Jump to ratings and reviews
Rate this book

Vera Cruz

Rate this book
O novo romance de João Morgado, autor já com vasta obra publicada, centra-se na vida desconhecida de Pedro Álvares Cabral e numa época tão gloriosa quanto distante. Trata-se de um livro que facilmente ambienta o leitor no período áureo da nossa História no qual (re)descobrimos viagens acidentadas, jogos de sombras e traições, na Índia e no reino de Portugal, rivalidades e intrigas. E também um Pedro Álvares Cabral capaz, intrépido e valente, por vezes desiludido e arrependido.

507 pages, Paperback

First published March 1, 2015

3 people are currently reading
54 people want to read

About the author

João Morgado

28 books14 followers

Ratings & Reviews

What do you think?
Rate this book

Friends & Following

Create a free account to discover what your friends think of this book!

Community Reviews

5 stars
15 (31%)
4 stars
20 (41%)
3 stars
10 (20%)
2 stars
3 (6%)
1 star
0 (0%)
Displaying 1 - 7 of 7 reviews
Profile Image for Elisa Santos.
398 reviews1 follower
March 27, 2020
Um autor de romance histórico nacional de se lhe tirar o chapéu!

Vera Cruz relata a historia de Pedro Alvares Cabral, a sua vida antes e depois do grande feito da vida dele - a descoberta do Brasil. Como foi louvado e em última analise atraiçoado, por um reino e um Rei que tinham outros assuntos e objectivos em mente. Dá resposta ao porquê de a descoberta do Brasil ter passado meio despercebida e o porquê de Pedro Alvares Cabral ter decidido por uma vida caseira, tranquila e longe do centro das decisões do reino.

O autor põe-nos no centro da acção, seja na corte ou nas naus, sentimos o frio, a fome a doença, a brutalidade e o abuso que estes homens , curtidos do mar e de medo pela vida, passaram.

Recomendo muito. Com uma linguagem adequada à época, mas sem ser demasiado críptica, tudo ajuda a nos situar no tempo e no espaço.
Profile Image for Margarida.
461 reviews44 followers
May 23, 2015
Esta obra provocou-me "mixed feelings": de início a escrita a tentar recuperar a escrita que se praticava no século XVI, com expressões e linguagem de época, afastou-me da leitura e esta avançou lentamente e com a sensação de que queria desistir (coisa que por regra não faço); depois comecei a habituar-me à linguagem e o próprio ritmo da narrativa se foi alterando à medida que entrámos nas aventuras de Pedro Álvares Cabral no mar, primeiro a sua passagem "acidental" pelo Brasil e depois a chegada à Índia, os revezes por lá e o atribulado regresso.
O que me agradou nesta obra é que a imagem normalmente branqueada dos "heróis" dos descobrimentos é desconstruída. São homens comuns, com ambições, sonhos e desejos, com defeitos e qualidades como qualquer um. Vemos um Rei D. Manuel I ambicioso e que manipula a realidade a seu bel-prazer; um Vasco da Gama ambicioso, invejoso, mau carácter mesmo e que é fantasioso quanto àquilo que viveu na Índia, pintando um retrato de facilidades para os portugueses que Pedro Álvares Cabral cedo descobre ser mentira na própria pele. Pedro Álvares Cabral é-nos apresentado primeiro como um jovem e vamos acompanhando a sua evolução e crescimento, com a sua ida para Lisboa para a Corte e para estudar; os seus amores com a misteriosa Bina; o enamoramento com Isabel de Castro; quando parte para Marrocos e por lá fica 8 anos em lutas pela Coroa Portuguesa; a sua relação com a Ordem de Cristo; a integração na Armada que vai para a Índia, na viagem posterior à de Vasco da Gama, para efeitos comerciais e a descoberta do Brasil, mas sobretudo do real carácter do Almirante Vasco da Gama e do Rei; o regresso a Portugal, o casamento com Isabel de Castro e o "exílio" da Corte.
Na parte final temos as Memórias de Pedro Álvares Cabral, em que são repisados episódios já narrados, mas mais aprofundados, em que se contam pormenores que só Pedro vivenciou e que anteriormente vimos mais à superfície e sem os detalhes das intrigas que se criaram por detrás dos Descobrimentos.
Nada nos Descobrimentos foi por acaso, já que existia conhecimento prévio de muitas das terras que foram sendo descobertas, assim o comprova a artimanha do Rei Português no mapa definido pelo Tratado de Tordesilhas. De salientar o papel preponderante da Ordem de Cristo na preparação das viagens que foram sendo realizadas (o próprio Rei D. Manuel I era grão-Mestre da Ordem) e a extrema ambição do Rei que queria mais riquezas e poder.
Uma visão inovadora dos intervenientes da época e que nos faz querer estudar um pouco mais os documentos históricos contemporâneos.
Profile Image for Alda  Delicado.
739 reviews8 followers
February 6, 2022
Uma boa descrição das aventuras de Pedro Álvares Cabral se bem que um pouco hagiográfica. O flash back final é também um bocado extenso, entendo que surge na senda da manutenção do mistério e suspense da narrativa, mas algumas partes como por exemplo a descrição da descoberta do Brasil teria ficado melhor no momento em que efetivamente aconteceu na narrativa. Mas são opções do autor. Globalmente é interessante e tem muitos detalhes vívidos do que era a vida nos barcos dos Descobrimentos.
Profile Image for Leonel.
135 reviews7 followers
May 22, 2024
Grande romance histórico.
Infelizmente os verdadeiro heróis de Portugal passam despercebido com pouca honra e circunstância.
A história de um povo é suportada por muita injustiça e pouca verdade. A este nosso herói devesse não só as descobertas mas essencialmente, a honra de uma de um homem honesto que nasceu em Portugal.🇵🇹
Profile Image for Miguel Guedes.
24 reviews1 follower
July 16, 2023
Grande obra de ficção histórica para melhor perceber a epopeia dos descobrimentos.
17 reviews1 follower
January 2, 2025
Magnífica lectura. Buena forma de conocer el descubrimiento de Brasil.
This entire review has been hidden because of spoilers.
Displaying 1 - 7 of 7 reviews

Can't find what you're looking for?

Get help and learn more about the design.