Filosofia e Cosmovisão, do filósofo brasileiro Mário Ferreira dos Santos, é, ao mesmo tempo, introdução à filosofia, apresentação enciclopédica de escolas de pensamento e obra de um filósofo original. Dito de outro modo, o presente volume tem a pretensão de ser didático, erudito e profundo. Num projeto dessa magnitude, o autor consegue se preocupar com o público a que se dirige e escreve de tal maneira que "nunca pressupõe o conhecimento, por parte do leitor, de certos aspectos elementares de filosofia". Dessa forma, ele se dirige a dois públicos distintos - aos leitores iniciantes, que ainda não dominam a linguagem filosófica, e aos iniciados, que perceberão a singularidade da abordagem de Mário a certos problemas. Entre os temas discutidos aqui, encontram-se: o papel da filosofia, o pensar e o pensamento, o espaço e o tempo, o sujeito e o objeto, o saber e a hipótese, a razão e a intuição, a metafísica, a técnica e a ciência, a teoria do conhecimento, os valores, as filosofias do incondicionado e do condicionado, o dualismo antimônico, a existência, a afetividade, a estética, a ética, etc. Como diz Mario Ferreira dos Santos, não se aprende filosofia sem filosofar. Este livro, portanto, "um convite à filosofia, uma iniciação ao filosofar".
Mário Ferreira dos Santos (Tietê, 3 de janeiro de 1907 – 11 de abril de 1968) foi um filósofo brasileiro, criador de um sistema filosófico a que chamou Filosofia Concreta. Escreveu muitos livros, sobre várias áreas do conhecimento (Filosofia, Psicologia, Oratória, Ontologia, Lógica, etc.), publicados com recursos próprios sob o nome "Enciclopédia de Ciências Filosóficas e Sociais". Segundo Mário Ferreira dos Santos, sua Filosofia Concreta seria completamente baseada na lógica, não havendo possibilidade de discordância de seus pressupostos, a que chamou "teses", denominando-se tal característica como apoditicidade lógica. A primeira tese é a fundamentação de toda a sua filosofia: "Alguma coisa há, e o nada absoluto não há", da qual extrai outras teses, passando pelos principais tópicos da filosofia através dos métodos da filosofia matemática.
Como avisado no início da leitura do livro, neste Mário faz um apanhado geral de conceitos e definições que utilizará nas obras futuras. Aliás, é indicado como um dos primeiros livros para quem quiser adentrar nas leituras do autor.
Um excelente livro, mas bastante além do meu conhecimento atual. Confesso ainda não possuir um nível adequado para absorver tudo que ele possui para oferecer. No entanto, é uma ótima aula de filosofia, a qual revisitarei frequentemente.