Jump to ratings and reviews
Rate this book

Doze Segredos da Língua Portuguesa

Rate this book
Um livro essencial para quem se preocupa com o português e, ao mesmo tempo, não quer ficar preso a mitos e ideias-feitas sobre a nossa léngua. Sabia que andam a circular por aí erros que não são erros? Sabia que as crianças precisam de muitas palavras para crescer bem? Sabia que há uma relação entre o acordo ortográfico e a guerra na Ucrânia? Sabia que a palavra saudade não é impossível de traduzir? Sabia que todos os portugueses têm sotaque? Sabia que o português e o galego estão tão próximos que, às vezes, se confundem? Sabia que os palavrões fazem bem (mas não convém abusar)?

240 pages, Paperback

Published April 1, 2016

5 people are currently reading
43 people want to read

About the author

Marco Neves

21 books124 followers

Ratings & Reviews

What do you think?
Rate this book

Friends & Following

Create a free account to discover what your friends think of this book!

Community Reviews

5 stars
8 (29%)
4 stars
13 (48%)
3 stars
6 (22%)
2 stars
0 (0%)
1 star
0 (0%)
Displaying 1 - 6 of 6 reviews
Profile Image for Magda Pais.
Author 4 books81 followers
May 25, 2016
Não sendo, a minha área, a da linguística (ou melhor, sendo a minha área quase o oposto, que é como quem diz a contabilidade) não deixo de gostar de aprender coisas novas. E lendo como leio (e às vezes com cada disparate que valha-nos Santa Iria da Azóia) e não me achando dona da razão, gosto de aprender coisas novas. Porque ler também é aprender. Achei, por isso, curioso o titulo deste livro e ainda mais curiosa pelas perguntas feitas na sinopse. Comprei o livro. E autografado e tudo.
Confirmo. O acordo ortográfico tem relação com a guerra da Ucrânia e a palavra saudade é traduzível. Aprendi imenso nos últimos dias com este livro e, mais importante ainda, diverti-me com a forma leve como o autor escreve.
Aprendi que posso continuar a dizer que o comer está na mesa e que queria um café (preferencialmente com um se faz favor no fim). Confirmei que o Martim é um rapaz cheio de genica e pouco interessado em discussões filosóficas. E aqui podemos falar do Martim, sobrinho do Marco, ou do Martim, o meu filho. São iguais! (deve ser do nome, digo eu).
Mas não só. Descobri que todos os jovens, em todos os tempos do mundo, escreveram sempre mal. E que o português de Portugal é tão correcto como o Português do Brasil. Mas sempre de forma divertida. Nem percebi que estava a aprender. E fui dizendo que sim (sem dar parte de maluca como o Marco bem recomenda) a tanta coisa.
Aprender enquanto lemos e nos divertimos é tão bom!
Creio que este livro devia ser lido e relido por muita gente. Pela policia da gramática, pelos comentadores que só querem apanhar erros que nem sempre o são. E por quem escreve para que perceba que o deve fazer sem medos.
Retive o seguinte paragrafo que fala de Saramago mas podia falar de tantos outros:
Dizer que Saramago não sabe escrever porque não segue determinadas convenções equivale a dizer que um pintor famoso não sabe pintar porque usa mais cores do que as que estão definidas no plano director municipal para as fachadas dos prédios do seu município.
Vá, ide lá ler o blog do Marco (http://livroseoutrasmanias.blogs.sapo...) bem como o livro dele. Divirtam-se e aprendam. Como eu. Que espero não ter cometido nenhum erro neste texto.
Profile Image for Dario Andrade.
743 reviews25 followers
April 13, 2022
Um divertido e muito instrutivo livro a respeito da língua portuguesa a partir da perspectiva de um linguista português. Sei que muitos do lado de lá do Atlântico reviram os olhos quando nós brasileiros falamos ou escrevemos. O autor é, porém, muito aberto às várias possibilidades apresentadas pelos muitos e variados falantes da língua portuguesa. Dedica, por exemplo, bastante tempo ao galego e faz várias considerações interessantes a respeito da língua falada no Brasil.
Destaque especial para a quarta parte do livro, intitulada "O que fazer com esta língua?". O capítulo "Dez dicas para usar melhor a língua portuguesa (ou qualquer outra língua, para dizer a verdade)". Dos vários conselhos, destaco: "Ouvir os outros com menos pedras na mão", "Apreciar as palavras, as frases, os textos...", "Não falar da língua com a boca cheia de ideias feitas", "Ler sem parar" e "Aprender outras línguas".
Um livro que encontrei por acaso, mas que me ensinou muito.
Profile Image for Carlos.
53 reviews
July 10, 2016
Uma visão aberta, com rasgos de humor, e muito conhecedora das situações da língua portuguesa e não só. Essencial para quem quer perceber e saber mais sobre a língua fugindo aos pensamentos comuns, muitas vezes errados.
Profile Image for Colin.
1,693 reviews1 follower
July 22, 2018
Hum... Quatro estrelas? Cinco estrelas? Cinco, acho eu. Gostei muito. Quando alguém recomendou-o, fiquei céptico mas lê-se muito bem, e aprendi muito. Não me apetece escrever uma opinião porque já escrevi tanto. Fiz um resumo de cada capítulo como "trabalho de casa" para quem quiser saber mais e para quem tem paciência o suficiente!
https://lusosite.wordpress.com/tag/do...
Profile Image for Ricardo Vladimiro.
123 reviews13 followers
September 24, 2022
Este é o quarto livro de Marco Neves que leio. Isto empata-o com Stephen King e apenas atrás de alguns dos meus "heróis", a saber Christopher Hitchens, Sam Harris e José Saramago. Existe mais um autor que ultrapassa o Marco Neves, mas é um guilty pleasure e não vamos falar mais disso. Faço referência a este top porque reconheço o papel do Marco como minha influência intelectual, ao lado dos já referidos Christopher Hitchens e Sam Harris, mas também outros com menos volume mas não menos importância como Carl Sagan, António Damásio e Jonathan Haidt.

Sendo este livro aquele que me leva a colocar o Marco Neves neste tão alto patamar do meu gosto e prazer literário, custa-me admitir com alguma tristeza, que dos quatro livros, este é o que menos gosto. Estão cá algumas das notas típicas de Marco Neves, por exemplo, a defesa dos falantes e a questão da lingua galega, mas para quem já leu outras obras, há menos novidade. Pode-se dar o caso de ser uma questão de ordem de leitura porque este livro é anterior a outros mas nunca saberei porque não tenho como eliminar a minha experiência para avaliar outra ordem.

Não deixa de ser uma leitura imensamente agradável com uma paixão extraordinária pela lingua portuguesa e por todos aqueles que a falam.
Displaying 1 - 6 of 6 reviews

Can't find what you're looking for?

Get help and learn more about the design.