Jump to ratings and reviews
Rate this book

Ao meu ídolo, com amor

Rate this book

Ao meu ídolo, com amor conta a história eletrizante e apaixonante da investigação de um misterioso assassino em série. Bernardo Monteiro é um jovem ator queridinho de todas as meninas do país. Sua vida parecia perfeita, até que, misteriosamente, suas namoradas começam a ser assassinadas. A experiente investigadora de polícia Ana Maria Paviani, que já solucionou casos praticamente impossíveis, tem o desafio de desvendar esse mistério, que parece não ter solução! Esses assassinatos só não lhe tiravam mais o sono do que a necessidade de contato entre ela e Bernardo. Dizer que não se gostavam era pouco para duas pessoas que não tinham a menor vontade de passar mais de dois segundos no mesmo ambiente. Mas eles não terão muita escolha depois do plano que ela e sua equipe desenvolveram. Essa história envolvente vai abalar as estruturas da vida de Bernardo e Ana Maria, principalmente quando alguém começar a se apaixonar...

332 pages, Kindle Edition

Published October 1, 2014

1 person is currently reading
7 people want to read

About the author

Mariana Pereira

29 books6 followers

Ratings & Reviews

What do you think?
Rate this book

Friends & Following

Create a free account to discover what your friends think of this book!

Community Reviews

5 stars
8 (26%)
4 stars
8 (26%)
3 stars
7 (23%)
2 stars
3 (10%)
1 star
4 (13%)
Displaying 1 - 4 of 4 reviews
Profile Image for becky.
50 reviews
May 24, 2025
“Ao meu ídolo, com amor”, escrito por Mariana Pereira, uma escritora brasileira, conta a história da cativante investigação de Ana Maria Paviani, uma investigadora experiente da polícia, para com os assassinatos das namoradas de Bernardo Monteiro, o ator queridinho das meninas. Com um misterioso assassino em série na cidade de São Paulo, e nenhuma pista que ajude o caso, o contato entre os dois é inevitável e espaçado durante três anos.

Ana Maria Paviani decidiu ser perita criminal para seguir os passos de seus pais, mortos a serviço da corporação quando era pequena. Agora, ela é a melhor investigadora de polícia da região e uma profissional em fugir de relacionamentos românticos. Gosto da forma como a personagem foi desenvolvida, pois destaca o temperamento forte característico de Ana, já que ao mesmo tempo em que ela é doce com aqueles a quem ama, consegue causar uma primeira impressão impactante e implacável. Sua bravura é registrada em diversos pontos, principalmente quando começa a se relacionar – mesmo que como uma namorada falsa – com Bernardo, já que ela estaria correndo risco de vida maior, deixando de ser um fantasma, ao sair do programa de proteção à identidade por conta do que aconteceu com os pais, do mesmo modo como ela o fez. O relacionamento dela com as pessoas ao seu redor é sólido e a interação entre eles me tirou diversas gargalhadas. A relação de pai-filha de invejar com Ricardo, seu chefe, pelo respeito que ele tem para com ela. A amizade colorida (e amor unilateral) com Ian, seu parceiro do “crime”. O companheirismo mútuo e descontraído com Ágatha, que me fez desejar ter uma amizade igual pelas trapalhadas em que se metem juntas. E, por último, mas não menos importante: a relação de gato e rato que Ana Maria tem com Bernardo – uma estrelinha mimada, como ela mesma diz.

Inicialmente, Bernardo mantém suas emoções à flor da pele e se comporta como uma estrela mimada, a qual deve ser servida por todos ao seu redor. Enquanto Ana Maria enxergava-o assim, ele a via como mandona e de pavio curto, tornando impossível conversar com ela direito. O desenvolvimento do personagem me chama a atenção pela leveza com a qual ele vai se abrindo aos poucos e se sentindo confortável com a equipe de Paviani. Apesar da primeira impressão negativa pelas reações naturalmente debochadas, Monteiro se mostra uma pessoa completamente diferente e espontânea quando se permite derrubar suas barreiras. O carinho e a gentileza com que ele passa a tratar Ana Maria quando passam a conviver e se conhecem deixa o coração quentinho, pedindo por mais interações quando o livro acaba. Não podemos esquecer que a implicância entre eles é um dos pontos cômicos da relação.

De discussões a beijos por conta de um namoro falso, Ana Maria e Bernardo têm suas estruturas e bloqueios balançados por diversos sentimentos e bilhetes anônimos. O enredo é instigante e desperta a curiosidade do leitor, tanto pelo plot quanto pelo desenrolar da história com uma pitada de suspense investigativo. Apesar do foco não ser apenas o clichê romântico ou apenas a investigação, ambos possuem um desenvolvimento entrosado, sem frisar apenas um, deixando o outro de lado, e dando ao livro uma estruturação natural e simples. Entretanto, alguns leitores podem perceber furos no enredo de “Ao meu ídolo, com amor” que só serão preenchidos na sua continuação, em “Aos meus pais, com amor”.

No clímax do conflito, quando Ana Maria confronta o assassino, os leitores podem juntar todas as informações coletadas no decorrer do livro e comparar com o que realmente aconteceu e qual era o objetivo dele para com as mortes. É inevitável, uma chave roda em nossas cabeças e a indignação toma conta. Devido a forma como Mariana, a escritora, consegue descrever toda essa situação com uma linguagem simples, sem muitas confusões.

Portanto, com Ao meu ídolo, com amor percebi o quão desvalorizada é a leitura de livros nacionais, já que poucos conhecem, falam ou possuem interesse graças ao preconceito. A leitura foi tão gostosa que eu consegui imergir na história e vivenciar tudo que li, sentindo cada sensação que as palavras me diziam e rindo com as situações engraçadas. Mariana soube construir personagens cativantes e tecer uma trama envolvente, mostrando que a literatura nacional tem muito a oferecer. Espero que mais pessoas superem o preconceito e descubram a riqueza que existe em nossos próprios escritores. Ler Ao meu ídolo, com amor foi uma experiência que me fez valorizar, ainda mais, a diversidade e a qualidade da produção literária brasileira.
This entire review has been hidden because of spoilers.
Profile Image for Laryssa.
13 reviews
January 17, 2020
Ao meu ídolo com amor foi um livro que assim que foi lançado entrou na minha lista, não só pela capa linda, mas também pela sinopse que me deixou super curiosa. Já tenho ele faz alguns anos e lembro que quando li eu gostei bastante e sai recomendando para todo mundo. Recentemente eu o emprestei e quando o recebi de volta não consegui simplesmente colocá-lo na estante sem antes relê-lo.
No livro somos apresentados a Bernardo Monteiro, um ator aclamado por todo o país e tem a vida mais que perfeita até que suas namoradas começam a ser assassinadas. É aí que entra Ana Maria Paviani, uma investigadora da polícia que já solucionou casos considerados impossíveis, e é onde o caso de Bernardo se enquadra.
Ela e Bernardo não se dão bem desde o primeiro dia e ter que ter tanto contato com ele deixa Ana irada e o sentimento é recíproco. Eles não conseguem passam mais que 5 segundinhos juntos em um mesmo ambiente. Mas nenhum dos dois tem escolha quando que para o bem da missão de solucionar o mistério e prender o responsável, Ana e Bernardo precisam fingir estar juntos e apaixonados. Clichê eu sei, mas tudo estava dando certo e indo como o planejado até que alguém começa a se apaixonar de verdade…
Uma coisa que me deixou confusa foi quanto a idade dos personagens. No começo do livro, no primeiro assassinato, sabemos que Bernardo tem 20 anos, mas a idade de Ana nunca é mencionada, só sabemos que ela começou a trabalhar na polícia muito cedo.
O que me encheu o saco sobre o Bernardo foi o quanto infantil ele conseguia ser às vezes, já a Ana sempre foi muito madura, centrada e responsável ( aí eu gostei!!).
Ao meu ídolo com amor é um romance policial e tem seus altos e baixos como leitura. Ele é definitivamente um livro que te prende mesmo você já sacando quem é o assassino desde o começo, como foi o que aconteceu comigo. O livro te prende e te leva junto no romance conturbado de Ana Maria e Bernardo.
Dei uma olhada e ele está disponível no kindle unlimited, então é só correr.
Quem já leu esse livro? Gostou, não gostou? Sacou logo de cara quem era o assassino?
Profile Image for Rebecca Lessa.
115 reviews1 follower
July 23, 2020
Que livro ruim, lembro de ter comprado quando eu tinha uns 15 anos pq achei a premissa e a capa muito legal e intrigante...mas ler 5 anos depois vi o quão previsível e entediante é, os dois parecem 2 adolescentes brigando pela atenção um do outro e o pior é que foi muito forçado, não consegui nem ler tudo fui pulando várias partes e nem fez falta...
E como assim?!?!? Que assassino mais ridículo foi esse, seria até mais plausível se fosse a fã número 1 doida do que esse.. SE na época eu tivesse lido talvez teria dado outra nota MMAAAASSS foi extremamente ruim... 🙄😒🥱

Perca de tempo para ser bem sincera...
Profile Image for Gabriela Pittol.
80 reviews
June 4, 2023
Feliz demais de ler um romance policial brasileiro! Tenho algumas ressalvas, mas de modo geral adorei o livro e estou ansiosa para ler o segundo volume!
Achei alguns trechos meio melosos demais, considerando a personalidade da protagonista, mas adorei a evolução que ela teve ao longo da história, se tornando mais vulnerável ao amor. Tiveram alguns trechos que achei meio delirante, mas de modo geral recomendo demais o livro!
E a autora tem uma escrita deliciosa e super fácil de ler!
Displaying 1 - 4 of 4 reviews

Can't find what you're looking for?

Get help and learn more about the design.