Caetano Veloso dispensa apresentações, porém sua história e suas facetas ainda foram pouco exploradas. Existem livros que que abordam quase que exclusivamente a sua fase Tropicalista, porém, os longos trechos ainda desconhecidos de sua história não podem permanecer sem registro. Por isso, torna-se necessário contar sua trajetória de vida de modo amplo e irrestrito, com o respeito e a isenção que o artista merece. Este livro é resultado de uma pesquisa de vinte anos dos autores, e conta a história completa do carismático músico brasileiro, passando por todas as suas fases com igual peso, permitindo ao grande público entender e conhecer um pouco mais sobre Caetano Veloso.
Bem completo em termos de informação, mas é escrito de uma forma um pouco irritante, com jogos de palavras primários e raciocínios por vezes simplistas demais. Também cai na tentação de venerar o biografado sem muito critério. Apesar disso, se tiver com (muito) tempo, vale ler...
"Caetano - Uma Biografia" propõe uma imersão na vida de Caetano Veloso, desde suas raízes familiares até o ano de 2002, configurando-se como um recurso útil para os fãs que buscam uma visão cronológica de sua trajetória. A obra inteligentemente expande seu escopo ao integrar detalhes sobre a vida e a carreira de outros nomes seminais da música brasileira, como Gilberto Gil, Gal Costa e Maria Bethânia, oferecendo um panorama mais rico do período. No entanto, a escolha por uma linguagem predominantemente coloquial revela-se um aspecto ambíguo. Se, por um lado, aproxima o leitor, por outro, em certos trechos, a informalidade excessiva pode diluir a profundidade da análise, conferindo um tom superficial a eventos e reflexões importantes.
O nível de detalhes da pesquisa feita pelos autores para o livro é incrível, o que faz com que por isso somente valha a leitura. A possibilidade que a tecnologia nos dá de acompanhar as passagens citadas na obra (acessando vídeos, ouvindo os álbuns, etc) deu um quê de especial à leitura. Porém, tendo a concordar com o biografado em sua opinião, veiculada pela imprensa, acerca da qualidade do texto nesta biografia. Cheio de clichês e uso de frases soltas de letras musicais, como para costurar uma colcha de retalhos, o livro peca pelo simplismo. Mas acredito que isto seja algo que colaborará para que a biografia torne-se algo popular, já que de fácil leitura. Recomendo!