Jump to ratings and reviews
Rate this book

Fronteira

Rate this book
Uma verdadeira fronteira em nossa ficção: antes, o romance social e político, preocupado com a situação do Nordeste, cangaço e dos proprietários rurais capitalistas; agora, o romance psicológico, o homem e seus problemas interiores, suas indagações metafísicas sobre o destino, a morte, o além. Cornélio Penna recebeu os mais sinceros elogios da crítica brasileira, não só pela sua técnica narrativa como por sua fidelidade absoluta à literatura.

183 pages, Paperback

First published January 1, 1935

24 people want to read

About the author

Cornélio Penna

7 books6 followers
Cornélio Penna was a Brazilian novelist, painter and illustrator. He was part of the second-generation of Modernism in Brazil, and created the Brazilian psychological realism.

Ratings & Reviews

What do you think?
Rate this book

Friends & Following

Create a free account to discover what your friends think of this book!

Community Reviews

5 stars
8 (30%)
4 stars
7 (26%)
3 stars
7 (26%)
2 stars
1 (3%)
1 star
3 (11%)
Displaying 1 - 5 of 5 reviews
Profile Image for Douglas Lobo.
Author 12 books15 followers
March 1, 2020
Livro escrito com elegância e num estilo apropriado à narrativa densa, psicológica. No entanto, não consegui compreender as motivações e os conflitos do protagonista.
Profile Image for spepp.
59 reviews7 followers
October 12, 2023
8.0
Lido na coletânea Romances completos.

Até onde entendi, um livro que se pergunta sobre a veracidade da fé em lidar com a extinção dos males da alma, do corpo, da mente. Eu poderia ter prevenido ser assim? Eu posso deixar de ser assim? Ao pensar que é tarde demais, não se torna logicamente tarde demais? O quanto a minha crise de fé me auxiliou em me tornar o que quer que eu seja hoje?

Algumas várias passagens me marcaram demais, como as páginas 135-136...
De joelhos, com o rosto entre as mãos, e apoiado ao meu leito, revi-me criança e lembrei-me da transformação que nela se fez, em momentos, e com grande perturbação de minha alma infantil, quando se deu a mudança da luz do gás para a elétrica, em nossa casa. [...]

...ou as páginas 152-153 da edição.
Já observou a voracidade sinistra dos mendigos, em contraste desesperado com a sobriedade dos ricos? Conhece, com certeza, Sinhá Coura "porque canto no côro" como explicam os nossos caipiras? Já esteve com a mulher do "seu" Zé Júlio, que tem um cranco enorme aberto em flor, a devorar-lhe a perna, "porque uma mulher de xale preto na cabeça verteu água atrás da porta de seu quarto"? E Maria Alvim, que não pode costurar, porque a roda de sua máquina de costura se põe a gemer com a voz de seu marido? e a porta da Câmara, do lado esquerdo, que não se abre porque foi fechada por um fantasma? [...] Vivemos como sitiados, como prisioneiros que se entreolham, raivosos, pressentindo a chegada de uma desgraça que não sabem qual é [...]

Livros que algum dia irei revisitar, com toda certeza.
14 reviews
February 12, 2023
Bem denso e uma porta de entrada meio sombria na produção de Cornélio. Vale a pena para saber o que te espera a seguir se for ler outro livro do autor. Sem tempo para respirar e sempre refletindo.
Profile Image for Lucas Pereira Novaes.
10 reviews1 follower
March 9, 2021
Narrativa densa, complexa, que não segue uma sequência cronológica, mas obedece a um tempo psicológico, com a percepção difusa sobre presente, passado e futuro. Há, também, como o próprio autor assumiu, a descrição da *fronteira* entre realidade e imaginação/fantasia/sonho/loucura, o que faz com o que o entendimento sobre o enredo seja dificultado, dada a natureza surrealista das memórias narradas por uma personagem que não se identifica em um espaço que não é nomeado (ainda que saibamos que se trata de uma cidade do interior de Minas Gerais). Maria Santa, a beata mística descrita pela narração, é o mistério a ser desvendado, assim como as enigmáticas memórias relacionadas aos seus parentes e familiares e a percepção da própria população local sobre a religiosa.
Profile Image for Vinícius.
37 reviews1 follower
October 1, 2020
Eu acho que amei? Não sei se entendi, preciso refletir, talvez a nota mude depois, mas senti o impacto, escrita perfeita, narração diferenciada, foi tudo pra mim essa experiência de leitura.
Displaying 1 - 5 of 5 reviews

Can't find what you're looking for?

Get help and learn more about the design.