Jump to ratings and reviews
Rate this book

Homero

Rate this book
Que figura histórica esconde o nome de Homero? Os Antigos, que não duvidavam da sua existência, consagraram-lhe inúmeras biografias, segundo as quais Homero teria morrido de desespero por não ter sabido decifrar um enigma apresentado por crianças, como se a sua morte simbolizasse a vaidade de toda a sabedoria.
Atualmente, Homero continua a ser um grande enigma para os historiadores. Porém, graças aos progressos da arqueologia, há cada vez mais dados sobre a época em que a Ilíada e a Odisseia foram compostas. é provável que as duas epopeias tenham sido compostas por autores diferentes. Inspirando-se em histórias lendárias que remontam à civilização micénica, transmitidas por gerações de bardos, os autores adaptaram-nas ao espírito do seu público, nem sempre tendo em mente o seu sentido original.
Esta obra reconstítui a génese dos poemas homéricos e convida-nos a relê-los enquadrando os grandes episódios na história da Grécia Antiga. Demonstra em particular, que a sociedade e a civilização material descritas A Ilíada e na Odisseia são praticamente equivalentes, embora a função dos deuses e a ideologia real revelem profundas divergências. Em moldes próprios, os poemas homéricos são testemunhos históricos, ainda que se possa dúvidar dos acontecimentos narrados: é inútil procurar a oliveira de Ítaca à sombra da qual Ulisses conversou com Atena, porém, a familariedade do herói e da deusa dá-nos uma indicação preciosa sobre as mentalidades.

302 pages, Hardcover

First published September 15, 1999

4 people are currently reading
22 people want to read

About the author

Ratings & Reviews

What do you think?
Rate this book

Friends & Following

Create a free account to discover what your friends think of this book!

Community Reviews

5 stars
3 (9%)
4 stars
16 (50%)
3 stars
10 (31%)
2 stars
3 (9%)
1 star
0 (0%)
Displaying 1 - 2 of 2 reviews
328 reviews6 followers
April 21, 2016
This is not, I repeat, THIS IS NOT A HOMER'S BIOGRAPHY.
What it is is a very interesting analysis of Homer's "Iliad" and "Odyssey".
It starts with a brief explanation of Greece's history which leaves us begging for more, followed by the said analysis and ending with the certainty that Homer's work can be read on a historical context despite its obvious fictional aspects.
Since I read The Iliad and the Odyssey last year, and still have it fresh in my mind, reading this reminded me how good those stories are and made me look at some of the points I had overlooked.
Displaying 1 - 2 of 2 reviews

Can't find what you're looking for?

Get help and learn more about the design.