Jump to ratings and reviews
Rate this book

Cantileno

Rate this book

Unknown Binding

2 people are currently reading
11 people want to read

About the author

Maria Gabriela Llansol

64 books89 followers
MARIA GABRIELA LLANSOL nasceu a 24 de Novembro de 1931, em Lisboa. Licenciou-se em Direito e em Ciências Pedagógicas, tendo trabalhado em áreas relacionadas com problemas educacionais. Em 1965, abandonou Portugal para se fixar na Bélgica. Regressou há alguns anos a Portugal. É um caso ímpar na ficção contemporânea, de jorrante, inesperada e original criatividade. De estilo muito próprio, a sua forte personalidade afirmou-se desde 1957, com as narrativas de Os Pregos na Erva, consolidando-se com O Livro das Comunidades, 1978, e com todas as suas obras posteriores, de que poderemos salientar A Restante Vida, 1978, e Um Beijo Dado mais tarde, 1990, e Lisboaleipzig, 1994 e 1995. Aliando a subjectividade enunciativa a um forte pendor mítico de implicação lírica, que funda numa visão da vida e do mundo de tipo religioso herético, sensualista e naturalista, a sua ficção caracteriza-se por uma hibridez de registos e de convocação, temporal e espacial de entidades, que no entanto assume uma coesão que lhe é dada por uma marca discursiva persistente e inconfundível. Faleceu a 3 de Março de 2008, em Sintra.

Ratings & Reviews

What do you think?
Rate this book

Friends & Following

Create a free account to discover what your friends think of this book!

Community Reviews

5 stars
3 (20%)
4 stars
8 (53%)
3 stars
2 (13%)
2 stars
1 (6%)
1 star
1 (6%)
Displaying 1 - 3 of 3 reviews
Profile Image for Carolina.
401 reviews8 followers
April 12, 2022
Este é um livro estranho e complexo, que me veio parar às mãos num encontro de escrita. O livro é composto de três partes: dois contos mais longos e uma terceira parte que tem vários contos pequeninos.

Os temas, esses, são a parte complexa. E a execução, essa sim, é a parte estranha. Por exemplo, peguemos no exemplo do segundo conto, em que a autora relembra o seu cão e passeia com o cão Jade por elementos que misturam sonhos, memórias e realidades fantásticas. É uma leitura densa, por vezes difícil, mas que nos remete para conceitos muito curiosos.

A terceira parte, escrita nos anos 60, leva-nos para um Portugal despedaçado da violência do interior, da violência da ignorância e da violência da pobreza. Tem personagens muito vívidas e humanas nas suas características e é, sem dúvida, a parte mais integral de todo o volume.

Agora disponível para novas viagens.
Profile Image for Cobramor.
Author 2 books20 followers
September 12, 2021
Uma amálgama de escrita mais antiga e num estilo mais corriqueiro e narrativo, que pouco se distingue dos contemporâneos.
Displaying 1 - 3 of 3 reviews

Can't find what you're looking for?

Get help and learn more about the design.