Jump to ratings and reviews
Rate this book

Um Homem Sorri com Palavras Leves

Rate this book
Um dos maiores comunicadores da televisão portuguesa, Henrique Mendes, publica agora um livro de memórias, onde nos dá conta da sua riquíssima vivência profissional e pessoal, dos anos na RTP antes do 25 de Abril, da sua passagem pela Rádio Renascença, do "exílio" forçado, do regresso em grande. O prefácio do livro é da autoria do escritor e jornalista Baptista-Bastos.

279 pages, Hardcover

Published May 1, 2002

2 people want to read

About the author

Henrique Mendes

6 books1 follower

Ratings & Reviews

What do you think?
Rate this book

Friends & Following

Create a free account to discover what your friends think of this book!

Community Reviews

5 stars
1 (20%)
4 stars
1 (20%)
3 stars
2 (40%)
2 stars
1 (20%)
1 star
0 (0%)
Displaying 1 of 1 review
Profile Image for Fátima Linhares.
972 reviews342 followers
October 23, 2021
Gosto sempre de ler livros sobre/escritos pessoas da televisão, daí a minha curiosidade em ler este livro escrito por Henrique Mendes, isso e o facto de ter custado 1,00€. :D
Henrique Mendes foi um comunicador. Começou na Rádio Renascença e depois foi para a RTP. Aparecia, a preto e branco, a apresentar o Festival da Canção, a dar as notícias no telejornal, a cobrir o Tour de France, como locutor de continuidade, um faz-tudo. Gozava de grande fama e reconhecimento junto do público, mas também de algumas invejas no meio televisivo de um país de pessoas tacanhas como eram as de Portugal nessa altura. Isto durou até 1974, mais precisamente, até à revolução dos cravos. Aí começou uma nova era para Portugal e para Henrique Mendes, que foi saneado da RTP e, triste e desiludido com o seu país, emigrou para o Canadá, onde continuou o seu trabalho numa estação de rádio dedicada à comunidade portuguesa que lá estava emigrada. Acaba por voltar a Portugal e à RR, onde a sua carreira tinha começado. Continua a ser objeto de mesquinharias, que não transpiravam para o público, no universo radiofónico que era a RR na década de 1980, isto apesar de desempenhar as suas funções com zelo e hombridade. Com a aparição da televisão privada, é contratado pela SIC.
Este livro debruça-se sobre a vida profissional de Henrique Mendes, às vezes com um tom um tudo-nada amargo que nem sempre me agradou, mas que é compreensível. Esperava que falasse mais sobre o seu programa na SIC, Ponto de Encontro, a que eu gostava muito de assistir e de que, ainda hoje, me lembro da música do genérico. Também tinha a esperança de que mencionasse a sua participação na série Médico de Família, mas tal não se verifica neste livro, o que é pena, pois foram as fases da sua careira televisa que eu acompanhei e de que ainda hoje me lembro com carinho.
Displaying 1 of 1 review

Can't find what you're looking for?

Get help and learn more about the design.