Depois de perder os pais num terrível incêndio no acampamento cigano onde moravam e passar dois anos num orfanato, Tibor Lobato e sua irmã Sátir são encontrados pela avó e vão morar no seu sítio. Ali fazem amizade com Rurique, um garoto conhecedor das lendas e histórias de assombração do lugar. Durante a quaresma, coisas muito estranhas começam a acontecer na região e seres fantásticos do folclore - como a Mula Sem Cabeça, o Boitatá e a Cuca -, ganham vida e começam a assombrar os habitantes dos Sete Vilarejos. Os três começam a correr perigo quando descobrem segredos que ligam a família dos irmãos a esses seres fantásticos e a um lendário Oitavo Vilarejo. A partir daí inicia-se uma odisseia cheia de magia, que levará os três amigos a reconhecerem e valorizarem virtudes como lealdade, coragem, esperança e amizade.
O paulistano Gustavo Rosseb é formado em Rádio e TV. Traz em seu curriculo trabalhos como músico, compositor e designer. Atua também na área de cinema, na parte de direção e roteiro.
5/5 Simplesmente maravilhoso! Ótimo início de Saga, achei que seria uma saga juvenil comum mas é repleto de emoção que até se assemelha ao terror, deixando quem lê tenso e grudado no livro. Nunca pensei que iria ter medo de mitos folclóricos (Trasgos) super creepy
achei um livro MUITO bom! os personagens são maravilhosos e a escrita e tão fluida que li esse livro todo numa tardezinha! a história é clichê, mas, ao mesmo tempo, nova. a mitologia brasileira trouxe um frescor pra obra do Rosseb, isso é um fato.
apesar de toda a história ter sido previsível, AMEI acompanhar as aventuras dos Lobato e do Rurique. eles são personagens fofos e tão tridimensionais quanto uma criança se permite ser. Tibor, o personagem q tem seu nome do título da série, só ganha destaque no final, o que me incomodou um pouquinho, confesso.
livro mais do que recomendando! mal posso esperar pelo segundo volume! *-*
Particularmente gostei muito do livro e da interação dos personagens. Tenho a impressão de ter ficado algumas pontas soltas, mas verei se no próximo minhas dúvidas serão sanadas. De todo, achei livro fascinante. Li em quase dois dias de tão viciada que fiquei.
nunca fiquei com tanta vontade de terminar uma livro igual esse e adoro minhas professora que indicou livros bons pra ler. tô doida pra reler sem ser por obrigação e ler o segundo livro
Com tantos livros por aí sobre mitologias estrangeiras, penso ser um pecado que não prestemos atenção à cultura de nosso país.
O autor relata aqui uma história passada na quaresma, envolvendo dois irmãos, sua avó e um amigo, os quais presenciam fenômenos inexplicáveis.
A escrita é muito boa, li super rápido. Só dei quatro estrelas porque gostaria de ter tido pontos de vista da Sátir e da avó das crianças também, acharia interessante.
O livro usa de forma muito interessante o folclore brasileiro para construir uma história muito divertida. Essa obra de inauguração do autor é muito promissora.