Manual para as aulas de Introdução ao Direito da UAL, tanto da licenciatura em direito, como das licenciaturas de economia e gestão.
São analisadas matérias como: conceito e problemas fundamentais do direito, ramos do direito, estrutura, características e classificação das normas jurídicas, as fontes do direito (na qual se inclui o processo legislativo), a interpretação da lei e a integração das lacunas, a aplicação da lei no tempo e no espaço e o direito na perspetiva da sociologia, da história, da filosofia, da análise económica e no contexto científico e bioético.
CONSTANÇA URBANO DE SOUSA nasceu em Lisboa, a 1 de Abril de 1967. É licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (1991), pós-graduada em Direito Europeu pelo Instituto de Estudos Europeus da Universidade do Sarre (1994) e doutorada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade do Sarreland, Alemanha (1997).
Desde 1998, é Professora Associada da Universidade Autónoma de Lisboa e do Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna. Desde 2012, é Diretora do Departamento de Direito da Universidade Autónoma de Lisboa e coordenadora do doutoramento em Direito. Desde 2000, é Professora Curso de Direito Europeu de Asilo e Imigração da Universidade Livre de Bruxelas. Foi, entre 26 de Novembro de 2015 e 21 de Outubro de 2017, Ministra da Administração Interna do XXI Governo Constitucional.
Foi Professora Associada Convidada da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa (2004 a 2006), onde regeu a unidade curricular de Direito da Igualdade Social – Direito dos Estrangeiros.
As suas principais áreas de investigação relacionam-se com o Direito da União Europeia, o Direito de Imigração e Asilo, a Cooperação Policial e Judiciária, a Segurança Interna e o Espaço Europeu de Liberdade, Segurança e Justiça. Desde Setembro de 2012, é consultora jurídica no Gabinete do Presidente do Conselho de Administração da Fundação Calouste Gulbenkian.
Foi assessora do Ministro de Estado e da Administração Interna, no XVII Governo Constitucional (2005-2006) e do Ministro da Administração Interna, no XIV Governo Constitucional (2000-2002), tendo sido representante do Ministro da Administração Interna no Grupo de Trabalho encarregado da elaboração do Código Deontológico do Serviço Policial (2000).