Há cerca de 13 anos, quando me converti e li o livro bíblico de Rute pela primeira vez, o final foi, pra mim, um surpreendente plot twist: “Este é o pai de Jessé, pai de Davi.”
“O quê?!”, pensei, “Davi? *O* rei Davi? Rute é da família do rei Davi? Da família de Jesus?” Sabia pouco da narrativa bíblica e fiquei impressionado.
O tempo vai passando e, infelizmente, essa empolgação com o texto bíblico vai diminuindo... a gente já sabe a história, já sabe o final...
No entanto, ao ler “Redenção nos campos do Senhor: as boas novas em Rute”, do Rev. Emilio, fui recordado, mais uma vez, da beleza e riqueza da Palavra de Deus! Que pequena grande história! Que grande Resgatador é Jesus! Que Deus maravilhoso e fiel, que está agindo em nossas histórias, cheias de alegrias e tristezas, nos preparando pra encontrarmos com Ele!
Dessa forma, o competente autor cumpre seu propósito em demonstrar que o livro de Rute fala, principalmente, a respeito do Senhor Jesus. Não somente isso, ele nos leva até Cristo. Nesse sentido, o livro pode ser usado tanto para meditações devocionais, quanto para evangelização, pois trata-se de exposições no livro de Rute, sem ser pesadamente exegético (como hilariamente é ressaltado).
No mais, sendo o primeiro livro do novato autor, gostei bastante da escrita! É quase como ouvi-lo pregar. Tive que segurar a gargalhada dentro de uma biblioteca e os soluços de choro dentro de um ônibus. Que venham mais livros para nós, sedentos leitores!
Mais uma belíssima edição da Monergismo!