Quais são os limites do pensamento racional? Como isso influenciou a criação do computador? E o que realmente significa computação? Este livro é a chave para desvendar esses mistérios e muito mais. Ele apresenta o fascinante campo da ciência da computação teórica de uma maneira inédita. Dividido em três partes, representando passado, presente e futuro, descobriremos como a ciência da computação teórica, contrariamente ao que se poderia pensar, abrange filosofia e ciências naturais. Exploraremos os limites da manipulação da informação, a conexão com a consciência e o pensamento humanos, os paralelos entre o mundo abstrato e o físico, a relação entre determinismo e aleatoriedade, entre outros tópicos fascinantes. Escrito com linguagem não técnica e uma narrativa que percorre a história da computação teórica, este livro é perfeito para todos os públicos: de entusiastas da tecnologia e especialistas a curiosos sobre o tema.
Simplesmente amei este livro! Como aluno de mestrado em ciência da computação, achei que seria só mais um texto técnico, mas "A Máquina da Natureza" me surpreendeu completamente.
A estrutura me permitiu revisitar conceitos fundamentais que estudo no mestrado, como decidibilidade, complexidade computacional e os limites da computação, mas sob uma luz completamente nova.
Por outro lado, esse livro também estimulou muito meu lado curioso e leigo, dado que a linguagem e conteúdo técnicos são mantidos ao mínimo possível para não adicionar complexidade a um tema naturalmente complexo, fazendo da leitura uma tarefa (mais) simples.
Recomendo fortemente à alunos de áreas correlatas, como eu, mas também a interessados no tema.