Jump to ratings and reviews
Rate this book

Cada forma de ausência é o retrato de uma solidão

Rate this book
Depois do bem recebido Todo naufrágio é também um lugar de chegada, Marco Severo está de volta com este novo livro de contos. Nestas vinte e duas histórias, o leitor torna-se espectador in loco, capaz de ouvir o que está ao redor, sentir o cheiro, testemunhar com olhos que, por vezes, prefeririam refutar o que se apresenta como cenário, uma vez que sua literatura causa efeitos contraditórios: o embevecimento pode estar lado a lado com o grotesco. O que tem a aparência de pares antagônicos, no entanto, nada mais é do que a vida real, retratada nesses contos com a força e a coragem necessárias para o seu enfrentamento.

A lente com a qual o autor enxerga o mundo não recua diante de nada. É assim que assistimos na fileira da frente ao encontro inusitado de dois irmãos, separados pelas contingências do destino; a uma mulher conquistar seu sonho de infância quando já não parecia mais possível e a uma outra transformar sua existência num pesadelo quando tudo vivia em aparente calmaria. Em todas as histórias, encontramos seres humanos carregando dentro de si o peso do mundo transmutado em ausência e solidão. Mas o que percorre cada narrativa de Severo vai para além das perdas e dos isolamentos de cada um: é o que cada personagem faz a partir de suas histórias, é o que está para além do que a câmera mostra, do que os sentidos podem perceber, servindo-lhes de construto e alicerce. Terminada a última história, duas coisas se tornam claras: a primeira é que o autor tem uma verve impetuosa, e a segunda é que seu estilo está ainda mais intenso, para a sorte de que ler este Cada forma de ausência é o retrato de uma solidão.

201 pages, Paperback

First published January 1, 2017

1 person is currently reading
18 people want to read

About the author

Marco Severo

15 books5 followers

Ratings & Reviews

What do you think?
Rate this book

Friends & Following

Create a free account to discover what your friends think of this book!

Community Reviews

5 stars
9 (31%)
4 stars
11 (37%)
3 stars
6 (20%)
2 stars
2 (6%)
1 star
1 (3%)
Displaying 1 - 8 of 8 reviews
Profile Image for Tiago Germano.
Author 21 books124 followers
December 23, 2018
Tão difícil quanto apontar o melhor texto dessa coletânea de contos de Marco Severo é apontar sequer um único que eu tenha ligeiramente desgostado. Que me lembre, está entre os melhores volumes que li do gênero nos últimos anos, ao lado do "Amora", da Natália Borges Polesso, e do "Naufrágio Entre Amigos", do Eduardo Sabino. Como eles, Severo foge um pouco da tradição mínima do conto e aposta em peças um pouco mais longas, com uma densidade e constância muito peculiares. No seu caso, a influência de contistas como Munro e Berlin é notável, acrescida de um certo acento regional que lhe confere personalidade e autonomia ante essas referências. Eis aqui um discípulo que conduz, com ares de mestre, um universo próprio, com criaturas vívidas e perturbadoras.
Profile Image for Alysson Oliveira.
386 reviews47 followers
February 7, 2020
Há um senso de perigo iminente nos contos dessa coletânea de Marco Severo – tudo porque a morte sempre ronda, de maneira real, simbólica ou metafórica. Aos poucos, o livro se torna um jogo: quem vai morrer até o final dessa história? Às vezes, esse mistério é o ponto de partida, e resolve logo nas primeiras linhas. Tensão de classe também é uma constante, mesmo que nas entrelinhas – em alguns momentos, bem explícita. Muitas das narrativas são contadas em primeira pessoa por adultos olhando para seu passado, e possuindo um outro tipo de consciência são capazes de investigar como a criança se tornou esse homem ou essa mulher. Há humor e cinismo ao longo dos textos, o que garante que não desistamos deles, do contrário beiraria o mundo-cão, mas o olhar cínico nos salva. Li de uma vez toda os contos, e não acho que seja a melhor maneira, creio que, quando muito, um por dia é melhor. Ao final, eu estava um tanto anestesiado, catatônico, perdendo um pouco do sentido do que representam essas mortes. Foi, de qualquer forma, uma experiência ímpar.
Destaque também para a bela capa, de Humberto Nunes, que, ao meu ver, evoca Edward Hopper – meu pintor americano favorito que, em suas telas, materializou um sentimento de solidão.
Profile Image for Matheus Peleteiro.
Author 18 books21 followers
July 25, 2020
Neste excelente livro de contos, Marco Severo, desde as primeiras linhas evidencia o seu domi?nio da escrita, que percorre toda a obra e se destaca em "caminho aberto a facão", terceiro conto do livro.

Durante a leitura, se faz notória a influeência de Rubem Fonseca na narrativa, que percorre o caminho em direcão ao choque com uma certa normalidade em relacão à insanidade habitual à condicão humana.

Mais um ótimo livro de contos da Editora Moinhos, que vem fazendo um rigoroso e importantíssimo trabalho.
Profile Image for Felipe Vieira.
787 reviews17 followers
July 26, 2022
4,25

Eu não indicaria esse livro para o momento atual em que estamos vivendo e para quem está a procura de momentos de esperança e coisas boas no geral.

A escrita de Marco Severo é muito boa. Nesse livro de contos ele vai falar sobre solidão, mas principalmente de como as pessoas podem ser egoístas e ruins. Ele retratá o lado ruim que praticamente todo ser humano tem. É um livro que faz com que você fique surpreso inúmeras vezes por não acreditar na índole das pessoas. No entanto, é totalmente plausível. A realidade pode mais assustadora que o terror criado para chocar as pessoas.

É bom quando um livro mexe com você mesmo que seja de um jeito ruim. Apesar de toda ruindade no livro gostei porque é bem escrito e profundo. Recomendo, mas com o alerta feito acima.

Os contos que mais me marcaram foram: O importante é ter Deus no coração, O lado de cá da prisão, Caminho aberto a facão, Mudança, Omnia mutantur, Chupeta de Baleira, A âncora encoberta pelo mar, Vermes e Uma infinita Solidão.
Profile Image for Gabriela Caprini.
53 reviews
May 31, 2020
Encontrei esse e-book ao acaso enquanto procurava algo pra ler no Kindle Unlimited. Fiquei interessada logo de cara pelo título e resolvi começar a ler sem saber do que se tratava.

Pra ser sincera, mesmo agora que terminei ainda acho difícil explicar. Por isso, deixo um trecho retirado de um dos contos capaz de fazer esse trabalho melhor do que eu: "...é impossível saber que fantasmas são os que assolam as cavernas mais inóspitas de cada um, nem como se consegue lidar com eles."

É incômodo, é bonito, é profundo. Acima de tudo, é humano.
1 review1 follower
January 24, 2021
O livro é muito bem escrito. Porém ele retrata os piores lados dos seres humanos. Em vários momentos, de formas muito gráficas, nos faz refletir sobre os nossos próprios piores lados. E isso é difícil. Várias vezes o livro traz um gosto amargo à boca. Gostei muito, porém é necessário cautela, pois tem vários gatilhos.
Displaying 1 - 8 of 8 reviews

Can't find what you're looking for?

Get help and learn more about the design.