Diagnosticada com esclerose múltipla aos 24 anos, a gaúcha Laura Pires viajou para a Índia para se tratar usando a medicina ayurvédica, um sistema de saúde milenar que prega uma alimentação equilibrada, baseada no autoconhecimento e nas relações entre o organismo humano e a natureza ao redor.
Em O sabor da harmonia, a autora conta o processo de mudança de hábitos e conceitos que lhe proporcionou a conquista de uma maior qualidade de vida diante dos desafios que sua doença autoimune e aparentemente incurável apresentava, e oferece receitas para quem busca viver com mais saúde.
Este livro é uma aula prática de renovação na culinária. O depoimento e a história de Laura Pires, que li há muitos anos em uma reportagem na revista Donna ZH, motivaram não só uma reflexão sobre a alimentação que perdura comigo até hoje, como a aquisição desse livro. Eu esperava apenas receitas, mas há todo um percurso sobre os preceitos da Ayurveda (com referências), explicados de forma muito clara. Senti falta de algumas informações/receitas, mas penso que seja um formato introdutório dessa culinária (pretendo inclusive escrever à autora). Todos precisam conhecer a trajetória de cura dessa mulher pela alimentação e mudança de hábitos (leia-se: a indústria farmacêutica que vá às favas!).