A impressão generalizada é a de que Portugal tem graves lacunas em matéria de transporte ferroviário.
Existem muitos territórios no país onde o comboio não chega, existem outros onde o comboio chega, mas apenas algumas vezes por dia e com uma viagem demasiado demorada até ao destino. Os comboios são antigos, para não dizer velhos, nem sempre andam limpos e atrasam-se com frequência.
No momento em que está em curso a construção do primeiro troço de Linha de Alta Velocidade em Portugal, temos a oportunidade de fazer uma refundação da rede ferroviária. A Alta Velocidade trouxe essa mudança qualitativa em todos os países onde surgiu, e as opções estruturantes sobre a configuração desta nova rede já estão, em grande medida, tomadas.
Se o automóvel e o avião ditaram o declínio do transporte ferroviário no longo curso, o surgimento da Alta Velocidade ferroviária voltou a tornar o comboio competitivo com ambos. Um Plano Ferroviário para Portugal debruça-se sobre o passado, o presente e o futuro da ferrovia e pretende contribuir para um debate que conta já com várias décadas.
"Se for possível realizar nos próximos 30 anos a maior parte daquilo que está no Plano Ferroviário Nacional, será o maior ciclo de expansão e desenvolvimento da rede ferroviária em mais de um século."
Bem... é um livro! Acho que acerta na grande maior parte dos argumentos mas acho que gostei imenso do insight e dos argumentos sobre as mercadorias que eu sinto que não era apresentado ao público com a mesma clareza no PFN. Acho que para quem conhece minimamente o PFN ou mesmo que só goste de comboios, isto é um livro bastante ok apesar de por vezes ser meio técnico sem as explicações do que quer dizer (as pessoas normais não sabem o que é uma pendente!!). Acho que se interliga bastante bem, até porque a própria rede ferroviária é interligada por isso é necessário um pensamento nessa direção. Acho que não é um livro entusiasmante ou algo do género, é só... um livro! Mesmo assim 4 estrelas tá fixe obrigado Ex-Secretário de Estado das Infraestruturas. Mas se estiver a ler isto, por favor faça Entrecampos a grande estação central na Linha da Cintura e não Sete Rios, obrigado 🙏!