Para Alex, controlar as emoções nunca foi tão difícil. Em meio a um turbilhão de acontecimentos bizarros, segredos que o rodeiam desde a infância agora ameaçam o equilíbrio de uma vida que guarda muito mais surpresas do que ele poderia imaginar. Afinal, o que fazer quando se descobre que super poderes não estão apenas nas páginas dos livros e revistas em quadrinhos? Com o peso de um novo mundo nos ombros, Alex se vê envolto em uma narrativa de fantasia na qual os super-heróis estão muito mais perto da realidade... E os vilões também. Acompanhado por aliados pouco prováveis, o jovem precisa aprender a controlar o fogo que corre em suas veias, ao mesmo tempo em que percebe que essas descobertas têm um preço que ele ainda não sabe se está disposto a pagar.
O primeiro volume da série Herdeiros das Estrelas, "O Filho do Sol", é uma história que trata do controle de elementos da natureza e todas as consequências, positivas e negativas, que vêm desse tipo de poder.
Acompanhamos o protagonista, Alex, conforme ele descobre ser capaz de controlar o fogo e, com isso, causar destruição, caos e tristeza mesmo sem querer. O livro nos leva em uma jornada junto com o personagem, aprendendo mais sobre os elementais - as pessoas que são capazes de controlar os elementos -, a existência de um local onde ele poderá treinar seu poder e toda uma realidade que ele desconhecia até então.
Achei muito interessante como o autor abordou a relação entre os elementais e as "pessoas normais", sem poderes. Em uma batalha, algumas pessoas assistem e gravam o que está acontecendo e isso tem reflexos na narrativa - isso é ótimo, já que às vezes algumas histórias agem como se as ações de personagens com poderes de super-heróis acontecessem em um vácuo, sem consequências para as pessoas ao redor. O começo do livro, então, com uma cena em um auditório tratando dos elementais, é genial.
A escrita é ótima, fácil de acompanhar e que guia o leitor ao longo das páginas rapidamente. Os capítulos curtos tornam a leitura rápida e agradável! A revisão também é ótima, assim como o trabalho gráfico, que conta com ilustrações dos personagens no miolo.
Eu gosto muito de Avatar: A Lenda de Aang, que evidentemente é uma inspiração dessa obra, e isso não diminui em nada o fator novidade dela. Aqui vemos um elemental do fogo em um cenário completamente urbano e brasileiro, lidando com situações sérias, o luto e a descoberta de poderes que ele não sabe controlar. O progresso dele ao longo do livro é interessante e bem-feito, e a pegada atual nessa mesma lógica de controle dos elementos faz muito sentido!
Acho que a única coisa que poderia ser diferente é o capítulo que explica as motivações do vilão que, quem sabe, poderiam ter sido expostas de outra maneira. Mesmo assim, as revelações me surpreenderam, e eu recomendo "O Filho do Sol" sem sombra de dúvida pela história interessante e envolvente que conta!
Alex é um garoto esperto, aos dezoito anos ainda espera muito da vida e tem um futuro brilhante pela frente, infelizmente ele tem seus planos interrompidos bruscamente após ser perseguido e ter sua namorada baleada por motivos que ele não consegue entender. O que Alex vai descobrir é que possui poderes, ele é um Elemental que pode controlar o fogo e sua vida vai mudar completamente com a ajuda de seu padrinho e de sua família. Em meio a uma turbulência de sentimentos Alex precisa se encontrar, aprender a controlar o poder que borbulha e descobrir mais sobre o universo imenso que rodeia ele e varias pessoas a sua volta. Obviamente O Filho do sol é um livro introdutório ao universo de Herdeiros das Estrelas, sendo ele o primeiro volume começamos a entender as tramas que irão permear os próximos volumes da série. É fácil perceber algumas inspirações que o autor teve em sua produção, Os elementais lembram os dominadores da série animada Avatar, também podemos perceber claramente que teremos uma jornada por busca de conhecimento e redenção, como em Percy Jackson. Renattini trás uma trama incrivelmente bem desenvolvida e também com uma carga emocional pesada, acompanhamos um jovem lutando contra sentimentos fortes, e uma luta interna que irá fazer qualquer um pensar um pouco mais sobre seus próprios sentimentos. Um livro para quem gosta de uma boa aventura, com personagens que trarão os mais diversos sentimentos e um desenvolvimento incrível.