, levando em consideração nossas emoções e nossas crenças. Um guia para ser lido e relido. Haroldo é espetacular, um cara que admiro demais! Vale muito a pena ter em casa!