Jump to ratings and reviews
Rate this book

Institutas da Religião Cristã

Rate this book
Esta primeira edição das Institutas, escrita originalmente em latim, apresenta ao leitor o fundamento do pensamento e o coração de Calvino, estabelecendo-se como a mais importante obra de sua vida — obra que ele reeditou cinco vezes, até a sua última edição, em 1559. Depois de cinco séculos de seu lançamento, as Institutas permanecem úteis e relevantes para o estudo da doutrina e da piedade cristã. Dividida em duas partes, esta edição histórica oferece uma visão profunda do conhecimento de Deus e da vida cristã, e é uma obra que serve tanto ao interessado em aprofundar seu conhecimento da doutrina cristã como ao estudioso da obra do reformador francês.

412 pages, Kindle Edition

Published May 21, 2018

23 people are currently reading
77 people want to read

About the author

João Calvino

114 books10 followers
Melhor encontrado no Goodreads como John Calvin, Jean Calvin, Iohannes Calvinus, Jehan Cauvin.

JOÃO CALVINO – SÍNTESE BIOGRÁFICA
Alderi Souza de Matos - http://www.mackenzie.br/7034.html

1509: João Calvino nasceu em Noyon, nordeste da França, no dia 10 de julho. Seu pai, Gérard Cauvin, era advogado dos religiosos e secretário do bispo local. Sua mãe, Jeanne Lefranc, faleceu quando ele tinha cinco ou seis anos de idade. Aos 12 anos, recebeu um benefício eclesiástico, cuja renda serviu-lhe como bolsa de estudos.

1523: Calvino foi residir em Paris, onde estudou latim e humanidades no Collège de la Marche e teologia no Collège de Montaigu. Em 1528, iniciou seus estudos jurídicos, primeiro em Orléans e depois em Bourges, onde também estudou grego com o erudito luterano Melchior Wolmar. Com a morte do pai em 1531, retornou a Paris e dedicou-se ao seu interesse predileto – a literatura clássica. No ano seguinte, publicou um comentário sobre o tratado de Lúcio Enéias Sêneca De Clementia.

1533: Converteu-se à fé evangélica, provavelmente sob a influência do seu primo Robert Olivétan. No final desse ano, teve de fugir de Paris sob acusação de ser o co-autor de um discurso simpático aos protestantes, proferido por Nicholas Cop, o novo reitor da universidade. Refugiou-se na casa de um amigo em Angoulême, onde começou a escrever a sua principal obra teológica. Em 1534, voltou a Noyon e renunciou ao benefício eclesiástico.

1536: No mês de março foi publicada em Basiléia a primeira edição da Instituição da Religião Cristã (ou Institutas), introduzida por uma carta ao rei Francisco I da França contendo um apelo em favor dos evangélicos perseguidos. Alguns meses mais tarde, Calvino dirigia-se para Estrasburgo quando teve de fazer um desvio em virtude de manobras militares. Ao pernoitar em Genebra, o reformador suíço Guilherme Farel o convenceu a ajudá-lo naquela cidade, que apenas dois meses antes abraçara a Reforma Protestante (21-05). Logo, os dois líderes entraram em conflito com as autoridades civis de Genebra acerca de questões eclesiásticas (disciplina, adesão à confissão de fé e práticas litúrgicas), sendo expulsos da cidade.

1538: Calvino foi para Estrasburgo, onde residia o reformador Martin Bucer, e ali passou os três aos mais felizes da sua vida (1538-41). Em 1540, Calvino casou-se com uma de sua paroquianas, a viúva Idelette de Bure. Seu colega Farel oficiou a cerimônia.

1541: Por volta da ocasião em que Calvino escreveu a sua Resposta a Sadoleto, o governo municipal de Genebra passou a ser controlado por amigos seus, que o convidaram a voltar. Após alguns meses de relutância, Calvino retornou à cidade no dia 13 de setembro de 1541 e foi nomeado pastor da antiga catedral de Saint Pierre. Logo em seguida, escreveu uma constituição para a igreja reformada de Genebra (as célebres Ordenanças Eclesiásticas), uma nova liturgia e um novo catecismo, que foram logo aprovados pelas autoridades civis.

1548: Nesse ano ocorreu o falecimento de Idelette e Calvino nunca mais tornou a casar-se. O único filho que tiveram morreu ainda na infância. Não obstante, Calvino não ficou inteiramente só. Tinha muitos amigos, inclusive em outras regiões de Europa, com os quais trocava volumosa correspondência. Graças à sua liderança, Genebra tornou-se famosa e atraiu refugiados religiosos de todo o continente. Ao regressarem a seus países de origem, essas pessoas ampliaram ainda mais a influência de Calvino.

1559: Nesse ano marcante, ocorreram vários eventos significativos. Calvino finalmente tornou-se um cidadão da sua cidade adotiva. Foi inaugurada a Academia de Genebra, embrião da futura universidade, destinada primordialmente à preparação de pastores reformados. No mesmo ano, Calvino publicou a última edição das Institutas. Ao longo desses anos, embora estivesse constantemente enfermo, desenvolveu intensa atividade como pastor, pregador, administrador, professor e escritor.

1564: João

Ratings & Reviews

What do you think?
Rate this book

Friends & Following

Create a free account to discover what your friends think of this book!

Community Reviews

5 stars
26 (86%)
4 stars
3 (10%)
3 stars
1 (3%)
2 stars
0 (0%)
1 star
0 (0%)
Displaying 1 - 7 of 7 reviews
Profile Image for Linn.
46 reviews
January 26, 2020
Que leitura maravilhosa! Uma introdução ao pensamento de Calvino nos pontos mais essenciais de sua teologia, que, como Spurgeon disse, beira à perfeição. Uma nota de elogios deve ser atribuída ao Rev. Valter Graciano Martins, que tem feito um maravilhoso trabalho de tradução das obras de Calvino para o Brasil.
Profile Image for Willy Robert.
128 reviews5 followers
March 19, 2019
Excelente, a Fiel traduziu em uma linguagem excelente, fácil a leitura. Calvino aqui separa seus assuntos entre Os 10 mandamentos, Os sacramentos, Governo da Igreja. Muito bom, recomendo!
Profile Image for Victor Gomes.
17 reviews4 followers
June 22, 2018
Clássico é clássico! Qualquer resenha ou descrição minha a respeito deste livro ficaria muito a quem do seu conteúdo. Posso garantir que a leitura desta primeira edição é talvez ainda mais formidável que a leitura das edições posteriores, por conter o supra-sumo daquilo que o reformador de Genebra pregou, ensinou e escreveu. É o tipo de leitura para ler e reler e reler, e tu sempre extrairá algo novo dali.
Profile Image for Daniel Walter.
65 reviews3 followers
January 1, 2021
Um clássico para ler e reler! Como não amar? Calvino nos apresenta uma argumentação e explicação biblicamente fundamentadas sobre várias áreas, condutas e assuntos que devemos aprender para crer com convicção
1 review
March 28, 2022
Uma obra prima da Teologia, jamais houve um teólogo tão especial quanto o Francês que residiu em Genebra.
Profile Image for Luis Fernando Pinheiro.
29 reviews
July 14, 2025
É um bom livro da Reforma e traduz muitos dos questionamentos espontâneos e autênticos que os reformadores tiveram. Como católico, eu mesmo concordo com certos apontamentos que Calvino faz.
Entretanto, certos questionamentos ainda não ficaram claros para mim. Quando Calvino discorre sobre os ícones, defendendo a posição iconoclasta, não fiquei convencido dos seus argumentos e dos exemplos que o mesmo aponta.
A questão da justificação e soteriologia também não ficou muito clara, de qual é a diferença da visão tradicional católica.
Displaying 1 - 7 of 7 reviews

Can't find what you're looking for?

Get help and learn more about the design.