Um retrato cómico de Portugal sob o olhar atento e sátiro de uma inglesa. Lucy Pepper é acutilante, divertida e certeira a capacidade que tem para nos descrever, sem nunca denegrir, apontando sempre os nossos pontos fortes e o nosso enorme capital para melhorar enquanto povo e país.
(...) Gostei de tudo neste livro: do facto de me identificar tanto com a autora, o facto de ela o tornar pessoal e não apenas em meras "críticas" (atenção que as criticas são negativas mas também são, maioritariamente, positivas! E são extensíveis a vários países. A Lucy não idolatra Inglaterra e trata mal Portugal, por vezes faz precisamente o contrário). Gostei do facto de começar em falar no Porto e depois de se centrar numa aldeia. Gostei das analogias à comida (apesar de eu ter deixado de comer carne quando estava em Inglaterra e, por isso, algumas descrições de pratos com carne me fazerem impressão). Gostei da crítica aos empreiteiros (que é das coisas que mais me queixo aqui!). Gostei da forma como a Lucy me fez rir e me fez sentir acompanhada nesta linda aventura que é viver em Portugal.
Livro muito fácil de relacionar para quem fez o percurso oposto! Do culto do especialista ao desenrascanço, da alheira à acorda, é impossível não (sor)rir com as pequenas pancadas que definem a sociedade portuguesa, mas que só quem vê de fora consegue captar.
"Utilizando a gastronomia portuguesa como fio condutor, Lucy Pepper dá-nos um conjunto de histórias e peripécias que tem vivenciado na sua vida em Portugal, e que só mesmo o cultural clash lhes poderia retirar o carácter rotineiro que já têm aos olhos de um português. Desde a família, aos vizinhos, aos comportamentos, ao clima, ao modo de vivenciar as festas, nada escapou. E, claro, sempre com uma comidita pelo meio. O que o livro faz, no fundo, é reunir características comuns à maioria dos portugueses, sendo que por “comuns” não se pretende “a todos”. (...)"
Uma visão de uma estrangeira em terras lusitanas que mostra como os portugueses são. Aprendi muita coisa, e entendi muito que acontece em Portugal. Tudo é explicado de forma engraçada e muito divertida.