Francisco Faus - escritor amplamente conhecido pelas suas obras de espiritualidade - apresenta o seu testemunho pessoal dos dias em que conviveu com São Josemaria Escrivá em São Paulo, de 22 de maio a 7 de junho de 1974. O Autor une, à lente do observador experiente, a reflexão teológica e o calor do coração; razão pela qual muitos leitores - por ocasião da primeira edição - qualificaram o livro de «relato objetivo e cordial». Trata-se de um olhar sobre alguns episódios que constituem verdadeiras janelas a partir das quais pode-se contemplar a grandeza da alma de um santo. Um santo que o Papa São João Paulo II canonizou em 6 de outubro de 2002.
De modo geral, estas páginas compõem uma obra de interesse histórico nacional, na medida em que esmiúçam os poucos dias em que esteve no país o Fundador do Opus Dei; bem como de interesse eclesiástico universal, já que aqueles foram os primeiros dias de uma longa viagem que Mons. Escrivá fez pela América do Sul e Central, um ano antes de partir para o céu.
O Pe. Francisco Faus, nascido em Barcelona em 1931, é sacerdote da prelazia do Opus Dei. É licenciado em Direito pela Universidade de Barcelona e Doutor em Direito Canônico pela Universidade de São Tomás de Aquino de Roma. Ordenado sacerdote em 1955, reside, desde 1961, em São Paulo, onde exerce uma intensa atividade de formação cristã e atenção espiritual entre estudantes universitários e profissionais. Também se dedica ao atendimento espiritual de sacerdotes e seminaristas.