Completar um curso superior não é fácil, mas… o que vem a seguir pode ser ainda mais complicado. A seguir à faculdade, é normal sentirmo-nos algo perdidos e sem rumo, especialmente após cursos com saídas profissionais mais indefinidas. Não sabemos bem onde nos encaixamos ou como podemos convencer possíveis futuros empregadores de que somos o candidato perfeito para uma determinada vaga de emprego. Não sabemos bem se devemos enviar um CV de três páginas ou se vale sequer a pena ainda fazer candidaturas espontâneas, muito menos como iremos sobreviver às primeiras entrevistas de emprego sem parecermos inseguros e sem que alguém repare que não sabemos assim tanto quanto pode ter parecido no nosso email de candidatura. E depois há ainda a eterna questão: “devo esperar até encontrar o meu trabalho de sonho ou devo simplesmente aceitar qualquer coisa até que ele apareça?”
Estas e muitas outras questões que tiram o sono a qualquer licenciado (ainda) sem perspetivas de emprego são abordadas em detalhe neste livro, fruto de muitos anos, muitos erros e algumas decisões duvidosas de uma licenciada num curso chamado Comunicação e Cultura, mas que afinal queria ser jornalista, mas que acabou no Marketing, na Fotografia, nos blogs e workshops e até nos sabonetes.
Este livro é para ti, jovem recém-licenciado ou licenciado não tão recente quanto isso, mas que ainda não encontrou o seu lugar no mercado de trabalho. Este livro vai ajudar-te não só a criar um bom CV e a escrever uma carta de apresentação e email de candidatura praticamente infalíveis, mas também como te deves apresentar em entrevistas. Através de dicas, vídeos e desafios este livro vai preparar-te para a próxima grande etapa da tua vida: arranjar emprego.
Este livro fez-me bem ! Estava a precisar de uma voz amiga que me dissesse que não estou sozinha nos meus medos e na minha ansiedade. Nós todos sabemos que é difícil para toda a gente, mas ainda assim sentimos-se muito sozinhos nesta demanda que é a vida. As palavras que a Catarina juntou em Licenciei-me... e agora? ofereceram-me esperança, força e motivação. É impressionante o quanto preciso de ser relembrada que sou capaz para mais e melhor, de que não me tenho de me contentar a algo que não me enche as medidas. Gosto muito como a Catarina escreve directamente para quem quer que seja que está do outro lado da página, senti um conforto imenso e que me era mais necessário do que pensava. Em termos de conteúdo é básico mas ajuda a dar uma ordem à nossa ordem de pensamento, oferecendo garra para ir à luta. As partilhas de experiências reais que são aqui partilhadas, por exemplo, são um mimo para afugentar os nossos medos. Gosto particularmente do conteúdo externo que a Catarina disponibilizou: sites para explorar e, os meus favoritos, vídeos para ver no youtube. Vi todos e adorei todos. Aconselho a quem esteja numa fase menos certa da sua vida. Para quem precise de se fazer à vida (como eu) e ainda não arranjou a coragem ou motivação.
Assim de uma forma bem resumida e que não levará muito tempo da vossa vida a ler esta breve opinião, tendo em conta que me alongarei pelo blogue, é o seguinte: estou bem longe de terminar o meu curso, mas este livro inspirou-me não só pela vertente profissional, mas também para que mexa o corpo e trabalhe pelos meus objetivos. Tive duas epifanias graças a esta leitura, e não há nada melhor do que poder agradecer à Catarina pelo empenho em nos trazer material de qualidade e que certamente ajudará imensas pessoas pelo país fora! Há muito mais a dizer, mas não será por agora!
Acho genuinamente que este livro é dos mais úteis que já li até hoje. Embora o título aponte para uma licenciatura, a verdade é que os conselhos que a Catarina dá servem para qualquer pessoa em qualquer situação que esteja completamente perdida em termos de arranjar novo emprego.
Mais: não fala apenas de arranjar um emprego. Há todo um percurso que aborda websites de confiança onde podemos ver anúncios, formas como podemos melhorar o nosso currículo e até como devemos prepararmo-nos para uma entrevista de emprego.
Tendo em conta que me encontro numa época onde me canso de mandar currículos regularmente, tenho que vos dizer que as dicas que ela nos oferece são uma mais-valia para todos, até mesmo para quem acha que está a fazer tudo bem.
Recomendo a todos e garanto que vai ser um livro com muito sucesso! 🖤
Mais do que um guia, o livro é uma fonte de inspiração (muito bem conseguida!) que nos transmite que "nada no mundo pode tomar o lugar da persistência" e que a determinação pode ser a maior de todas as forças para se ser bem sucedido no mercado de trabalho. Os pontos principais de foco e as dicas que contém são expostos de forma muito clara e objetiva, primando pelos exemplos construtivos e sempre pertinentes. Recomendo!
Que leitura soberba! Este não é apenas um guia como mencionam na capa do livro, este é o manual completo de como arranjar emprego! Não interessa se terminaste o curso agora ou há 10 anos, na realidade até penso que qualquer pessoa sem curso superior que esteja à rasca para arranjar emprego deveria adquirir este livro!
Este livro dá nos a conhecer todo o processo da procura de emprego, até mesmo o que devemos ter em conta antes, durante e depois. Além de mostrar como se faz um CV como deve de ser, ainda ficamos a saber a importância do nosso nome online, como nos comportar numa entrevista e ainda como lidar com a rejeição.
A autora é franca e directa, propõe alguns exercícios/desafios, partilha exemplos práticos ao longo do livro que nos motivam, fazem reflectir e nos inspiram a meter a mão na massa.
Quando a Catarina entrou em contacto comigo e se ofereceu para me enviar um exemplar do seu livro "Licenciei-me... e agora?", tinha acabado de terminar o meu primeiro atribulado ano na faculdade.
Se por um lado cresci imenso enquanto pessoa ao trabalhar com outras, se aprendi muito sobre a área da comunicação (a minha área) e se aprendi a gostar mais dela e a dar-lhe valor, também percebi que não é um ramo onde se consegue suceder facilmente, que exige bastante trabalho e que esse trabalho é pouco reconhecido - até financeiramente. E foi quando me apercebi de tudo isto (e muito mais, acreditem) que comecei a pensar no futuro. Vi janelas a fecharem-se e hipotéticas oportunidades a escaparem-me pelos dedos. Cheguei mesmo a discutir este assunto entre colegas e amigos porque, no geral, todos partilhamos este sentimento de insegurança. Afinal, que tipo de futuro poderemos vir a ter? Ao ler este livro, algumas coisas começaram a fazer bastante sentido para mim, aos dezoito anos e ainda com dois anos académicos pela frente.
"Lincenciei-me... e agora?" é essencialmente um guia, uma rede de conforto. Pois, ao lermos sobre as experiências e dicas, tanto da autora, como de outras pessoas nas mais diversas áreas, percebemos que o universo profissional está realmente a transformar-se e a adaptar-se às exigências de um mercado competitivo e sobrelotado de pessoas altamente qualificadas, mas que existe alternativas, bem como pequenos truques para que o novo CV sobressaía no meio de tantos outros.
Do mesmo modo, expõe (passo a passo) o que deve ser tido em conta no processo da procura de emprego, sugere pequenos desafios que podem ser úteis quando tivermos que fazer o curriculum, redigir um email, apresentarmo-nos a uma entrevista ou mesmo ultrapassar uma rejeição.
"Licenciei-me.... e agora?" está recheado de conselhos escritos por quem já passou por isto, por alguém que nos últimos anos ficou a conhecer o mercado de trabalho de dois pontos de vista diferentes, o de empregado e empregador. Ao lê-lo somos, assim, abordamos por uma voz amiga que nos avisa de vários perigos, nomeadamente daqueles que pretendem explorar o nosso trabalho, que nos inspira e nos assegura de que a fase seguinte das nossas vidas não tem que ser assustadora - de todo.
Um livro útil, com boas dicas e sugestões que tornam a procura de emprego um momento menos assustador. É o tipo de livro que nos obriga a sublinhar coisas e que nos dá vontade de meter "mãos à obra".
Este é um livro que guardo com muito carinho na minha estante. Primeiro, porque foi escrito pela Catarina - uma blogger que acompanho há já vários anos e a quem desejo o maior sucesso -, segundo, porque tive a oportunidade de dar o meu testemunho e de contribuir para que as ideias da autora tivessem o formato que ela desejava e, terceiro, porque a Catarina fez questão de me oferecer um exemplar.
"Licenciei-me... E Agora?" é um livro muito objetivo. Escolher um curso e enfrentar o primeiro ano de Faculdade é assustador mas ser Finalista e saber que a entrada no mercado de trabalho se aproxima é aterrorizante. Quando nos despedimos das rotinas académicas depois de quinze - ou mais - anos a vivê-las, somos atirados aos lobos e vamos andando e aprendendo, enquanto cometemos alguns erros pelo meio. O diploma serve-nos de pouco e a falta de experiência deixa-nos inseguros - é normal.
A Catarina agarrou-se às dúvidas e perguntas que um recém-licenciado faz assim que se vê num momento de incerteza e compilou nas páginas do "Licenciei-me... E Agora?" as respostas. O resultado? Um livro extremamente informativo e útil que não esquece as várias possibilidades para uma só situação e que oferece dicas, truques e conselhos pertinentes sobre tudo o que está relacionado com uma fase de vida que tem tanto de importante como de desafiante.
A leitura é fluída e a inclusão de experiências pessoais e de testemunhos de outras pessoas faz com que o livro, para além de acessível, seja equilibrado e imparcial. Não há uma fórmula infalível para o sucesso empresarial mas este "Licenciei-me... E Agora?" poderá ser uma excelente ajuda para quem está mais perdido ou não vê resultados nas suas ações.
Não posso dizer que este livro tenha sido essencial para mim pois chegou numa fase relativamente estável da minha vida profissional mas guardo-o com carinho e sinto que, se - e/ou quando - precisar de fazer um CV ou de abraçar um emprego novo, irei consultá-lo. Quanto ao meu testemunho... escrevê-lo-ia de uma forma completamente diferente se o escrevesse agora (não é sempre assim?) porque já estou a trabalhar noutros projetos e noutras áreas mas não posso deixar de me sentir orgulhosa (e honrada) por ver o meu nome e o link para o "Thirteen" num livro tão bem conseguido. Parabéns, Catarina, e obrigada pela confiança!
Recebi este livro ainda estava na escrita da minha tese de mestrado, por isso ficou na mesa de cabeceira por ler até a ter terminado. Sendo que sou uma total iniciante no que diz respeito ao mercado de trabalho, este livro veio tirar-me algumas dúvidas, colmatar conhecimentos e trazer informações sobre as quais nunca tinha pensado antes. Embora esteja ligeiramente mais inclinado para a área da autora (jornalismo/ marketing digital), adapta-se perfeitamente a qualquer pessoa que esteja a iniciar a procura de emprego. Tem uma escrita informal, como se a autora estivesse a falar connosco, e vários exemplos práticos. Gostei muito.
Boas dicas, ainda que algumas não tão generalizáveis a todas as profissões como esperaria, mas não deixam de ser interessantes. Necessidade de uma nova revisão devido a erros gramaticais.
Sem desvendar mas aguçando a vossa curiosidade, podemos encontrar alguns conselhos neste livro. Por exemplo, não devemos querer trabalhar no nosso emprego de sonho logo a seguir à universidade. Em muitos poucos casos isso vai acontecer. A Catarina diz que ao fazermos outras coisas pelo caminho, e antes de conseguir o trabalho da nossa vida, vamos descobrir imensas coisas de que também gostamos e em que também somos bons.