Algumas obras são a memória do nosso mundo, outras permanecem enigmas não as doze obras reunidas neste livro têm carreira excepcional. Suas origens são muitas vezes tão impressionantes quanto as suas desventuras. Roubadas, esquecidas ou saqueadas, estão cercadas de inusitadas e curiosas histórias. Em um estilo elegante e perspicaz, Maureen Marozeau leva os leitores aos bastidores da história da arte, revelando os estranhos caminhos percorridos de obras-primas de grandes nomes como Vermeer, Courbet, Van Gogh e Da Vinci.
Eu adoro as histórias atrás das obras de arte, e a escrita leve desse livro tornou a leitura uma experiência agradável. Acho que merecia mais ilustrações, mas esse sempre é um ponto difícil para o Kindle.
As histórias das 10 obras que compõem o livro são cativantes e cheias de curiosidades históricas. Uma leitura rápida, mas cheia de questionamentos sobre decisões políticas, sociais e econômicas. Não faltam relatos críticos a regimes autoritários e atitudes questionáveis de autoridades e famosos influentes sobre o poder da representação artística.
O livro é interessante, mas algum problema na tradução ou na escrita atrapalhou o bom fluxo do texto. Parecia saltar de ideias entre um parágrafo e outro.
adorei saber mais das estórias das obras, é interessante ver no tempo o que somos capazes de fazer para o bem e para o mal bem como as motivações (prosaicas) de alguns episódios. super recomendo. leitura leve e vc vai escolhendo a estória da obra que quer conhecer mais.