Em primeira aos Corintios, o apostolo Paulo responde os pontos sobre os quais havia sido consultado, combinando a discussão doutrinária com os problemas morais e eclesiásticos.
A igreja tinha conhecimento, mas não amor; tinha carisma, mas não caráter.
A epístola reflete claramente as condições das igrejas primitivas e porque não de muitas igrejas da atualidade, fazendo da mensagem desta epístola algo relevante e atual para toda igreja que deseja ser santa, que deseja viver em comunhão e que deseja glorificar a Deus.
Natural de Nova Venécia, ES, é casado com Udemilta Pimentel Lopes, pai de Tiago e Mariana. Bacharel em Teologia pelo Seminário Presbiteriano do Sul em Campinas, SP de 1978 a 1981 e Doutor em Ministério no Reformed Theological Seminary, em Jackson, Mississippi, nos Estados Unidos de 2000 a 2001.
Foi pastor da Primeira Igreja Presbiteriana de Bragança Paulista de 1982 a 1984 e desde 1985 é pastor titular da Primeira Igreja Presbiteriana de Vitória (IPB). Membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil, diretor executivo da Luz para o Caminho e pastor colaborador da Igreja Presbiteriana de Pinheiros em SP. Conferencista e escritor, com mais de 100 obras publicadas.
Um ótimo livro para se estudar em conjunto com o livro de 1 Coríntios (bíblia) do apóstolo Paulo. Ele explica pontos importantes, e nos chama a atenção para textos e versículos que às vezes passam despercebidos em uma leitura mais rápida e despretensiosa. Quem merecia perder algumas estrelas sou eu, pela demora da leitura! Mas enfim, recomendo.